Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de março de 2014

Nova diretoria no Caça-Lamas Jeep Clube

A família Caça-Lamas, em sua reunião de ontem, elegeu um novo presidente para  o Jeep Clube da baixada campista.

Quem?
Eu mesmo, Josiel Santos Machado, o Caminhoneiro Jeepeiro.

Mirinho me passando o seu posto.
Confio em Deus para conduzir o meu trabalho e conto com o apoio de todos os associados e amigos para fazer jus e honrar o nome do nossa equipe. 

QUE VENHAM MUITAS TRILHAS E EVENTOS.

terça-feira, 25 de março de 2014

Levaram meu bruto... Meu vermelhão


Na manhã do último domingo sofri uma grande perda. Para muitos pode ser apenas uma perda material, mas para mim era muito mais...


Minha ferramenta de trabalho há mais de 14 anos... Meu fiel companheiro de estrada por dias e noite sem fim...


Por vezes conversava com ele, e tenho certeza que me entendia. Ríamos... Chorávamos... Enfrentamos muitos problemas juntos, mas também nos divertimos muito.


Levaram meu bruto. Perdi. 
Graças a Deus não vi e fisicamente estou bem. Mas o meu peito está super apertado, só de pensar que meu vermelhão, provavelmente, deve estar despedaço, sucateado. Há! Eu conhecia cada peça, cada barulhinho dele.


É a vida continua... Não tenho mais a juventude de vinte anos atrás, mas tenho família, amigos, saúde, força para trabalhar, novos sonhos a conquistar...


E LEMBRANÇAS, QUE NINGUÉM VAI ME ROUBAR.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Recursos de multas

Pesadelos na vida dos motoristas não são  poucos, principalmente para os profissionais do volante. Existem Leis que nos asseguram alguns direitos, mas infelizmente a burocracia muitas vezes faz com que a gente desista deles. De qualquer forma confira a matéria:


As multas de trânsito se tornaram um pesadelo na vida dos motoristas sejam eles carreteiros ou não. O número de notificações parece aumentar a cada ano. Porém, legalmente, o infrator tem direito de discordar da punição que lhe foi aplicada por considerá-la injusta, e nesse caso o recurso é um instrumento que os motoristas têm para tentar evitar o acúmulo de pontos na carteira de habilitação e o desembolso de dinheiro.

Situações de emergência como enchentes, catástrofes, socorro médico ou transporte de mulheres grávidas em trabalho de parto para maternidade, são, também, situações consideradas cabíveis ao recurso.

Os recursos das multas aplicadas por Policiais Militares (PM) devem ser encaminhadas aos Detrans estaduais. Já os motoristas atuados em estradas devem enviar os recursos para o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) de seu Estado. Por fim, os condutores multados em rodovias federais encaminham para o órgão regional da Polícia Rodoviária Federal. De acordo como o Detran existem três tipos de recursos:


1) Defesa Prévia
É a apelação feita pelo motorista logo após receber o Auto de Infração diretamente do policial. Esse tipo de recurso é feito antes do pagamento da multa.

2) Primeira Instância
Quando o recurso é apresentado após o recebimento, por correspondência, da Notificação de Autuação. Nesse caso, a apelação pode ser apresentada até a data do vencimento da multa. Também não é preciso pagar antecipadamente a infração.

3) Segunda Instância
Quando o motorista contesta o julgamento do resultado obtido (no caso de indeferimento) na Primeira Instância. Essa etapa de apelação exige o pagamento prévio da multa. Nesse caso, será necessário anexar uma cópia da multa já quitada.

Os recursos de Primeira e Segunda Instância têm o prazo de 30 dias para análise, a partir da data de entrada da apelação. Na Primeira Instância o recurso é julgado pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), que funciona junto aos órgãos de trânsito. Já o julgamento em Segunda Instância, no âmbito estadual, fica a cargo do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Nos demais municípios, os recursos devem ser encaminhados aos Ciretrans locais.

O Detran tem um prazo de 45 dias após a data da entrega do recurso para comunicar o resultado ao motorista ou ao proprietário do veículo. Caso o prazo não seja cumprido deve-se entrar em contato com o órgão.

Documentação necessária:
• Preencher um requerimento endereçado ao diretor do órgão de trânsito, com sua argumentação ou defesa, solicitando deferimento;
• Encaminhar ao departamento responsável pelos recursos com os dados do veículo, CNH do motorista e dados da infração;
• Requerimento com recurso da multa, assinado.
• Cópia do Auto de Infração ou Notificação de Infração (frente e verso).
• Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
• Cópia do RG ou CPF do requerente.
• Cópia da Carteira de Habilitação (CNH) do condutor do veículo na ocasião da infração.
• Anexar qualquer outro documento que comprove ou sirva de base para a defesa.

É recomendável manter guardada uma cópia do recurso.

terça-feira, 11 de março de 2014

Dica: Condução em lama, barro e terra molhada

No inicio de fevereiro passado, trouxe para vocês algumas dicas de como colocar o seu 4X4 na água, hoje trago dicas excelentes para quem vai colocar a sua máquina na lama. Confira aí:



Em estradas de terra com chuva a atenção precisa ser redobrada, uma vez que a aderência ao solo fica extremamente reduzida. Por isso decidimos nesta matéria, colocar algumas dicas de como conduzir seu 4x4 em algumas situações de solo molhado ou lama.



