Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Cuidados com o pneu Off-Road

Se liguem nas dicas a seguir para garantir a durabilidade e segurança dos seus pneus Off-Road

Os pneus são as botas de seu 4x4, prontas para pisar em qualquer lugar com determinação. O cuidado que você terá com a manutenção destes importantes componentes de seu veículo vai lhe representar segurança e economia. Veja algumas recomendações que a DPaschoal e a Goodyear fazem para você:

Cuidados com o pneu garantem tranquilidade nas viagens. Crédito: Técnica 4x4

1- Calibre a pressão dos pneus regularmente. Você sabia que pressão pode cair até 10 libras em um mês? Portanto faça a aferição com no mínimo 15 dias de intervalo. Os piores inimigos do pneu são a pressão baixa ou o excesso. A baixa pressão causa desgaste nas laterais da banda de rodagem e aumenta o consumo de combustível, isto porque aumenta a resistência de rodagem pelo atrito dos pneus com o pavimento. A pressão excessiva provoca a concentração do peso do carro no centro da banda de rodagem, o que também provoca desgaste irregular além de deixar o carro duro e sacolejante demais em estradas de terra e trilhas. Neste caso a performance em lama vai ser prejudicada e o veículo poderá escorregar com mais facilidade.

2- Não esqueça de fazer o balanceamento, saiba que a trepidação causa desgaste dos pneus e da suspensão, além de provocar o cansaço desnecessário do motorista. O balanceamento sempre deve ser feito quando o pneu é montado pela primeira vez, após algum reparo ou quando se percebe vibração anormal no volante e pelo menos uma vez ao ano. É possível a perda do balanceamento após a travessia de trilhas com muita lama e pedras. Limpe os pneus retirando a lama após a trilha. O barro tira todo o balanceamento dos pneus.

3- Em deslocamento, o peso de um veículo não é distribuído regularmente para os quatro pneus, razão pela qual é necessário o rodízio em determinados períodos. Para manter o bom desempenho dos pneus radiais de seu veículo você deve providenciar o rodízio a cada 10.000km rodados e se o carro faz muita trilha reduza o período para 5.000km. Veja o diagrama e aplique as regras conforme seu modelo de veículo. O primeiro rodízio é o mais importante. Verifique o alinhamento de seu 4x4 e as condições dos amortecedores, das buchas de suspensão, das molas e se existe folga na caixa de direção, tudo isto também provoca desgaste irregular dos pneus diminuindo a vida útil.

4 – Os pneus estão gastos? Para saber se é hora de trocar os pneus de seu 4x4, coloque uma régua entre os sulcos e faça a aferição. Se a altura do sulco for igual ou menor que 1,6mm de altura é hora de trocar os pneus.

Nunca negligencie os cuidados com os pneus, são eles que proporcionam o controle do veículo em off-road, nas ruas e estradas. Sua vida pode depender do bom estado deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel