Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Vai colocar o seu 4X4 na água?

Antes de colocar a sua máquina na água confira as dicas a seguir, elas são de grande vália principalmente para os iniciantes. Confira:

Em princípio, a profundidade máxima que um veículo pode superar sem problemas é com água até a metade da altura das rodas. Mas se o seu 4x4 for a diesel, esse limite é maior. 



Antes de iniciar a travessia, verifique, a pé, a profundidade e o tipo do piso sob a água. Até 60 cm a travessia é considerada fácil. Mais do que isso, exige cuidados especiais. De qualquer forma, para garantir a travessia, utilize sempre 4x4 reduzida, engate segunda marcha e avance acelerando lenta e uniformemente, sem jamais trocar de marcha durante o trajeto.

Águas profundas

Trechos com mais de 60 cm de água são considerados profundos para serem superados com um veículo, mesmo 4x4. Se o trecho tiver correnteza, pior ainda. Nesses casos, o maior risco e entrar água no motor pelo respiro de ar. Além de você não conseguir chegar do outro lado, há grande possibilidade de danificar o motor gravemente. Os recursos eletrônicos dos utilitarios modernos também são sensíveis a água e umidade. 


O recurso mais seguro para superar trechos com mais de 60 cm de água e equipar o seu veículo com ‘snorkel’, que consiste basicamente numa entrada de ar para o motor em posição mais elevada, normalmente ate a altura do teto.

Se o veículos for a gasolina ou álcool, a parte elétrica e outro ponto fraco. A bobina de ignição, cabos de velas e distribuidor devem ser devidamente isolados com graxa, silicone ou uma simples luva de borracha.

Tomadas as devidas providencias, lembre-se de proteger a bagagem e equipamentos eletrônicos antes da travessia. Remova-os do carro ou coloque-os nas partes mais altas possíveis. Nesses casos e comum entrar água dentro da cabine.

Utilize todos os recursos do veiculo. Tração 4x4, reduzida e, se possível, bloqueio do(os) diferencial(is). Antes de entrar com o veiculo, faca uma verificação do trecho a pé. Se for preciso, determine alguém para ir caminhando na frente do veiculo durante a travessia, para você ter noção da profundidade.

Escolha a marcha adequada, normalmente uma terceira reduzida ou, se for o caso, até uma segunda. Faça a travessia em baixa velocidade, não troque de marcha em hipótese alguma, e só pare se for absolutamente necessário. Nesse caso, mantenha o motor acelerado para evitar que entre água pelo escapamento.

Se houver correnteza, quanto mais peso melhor. Ponha todos a bordo e, se mesmo assim o veículo começar a flutuar, não hesite em abrir a porta e deixar a água entrar. E melhor molhar os pés do que ser arrastado pela correnteza.

Na beira da praia

Embora não seja ecologicamente correto trafegar pela praia, muitas vezes rodar beirando o mar e a única alternativa naquele lugar. A água salgada e radicalmente prejudicial para a carroceria e componentes mecânicos ou elétricos de qualquer veículo.


Mesmo assim, para trafegar em praias o mais seguro é seguir paralelo e próximo a água onde a areia é mais firme, mas evite rodar diretamente sobre a água ou areia molhada, pois o salitre também é altamente corrosivo.

A maioria das praias é cortada por pequenos e médios riachos. Avalie sempre a profundidade antes de atravessar, procurando as partes mais rasas, normalmente mais perto do mar.

Se a praia for excessivamente inclinada, a areia pode parecer firme, mas mesmo quando molhada pode ser fofa o que vai fazer o veículo fatalmente encalhar. Nesses casos, muitas vezes a melhor opção e rodar sobre a areia solta e seca, que fica la longe distante da água, mas que exige técnica diferente para enfrentar.

Fonte: http://revista.webmotors.com.br/direcao-sustentavel/vai-colocar-seu-4x4-na-agua/1334077340509?rendermode=previ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel