Uma gaiola que foi projetada e construída para vencer desafios extremos.
Referência em off-road em todo o mundo, o valente Suzuki Jimny ganha uma série especial repleta de ousadia, personalidade, exclusividade e, claro, muito 4x4.
Kiko Gervásio, 31 anos, é morador da cidade de Avaré, no interior de São Paulo, e apaixonado por gaiolas off-road. Gosta de fazer trilha, de andar rápido em terrenos com obstáculos, enfim, de tudo que envolve desafios fora de estrada. Tendo como amigo o Anderson Darros, preparador de jipes e expert em suspensão, Kiko resolveu fazer uma gaiola para enfrentar grandes obstáculos e desafios radicais.
A partir daí, iniciou-se a construção de um carro extremamente forte, robusto e com uma suspensão que chega a intrigar quem a vê de perto. O design arrojado foi baseado nas gaiolas de rock crawling americanas, especificamente do competidor Bobby Tanner.
Vale lembrar que toda a estrutura do carro foi construída do zero e o grande trunfo do carro está na suspensão e na relação peso-potência, que é o forte dos projetos da Darros Preparações Off Road, empresa responsável pela construção e preparação do carro. O veículo, que pesa aproximadamente 1950 kg, tem uma tonelada a menos de peso do que os concorrentes, o que deixa o carro muito mais competitivo nas provas de Desafio Extreme.
Além do peso, a suspensão da gaiola construída pela Darros é de se impressionar. Foi usado o sistema de suspensão 4-link com terminais uniball, tanto na dianteira como na traseira. Com os amortecedores coilover Fox de 18 polegadas de curso, é praticamente impossível ter um obstáculo em que o carro não passe com facilidade. O grande curso faz a suspensão trabalhar torcendo quando é necessário e deixando, muitas vezes, os eixos parecendo um grande 'X'.
Com toda essa qualidade na suspensão, os eixos não poderiam ficar atrás. Os dois eixos, AAM 9,25" na dianteira e AAM 11,5" na traseira, foram herdados de uma Dodge Ram. As relações dos diferenciais foram trocadas, saíram as originais de 4.11 e entraram as 5.13. Os dois eixos, que continuaram com o sistema de freio a disco original nas quatro rodas, receberam, também, bloqueios de diferencial ARB. Na dianteira, a direção full hidro garante o funcionamento preciso e macio ao virar o volante.
As rodas, produzidas especialmente para o veículo, são em ferro, com beadlock e aro de 24". Quanto aos pneus, optou-se pelo uso do modelo Genius Ignorante de 46".
O motor escolhido foi o MWM Sprint seis cilindros, 4.2 litros, turbo diesel da GM Silverado. Após a preparação, o propulsor alcança a potência de 260 cv. O câmbio, automático de quatro velocidades, é um 4L80e com gerenciamento por módulo programável TCI que equipava originalmente a GM Suburban. Já a t-case veio de uma Dodge Ram.
A gaiola usa bancos tipo concha da SanMarino e cintos de quatro pontas. O volante é um Lotse com engate rápido. Se, por uma casualidade, a gaiola ficar presa, um guincho Ekron 15.500 está pronto para tirá-la do enrosco.
Após seis meses intensos de preparação na Darros, o carro está pronto e aprovado. Kiko, o proprietário do veiculo, não vê a hora de enfrentar um desafio extreme. Já testou sua nova paixão fazendo algumas trilhas e não houve obstáculo suficiente para barrar o seu veículo off-road.
Embora sejam muito amigos, o propósito de Kiko é vencer, já na próxima temporada, o companheiro e responsável pelo projeto, Anderson Darros, que já compete há três anos e coleciona diversos títulos..
Fonte: http://www.planetaoffroad.com/p06_gaiola_darros_01.htm
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