Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carteira de motorista grátis

Você jovem que quer está melhor preparado para o mercado de trabalho, não pode perder essa oportunidade oferecida pelo Sest/Senat. Confira aí:

Para suprir o déficit de profissionais no mercado de trabalho do setor de transporte, o presidente do Sest/Senat e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, autorizou o desenvolvimento do projeto Primeira Habilitação para o Transporte, de âmbito nacional, e que vai fornecer, de forma gratuita, a primeira habilitação a 50 mil jovens em todo o Brasil. O projeto prevê o custeio para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. Para a seleção, o Sest/Senat utilizará as suas unidades de atendimento, sindicatos e empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros. “Essa iniciativa do Sest/Senat pretende atender uma demanda do mercado de transporte. Nos últimos anos, as empresas estão tendo dificuldades em contratar profissionais, e a nossa ideia é suprir essa carência. Com a gratuidade da formação e da CNH, também garantimos ao jovem uma profissão”, afirma Andrade.


Em Campos, as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2726-8950. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Profissional do Senat, Sérgio Moreira, até o momento 90 mil pessoas já se inscreveram em todo o país. Ele explicou que para participar do projeto, o interessado terá que ter entre 18 e 25 anos, comprovar renda familiar de até três salários mínimos, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade, participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelo Sest/Senat e assinar um contrato de adesão, em que assume o compromisso de se engajar no setor de transporte.

Moreira esclarece que os beneficiários atendidos pelo projeto que não cumprirem as atividades previstas no contrato de adesão, deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo. “O interessado se inscreve e depois passará por uma triagem em Brasilia, quando serão escolhidos os 50 mil beneficiários”, disse Moreira. 

O projeto prevê a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Para isso, o Sest/Senat oferecerá cursos de formação para motoristas de ônibus e caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e estará integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas.

Iniciativa poderá beneficiar as empresas

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campos (Setranspas), José Maria Matias, reconhece que o setor está encontrando dificuldades para contratar novos profissionais. Segundo Matias, a iniciativa do Sest/Senat vai beneficiar não só as empresas como o público usuário de transportes. “Essa iniciativa é uma tentativa de suprir a carência desses profissionais no mercado de trabalho, e promete atender à necessidade do empresariado do setor, que tem tido grande dificuldade para contratar novos funcionários dessa área”, disse o presidente do Setranspas.

Ainda de acordo com Matias, outro projeto que está sendo alinhavado com o Sest/Senat de Campos é um curso de cobrador. “É um projeto dos empresários de transportes em parceria com o Sest/Senat. O curso teria três a quatro meses de duração”, disse Matias.

Por Jane Ribeiro
Foto: Valmir Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel