Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dicas de como acampar na chuva

Temporada de chuva chegando para nossa felicidade e salvação, e com ela muitos eventos onde provavelmente termos que acampar. Aí me aparece está matéria com dicas que podem ser fundamentais principalmente para os marinheiros, ou melhor, campistas de primeira viagem em dias de chuva. Confira aí:

Todo aventureiro está sujeito a tempestades, mesmo que não esteja na previsão do tempo.
Foto: Pierre-Jean Durieu - Fotolia.com
Acampar é literalmente viver com a natureza e conviver com as coisas boas, como as belas paisagens, ar puro, verde das arvores, entre tantas coisas inspiradoras, saiba se proteger no caso de chuvas inesperadas! Afinal estamos na natureza e ela nos oferece imprevistos inevitáveis. Por isso precisamos nos preparar para esses eventos e curtir da melhor forma possível.
ALGUNS PASSOS IMPORTANTES:

1. Pense a respeito do local das suas férias, jornada ou expedição. Esteja preparado, pesquise sobre a região onde você pretende acampar, a época do ano e principalmente veja a previsão do tempo antes de ir viajar. Esses detalhes são importantes para você considerar todas possibilidades e se equipar bem para enfrentar tempos chuvosos e outros imprevistos da região.

2. Compre a barraca certa. As barracas são fabricadas em modelos diversos que servem para as mais variadas situações, indo desde campings em praias e campos até acampamentos base em alta montanha (acima dos 6-7 mil metros de altitude). Saber escolher uma barraca levando em conta as suas necessidades é essencial. (Veja o artigo sobre os tipos de barracas).

3. Arme a barraca apropriadamente. Coloque uma lona sobre a barraca antes de armá-la, veja se a lona cobre toda a extensão da barraca com folga. Coloque uma lona também em baixo da barraca, isso ameniza a umidade do chão no piso da barraca. Evite armar a barraca sobre irregularidades como: inclinações, montes e terra fofa. Tente armar a barraca no local mais alto do acampamento e plano. Amarre bem as cordas e as deixe bem esticadas, mas sem forçar a costura. Não arme sua barraca próximo a rios, lagos ou do mar.

4. Use uma lona como cobertura adicional ou um capacho. Se possível, amarre a lona nas árvores, cabos ou qualquer coisa alta até mesmo seu carro), para criar um telhado sobre a barraca. Isso vai ajudar a impedir a chuva de cair diretamente em cima da barraca. Esta é a solução mais fácil para acampar com um carro. A lona auxilia também a colocar os itens como: botas molhadas, sapatos, casacos para secar antes de levá-los para dentro da barraca. Leve casacos resistentes a água e fáceis de secar para facilitar as coisas - invista em uma boa proteção para manter-se seco e aquecido. 

5. Verifique se a ventilação está adequada. A umidade da sua respiração na barraca pode condensar e causar uma chuva particular dentro da barraca. Ventilação adequada é a melhor resposta para impedir a condensação. Lembre-se, quanto mais ventilação, menos condensação. 

6. Mantenha toalhas e panos de secagem rápida (toalhas super absorventes) prontos para secar o interior da barraca. Se o temido fluxo de água adentrar sua barraca apesar de tudo, seque com estas toalhas, torça e pendure para secar. O mais rápido você secar a água, menos ela vai invadir a barraca. Vale a pena sair de seu confortável saco de dormir e verificar porque a água está entrando - talvez a cobertura precise de ajustes ou mais ventilação é necessária. 

7. Leve as coisas certas: Mantenha uma muda de roupa seca em uma sacola a prova d'água. Caso tudo dê errado e a água invada a barraca, você vai precisar de roupas secas. Tenha sapatos fáceis de calçar ou chinelos do lado de fora da barraca. Capas de chuva devem ficar dentro da barraca a noite. Pode estar um céu estrelado e uma noite agradável, mas se a tempestade chegar na calada da noite é bom tê-la por perto. Para aqueles que estão acampando no carro, leve guarda-chuvas extras. Opção para regiões frias ou com tendencia a mudanças bruscas no tempo: Tenha aquecedores de mãos e luvas apropriadas. Luvas leves e a prova d'água podem impedir que suas mãos congelem quando estiver armando ou desarmando sua barraca na chuva. 

8. Tenha coisas interessantes para fazer quando estiver preso na barraca o dia todo. Leve livros, jogos, material de desenho, seu diário - qualquer coisa que caiba na sua mochila e que seja do seu interesse. Um jogo útil para levar é um baralho (várias brincadeiras são possíveis) e ocupam pouco espaço. 

9. Desmonte a barraca com cuidado. Limpe bem sua barraca e nunca guarde-a molhada ou úmida. Em caso de imprevistos, guarde-a com cuidado e arme-a novamente na primeira oportunidade em local seco e deixe-a secar ao sol. Não use agentes químicos, sabão neutro, pano com água é o suficiente. 

DICAS

• Se estiver com o carro, estacione de modo a usá-lo para fornecer um abrigo, pode ser uma opção extra, e aconchegante para usar enquanto chove. 
• Uma barraca do tipo quatro estações é feita para o inverno frio, e não vai necessariamente oferecer proteção melhor contra a chuva. Ela é feita para resistir a neve e ventos fortes. Usar este tipo de barraca no verão significa carregar mais peso. Vai ter menos ventilação que uma barraca 3 estações. 
• Use equipamentos resistentes a água e se possível a prova água. Compre equipamentos a prova d'água de qualidade. Seda seca mais rápido que algodão, e portanto, pense em usar lençóis de seda. Se você estiver acampando com carro, tenha certeza que seus travesseiros e roupa de cama seja do tipo que seque rápido. 
• Se ainda estiver chovendo quando for a hora de ir embora, você vai ter que desmontar a barraca debaixo de chuva. Seu equipamento não vai ter a chance de secar, e vai ter que ser guardado molhado. Quando chegar em um destino seco não esqueça de limpar e secar seu equipamento imediatamente, não guarde nunca ele sujo ou molhado, preserve a durabilidade dos seus equipamentos. 

Fonte:http://nautika.com.br/lazer/nautika/Dicas_Detalhes.aspx?item=35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel