Caminhoneiro por profissão, jeepeiro por hobby que vem compartilhar momentos de sua vida e eventos nesta página.
Total de visualizações de página
domingo, 29 de setembro de 2013
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
13ª Cavalgada da Baixada Campista
Aconteceu no último domingo, dias 22, a 13ª Cavalgada na Baixada Campista. O tradicional evento que reuniu cavaleiros e amazonas de Campos e municípios vizinhos, dessa vez contou com a participação de diversos caminhoneiros que também foram prestigiar Maninho da Baixada, que comemorava mais um aniversário.
Maninho entre cavaleiros. |
A concentração e saída do evento ocorreram na praça do distrito de Santo Amaro e, para minha sorte, teve atraso para sair. Assim pude chegar em tempo de ver a saída da cavalgada, após compromissos religiosos em Campos.
O dia foi de um sol esplendoroso, mas ninguém desanimou. Cavaleiros são como jeepeiros, se estão em um evento honram a camisa até o fim. A cavalgada passou pelas localidades de Olhos D'Água, Pintagueiras, Correnteza, Caboio e São Martinho. Os participantes e seus familiares foram recebidos no Sítio Baixada Country Show, com uma festa super animada com direito a muito churrasco e forró.
Reencontrar amigos é muito bom. |
Eventos como esse são excelentes para rever amigos de outras tribos e colocar a conversa em dia. Infelizmente, tive de sair cedo, pois tinha que seguir para terra do Bang-Bang (Rio de Janeiro) a trabalho ainda naquela tarde. Mas valeu!
Há! Ia me esquecendo de contar. Sábado a tarde saí com meu afilhado Yuri, para mais uma trilhinha básica na "baixada da égua". Confira maiss fotos da trilha e da cavalgada.
Já pensou se for meu?!?!?!?! |
Quem disse que na baixada não tem lama. |
Parabéns Maninho, pelo sucesso do evento.
Que Deus lhe conceda muitos outros anos de vida,
rodeado de amigos verdadeiros e felicidades.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Trilha na "baixada da égua"
Sábado último foi um dia de muito corre-corre, resolvi várias coisas pendentes. Mas como não sou de ferro, a tarde me rendi ao meu hobby favorito: TRILHA... ADRENALINA... OFF-ROAD...
Puro off-road! |
Assim, eu e meu filhote Pedro, Yuri e Natanael (Tael) saímos em busca de aventura e lama. E olha que em meio a essa estiagem nós a encontramos.
O Jeep de Tael literalmente na lama!!! |
Ao chegarmos ao local escolhido, de cara Yuri agarrou seu Jeep, eu que não gosto, tive que resgatá-lo com minha bandeirante e acabei caindo em uma vala, aí foi a vez de Yuri e Tael me resgatarem. Em seguida, Tael atolou... só alegria...
Yuri também atolou... |
Mais tarde, Tael perdeu o filtro de ar e os mecânicos jeepeiros de plantão improvisaram um reparo com tecido velho. E acreditem funcionou... Viva o reaproveitamento!
Alguém aí já fez filtro de tecido? |
Ficamos até o final da tarde assim, atola... arrasta... desatola... Quem ama off-road sabe o quanto isso é bom. Um escape dos diversos problemas que acumulamos ao longo da vida.
Quase que minha bandeirante branquelinha tombou. |
Faz trilha quem quer e quando pode, não é preciso esperar evento ou reunir um grande número de jeepeiros, para isso. A vida é para quem sabe viver...
Valeu Yuri! Valeu Tael! |
Se Deus quiser, repetirei a dose no próximo final de semana... Alguém se habilita?
Há! Confiram mais fotos na página de imagens.
domingo, 15 de setembro de 2013
Campos comemora Semana Nacional de Trânsito com palestras e campanhas
A Semana Nacional de trânsito 2013 será comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, em Campos. O tema será Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020: álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, efeitos, responsabilidades e escolhas.
Fotos:Mauro de Souza/Arquivo
Durante o evento, serão realizadas palestras, campanhas de doação de sangue e educativa de trânsito. A cronograma foi preparado pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).
No dia da abertura, a partir das 14h, vão acontecer várias palestras, abertas ao público, no auditório da prefeitura, na Rua Coronel Ponciano Azevedo Furtado, com a participação de autoridades municipais e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM).
Na quinta-feira (19/09), novas palestras irão acontecer no mesmo horário, com a participação de representantes da Polícia Militar e do Sest/Senat. No dia seguinte, autoridades da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros Militar e da Autopista Fluminense (concessionária que administra a BR-101) se encontrarão para uma mesa redonda.
Nos dias 23 e 24, está prevista uma campanha educativa no Centro e na Avenida Pelinca, respectivamente, com distribuição de panfletos. Solidariedade também marcará o evento com uma campanha de doação de sangue no Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HFM). O ato acontece no dia 25 das 8h às 12h. No mesmo dia, haverá palestras com representantes do IMTT para idosos de Campos, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), às 15h.
“O objetivo desse evento é reduzir ao máximo o índice de acidentes e também fazer com que a população tenha hábitos de educação no trânsito. E isso é de extrema importância para ter um trânsito mais seguro, pois além do motorista ter a consciência de salvar a própria vida, ele salvará a de terceiros”, comentou o chefe da seção de educação de trânsito, Leonardo Simões.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
13º Passeio da Independência
No último final de semana parti, com os meus, para Castelo-ES para poder participar de mais um passeio da Independência. A 13ª edição do evento foi pra lá de especial, pois até então para mim trilha em Castelo era sinônimo de muita poeira, mas contrariando todas as previsões do tempo, não é que sessa vez choveu. E chuva o que lembra? Lembra lama e emoção.
Amanhecer na estrada. |
Bem, sábado, feriado da Independência, saí de Campos, ainda de madrugada com mais três parceiros com suas trupes. Chegamos a Castelo um pouco antes das 8h. Deixamos a bagagem na pousada, onde já se encontravam outros parceiros, e fomos direto para a concentração do evento que manteve a tradição do desfile cívico de militares, ex-combatentes, hasteamento da bandeira, hino nacional e da independência e aquele saboroso e farto café da manhã. Momento de fazer a inscrição e rever alguns amigos.
O tradicional desfile cívico de Castelo. |
Terminado todos os procedimentos iniciais, finalmente chega a hora de partir para a trilha e esquecer, mesmo que momentaneamente, todas os pepinos da semana e até mesmo da vida. Hora de liberar a adrenalina e praticar o hobby que passei a apreciar e desejar há pouco mais de três anos. Quem é jeepeiro de verdade sabe do que estou falando... Dia nublado, começamos a subir a serra, belas paisagens e lá veio a chuva. O que era para ser poeira virou lama para a alegria da nação.
Chuva... |
Subimos lentamente até uma altitude aproximada de 1.100m com temperatura muito agradável. Para deixar a trilha um pouco mais emocionante o companheiro Zoocar, que já havia batido o motor de umas de suas máquinas 4X4 no dia anterior, resolveu descer uma rampinha de 100º a 110º. Básico. Para ele é claro, pra mim um pouco menos é o suficiente. Confira outros flashes na página de imagens 2013.
Zoocar aprontando. |
Mais a diante tive que dá uma forcinha ao amigo Márcio Arêas, já que ele estava numa 4X2 e a lama na subida deixou a situação meio difícil para ele. Sem maiores problemas seguimos até o Casarão da Fazenda do Centro, antiga fazenda de café, totalmente restaurada e reinaugurada a pouco tempo, onde foi servido o almoço para trilheiros de diversas tribos: jeeps, 4X4 em geral, aranhas, motos, quadriciclos etc.
O sol e chuva ficaram brincando de esconde/esconde o dia todo. |
Após o almoço, sabe como é... bateu aquela lombeira. Voltamos a pousada, mas com alma lavada, "jeeps" sujos e felicidade sem preço...
Família Caça-Lamas em mais um registro com Sr. Paulin. |
Domingo de manhã tive que retornar a doce terrinha por causa do trabalho, mas tranquilo, pois os companheiros Mirinho, Júnior Capachão (que foram para Castelo no domingo) e demais Caça-Lamas que vestem a camisa nos representaram segunda etapa do evento, o Jeepcross (soube que foi muito show).
Como não podia deixar de ser, antes de vir embora passamos no Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo para renovar a nossa fé e agradecer por absolutamente tudo que temos.
sábado, 7 de setembro de 2013
Como financiar um caminhão?
Especialista dá dicas para autônomos e transportadoras
Na hora de comprar qualquer bem, produto ou serviço é essencial pesquisar o máximo que puder sobre tudo que está disponível no mercado e encontrar a melhor solução para atender suas necessidades. Isso não deve ser diferente quando se vai comprar o caminhão próprio ou trocar o veículo por outro mais novo e escolher a forma de financiamento mais adequada para cada caso.
Segundo Ponceano Vivas, diretor institucional da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), o consumidor deve se atentar a três fatores na hora de escolher a modalidade de crédito: o valor financiado, o prazo de pagamento e os custos da linha de financiamento. Ainda de acordo com ele, as linhas de crédito disponíveis para profissionais estradeiros autônomos são o Procaminhoneiro, na modalidade repasse ou leasing, CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e Leasing.
Enquanto na primeira opção, Procaminhoneiro via repasse, o cliente pode financiar até 100% do valor no banco, no caso Leasing, o total do financiamento estará limitado a 70% do preço do caminhão.
A forma como funciona o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e o Leasing, seus prazos, taxas e valores concedidos, muda conforme o banco ou a instituição financeira consultada, porém, de acordo com o governo federal, o limite para pagamento do empréstimo é até 60 meses. Entre todas, “a mais indicada para profissionais autônomos é a linha Procaminhoneiro, pois representa menores custos”, defende Ponceano.
Criado em 2006 pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o programa se destina a todos os profissionais do segmento de transporte rodoviário de cargas, e atualmente trabalha com taxas de juros de 5,5% ao ano, possibilidade de financiamento total do veículo – ou seja, sem valor de entrada – além do prazo de até 120 meses para pagar o empréstimo concedido. Mesmo com todas essas características, autônomos reclamam dos requisitos impostos pela linha de crédito para fechar o financiamento e dizem que o sistema beneficia mais empresários do que a categoria independente.
Marcos Fernandes, gerente do departamento de suporte e controle operacional da área de operações indiretas do BNDES, não concorda com o que dizem os carreteiros. Segundo ele, os valores liberados nas vendas realizadas por meio do Procaminhoneiro são, em geral, concedidas na maior parte para micro e pequenas empresas, mas a diferença na comparação dos créditos destinados a pessoas físicas não fica muito atrás.
O relatório de desembolsos concedidos pelo programa mostra que enquanto a liberação para micro e pequenas empresas foi de R$767,7 milhões, em 2011, o valor concedido para pessoas físicas ficou em R$ 657,1 milhões. Já neste ano, os valores liberados até o mês de maio foram de R$ 135,3 milhões para empresários e R$126,3 milhões para autônomos. “O grande diferencial do Procaminhoneiro está no fato dele ser específico para os motoristas de caminhão, mas é preciso comprovar renda para ter acesso ao programa”, explica Marcos Fernandes.
Em relação à melhor modalidade de crédito para empresas, o diretor institucional da ABBC, indica os créditos Finame e Finame Leasing. “Elas representam custos mais baixos, nos dois casos os bancos repassam para as transportadoras até 100% do valor do bem, mas isso é válido apenas para pessoas jurídicas com faturamento anual igual ou equivalente a R$ 90 milhões, superior a isso, as modalidades podem financiar até 90% dos custos de veículos novos”, diz Ponceano.
O especialista explica ainda que, “nas situações de financiamento citadas acima, tanto para autônomos quanto transportadoras, vale ressaltar que o veículo ficará alienado à instituição financeira credora”.
A diferença na prática
Um carreteiro autônomo, com renda líquida mensal média de R$3.500, se fosse financiar um veículo novo no valor de R$ 150 mil pelo Procaminhoneiro, sem entrada e com carência de três meses para iniciar o pagamento, poderia financiar o bem em 120 prestações no valor de R$ 1.674,25. No final do empréstimo, o valor total pago seria de aproximadamente R$196 mil pelo caminhão, sendo cerca de R$ 44 mil de juros. Ao menos é o que aponta uma simulação realizada através de uma ferramenta recém lançada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que possibilita simular o financiamento. A ferramenta está disponível para consulta na página da instituição.
De acordo com simulações realizadas na ferramenta, um veículo novo do mesmo valor, se fosse financiado por uma linha de crédito disponibilizada por outros bancos comerciais, sairia a 60 parcelas de R$ 4.446,71, com entrada obrigatória de 10% do valor do caminhão, ou seja, R$ 15 mil
Já pelo financiamento feito com bancos de montadoras, seria necessária entrada de R$30 mil e 60 prestações de R$ 3.409,97 para quitar a comprar do veículo novo.
No momento da consulta no simulador da CNT, as únicas informações solicitadas são: se é autônomo ou empresário, se já possui algum financiamento, o que deseja comprar – veículo novo ou usado -, a renda líquida mensal do interessado, o valor do bem a ser financiado e quanto poderá dar de entrada. O sistema também permite a simulação sem o valor de entrada.
Por Iara Aurora – Foto: Arquivo
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Vem aí a 1ª Festa do Caminhoneiro de Campos dos Goytacazes-RJ
Reserve lugar na sua agenda porque nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2013, Campos dos Goytacazes sediará a maior festa voltada para os caminhoneiros de toda a região. Serão três dias de muita agitação e eventos voltados para os caminhoneiros e a comunidade em geral.
O evento que marca o primeiro aniversário do Programa TestDrive, será repleto de atrações variadas como: show de talentos, eleição da rainha dos caminhoneiros, eleição do amigo caminhoneiro e personalidade do ano, Copa Fluir de Skate, MMA, Stands de negócios, praça de alimentação e muito mais.
A Festa do Caminhoneiro é uma realização da ASCAM RJ em parceria com a COOBRANORTE, tem a participação da OUT SIDE Propaganda e Marketing além de contar com o suporte de várias outras empresas do ramo de Transportes.
Os três dia de festa serão animados pelo DJ Robson Campos, diversos artistas e bandas locais, além de três shows nacionais: dia 26 quinta-feira, a irreverência do cantor Latino, dia 27 sexta-feira, o samba romântico do Grupo Raça Negra e, no sábado dia 28 , o queridinho das mulheres... o cantor Leonardo. Confira em primeira mão a chamada: http://www.youtube.com/watch?v=WyUU1tq33KU
Além de tudo isso, o coração do caminhoneiro baterá mais forte no dia 28, pois quem comprar a cartela do sorteio beneficente concorrerá a um cavalo Mecânico Costellation 19.330 Tractor 4X2 com uma carreta caçamba, zerados. Haja coração!
Essa grande festa ocorrerá na Fundação Rural de Campos (Parque de Exposição da Pecuária). Os convites e cartelas para o sorteio já estão sendo vendidos na ASCAM-RJ, carro do evento, Lojas Dieguez, stand no Posto Contorno e outros representantes. Os convites antecipados custam R$ 10,00 (na hora será R$ 20,00) e a cartelas custam R$ 200,00.
É valido lembrar que toda renda arrecadada no evento será revertida para a construção de pontos de apoio aos caminhoneiros em nossa região, para que assim, a Lei 12.619 possa ser cumprida com segurança e dignidade por esses profissionais que transportam o país.
NOS VEMOS LÁ!!!
Assinar:
Postagens (Atom)