Sem atoleiros ou lama:

- Primeiramente reduzir a velocidade;
- Utilize a tração 4x4 Hi;
- Mantenha sempre uma marcha reduzida para poder ter o motor à mão. Em veículos AT utilize a 2 ou até mesmo a L, dependendo da velocidade de deslocamento;


- Nas subidas e descidas íngremes faça uma verificação a pé, olhando a extensão do trecho, possibilidades de escoramento caso o veículo aderne. Nas subidas e descidas escorregadias utilize sempre a reduzida e nunca freie ou deixe em neutro/debreado o veículo, apenas controle a aceleração e o freio motor. No caso de perda de controle na descida acelere o veículo para retomar seu controle, mas apenas se tiver experiência em controlar o veículo em velocidade nestas situações. A correção de trajetória é um jogo entre a direção e a aceleração. O grande perigo das subidas e descidas ingremes é o capotamento do veículo;
- Reduzir a pressão dos pneus melhorando sua área de contato ajuda um pouco.

O ideal para quem vai utilizar constantemente, pelo menos no período de chuvas este tipo de estrada é possuir um jogo de correntes para os pneus do veículo, deixando o mesmo com grande aderência ao solo e condições de tração e dirigibilidade. Caso o veículo não consiga subir uma ladeira molhada ou a descida seja extremamente perigosa o ideal é esperar parar de chover e deixar secar um pouco a estrada. Prudência nunca é demasiada.

Lama / Atoleiro

Dirigir um veículo em um trecho de atoleiros é desgastante e dependendo da situação é extremamente perigoso. Algumas dicas de como se deve conduzir nos atoleiros:


- Logicamente que redução de velocidade é primordial, até porque não se tem o controle do veículo dentro de um atoleiro, principalmente quando os pneus ficam com uma capa de lama que impede o atrito e com isso a perda da tração e dirigibilidade é inevitável;
- Para ultrapassar o trecho é recomendado o uso da 4x4 reduzida, evitando assim acelerações bruscas e resultando na perda de trajetória.
- Antes de enfrentar o trecho deve-se fazê-lo a pé, munido de uma vara. Isso é necessário para a verificação de pedras e paus escondidos no meio da lama, que podem provocar um acidente e danificar seriamente o veículo. A utilização da vara é para verificar as profundidades no trecho, uma vez que poças de águas podem esconder buracos profundos;


- Fuja dos facões deixados por veículos mais altos, uma vez que poderá ficar com suas rodas no ar. Caso não seja possível fugir dos facões o mais indicado é colocar uma roda entro do facão e outra na parte superior e lentamente, para evitar cair com as 4 rodas nos facões, conduzir o veículo nessa posição.

Devemos lembrar sempre que conduzir veículos em estradas de chão ou lama, devemos estar com pneus adequados para este tipo de solo. Caso o veículo utilize freqüentemente este tipo de estrada, ou vá fazer uma viagem que tenham trechos como estes, devemos possuir equipamentos especiais. Estes equipamentos são primordiais para auxiliar na passagem de atoleiros, bem como ajudar no resgate do veículo em caso de atolamento.

Os principais equipamentos são:

· Guincho de arrasto, utilizado para puxar veículos atolados ou desatolar o próprio veiculo em que está montado;


· Cintas de reboque, cabos de aço e sintas de amarração. Equipamento utilizado para puxar outro veículo, bem como prender o cabo do guincho em uma árvore, obtendo um ponto de amarração;
· Patescas. Roldanas para cabo de aço que aumentam a ação do guincho;


· Pás e enxadas;
· Caso os pneus sejam AT ou MTs o uso de corrente é imprescindível;
· Macaco Hi-Lift. Importantíssimo e imprescindível, uma vez que pode substituir um tirfor e guincho. 

Em caso de atolamento antes de utilizar o guincho ou qualquer outro equipamento de resgate devesse tentar liberar as rodas e os cardas com a enxada e pá, e sempre auxilie o guincho com patescas e veículo tracionado com reduzida.


Por: Sérgio Holanada

quarta-feira, 5 de março de 2014

Dias de folia

Este ano não foi igual aquele que passou... Porque nada é exatamente igual...


Os dias de folia foram muito bons. Diversão, alegria, família, amigos e muita festa marcaram o carnaval de 2014. Não sei se foi para a maioria, mas o meu carnaval foi saudosista. Teve muita marchinhas e samba como nos carnavais de décadas passadas.


Sexta-feira a noite parti com a família para o Farol  de São Tomé, minha praia, e lá abri meu carnaval com uma festa super legal, na casa praiana de Dalvane e Rosana que com muita alegria receberam a família Caça-Lamas.


No sábado curtimos a tradicional marchinha em frente ao Garoupas. Domingo teve gente que fechou a rua para fazer uma festa familiar. Na segunda-feira demos uma esticadinha, como de costume, até a praia do Açú. Terça-feira Júnior do petróleo recebeu a galera por conta de seu aniversário. Confira mais fotos


Tá achando pouco? Depois de tudo isso sempre tinha a marchinha em frente ao hotel. Trio??? Sabe que não vi... Soube que eles rodaram por todo o carnaval, inclusive hoje, quarta-feira de cinzas. Também houve shows, mas não vi e sinceramente não me arrependi.


Valeu os dias de folia e "descanso", agora é hora de iniciarmos o ano pra valer. A temporada de férias de verão será oficialmente fechada no próximo final de semana, e a Quaresma teve início hoje. É tempo de reflexão, hora de nos prepararmos para um renascimento.

E VAMOS QUE VAMOS...