Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pneus velhos contam com destino certo

Os pneus acumulados em borracharias, recauchutarias e empresas voltadas para veículos já têm destinação correta para reciclagem em Campos. No dia treze de junho deste ano foi inaugurado o Ecoponto de pneus, através de um convênio de cooperação com a Reciclanip, ONG dos fabricantes e importadores de pneus com sede em São Paulo. O espaço foi inaugurado em junho deste ano.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, os fabricantes e importadores de pneus têm a responsabilidade de fazer ações de logística reversa, dando destinação final e adequada 
ao material.



— Esse recolhimento acontece como uma espécie de cadeia. Primeiro é a parte das empresas e comerciantes da área que realizam o descarte dos pneus no depósito. Depois vem a parte da Prefeitura, que é de administrar este espaço para recebimento do material e, depois, os fabricantes, que recolhem e são responsáveis pela destinação final. Ele (o material) geralmente é triturado e encaminhado para uma fábrica de cimento. O pneu pode ser reutilizado de diversas formas — contou.

Segundo o ambientalista Aristides Soffiat, o pneu demora cerca de 100 anos para se decompor, por isso é tão importante que esse material seja reciclado. “O pneu pode ser usado para tantas coisas, como em asfaltos, confecção de utensílios, entre outras. É importante que ele seja reciclado, pois demora muito tempo para se decompor, além de ser uma forma de impedir a degradação e desperdício de matéria-prima”, disse.

De acordo com Zacarias, em junho foram 2.225 pneus recolhidos, em julho 3.200, agosto 5.175 e setembro 6.200. Segundo ele, a estimativa é de que 10 mil pneus sejam recolhidos nos próximos meses. “Como Campos é uma cidade em crescimento, acreditamos que o número de pneus recolhidos por mês seja de 10 mil. Pensamos também em abrir outro ponto para recolhimento na Baixada Campista. Mas vamos aguardar os próximos meses, pois só temos quatro meses com esse trabalho”, relatou, acrescentando que foi feito um trabalho de divulgação com empresas e empresários da área sobre o novo local para descarte de pneus.

Facilidade na hora de descartar o material

A partir da lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos, ficou estabelecido que todo fabricante ou importador é responsável direto pela destinação ambientalmente adequada dos pneus. Para Renato Dias, de 35 anos, dono de uma oficina, a decisão é benéfica não apenas para o meio ambiente, mas para as oficinas também. “Acontecia de, na minha oficina, ficar com vários pneus acumulados, ocupando espaço e sem utilidade. Agora podemos contribuir para o meio ambiente e ganhar mais espaço”, destacou. Com este descarte correto, evita-se que este material vá para os rios, terrenos baldios e vias públicas. 

O Ecoponto funciona na Avenida Carlos Alberto Chebabe, galpão D, box 35, na antiga Ceasa, de 8h às 13h. O secretário explica que os geradores de pneus devem fazer contato com o órgão através do Disque Limpeza (2726-4809) para fazer a entrega do material.

Matéria de: Bianca Alonso
Fonte: http://fmanha.com.br/geral/pneus-velhos-contam-com-destinacao-certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel