Total de visualizações de página

domingo, 21 de outubro de 2012

Caminhões com mais de 10T não podem circular por ruas e pontes centrais

A cada dia que passa vem aumentando as restrições para circulação de caminhões a partir de dois eixos e/ou acima de 10 toneladas pelas ruas centrais da cidade de Campos dos Goytacazes. De acordo com a  Empresa Municipal de Transportes (EMUT), estas proibições que começaram pela Ponte Saturnino Brito (Ponte da Lapa) e que na próxima semana será expandida para Ponte Leonel Brizola (Ponte Rosinha), visam reduzir os transtornos para moradores, ajudar a reduzir o trânsito intenso e, principalmente, garantir que as ruas deste trajeto sofram com o peso acima do esperado quando elas foram construídas, o que acaba com a pavimentação das ruas centrais. 

Não discordando das pontuações anteriores quero questionar aqui os seguintes os pontos:
- Quando será definido um plano viário eficaz e compatível com a realidade municipal?
- Como os comerciantes e/ou empresas centrais farão reposição de seus estoques?
- Como será feita a coleta de lixo?
- Como as construções centrais receberão seus materiais?
- Quando a cidade terá um terminal de cargas funcional e efetivo?

Já pensando em prováveis respostas, questiono novamente:
- Se o horário para fazer as entregas centrais for o noturno, onde os motoristas e caminhoneiros deverão aguardar a hora de descarregar?
- Os mesmos receberão adicional por trabalho noturno?
- O valor da diária e dos fretes serão alterados em favor dos motoristas autônomos? 
- Será que caminhoneiros de outras cidades aceitarão facilmente fazer fretes para Campos?  

Bem, os questionamentos são muitos. No momento, o que sei é que a sinalização existente nas proximidades da Ponte Saturnino Brito, sentido Lapa-Guarus, região em que resido, é ínfimo. As placas estão colocadas indevidamente, estão muito próximas a ponte e não são esclarecedoras. No sentido Guarus-Lapa não é diferente.

Placas no cruzamento da AV.: 7 de Setembro com Rua dos Goytacazes.

Indica que caminhões não podem pegar a Rua dos Goytacazes sentido da AV.: 28 de Março, subentende-se que pode seguir no sentido centro ou pegar a Rua dos Goytacazes sentido ponte da Lapa.
Placas na Rua Saturnino Brito esquina com Rua dos Goytacazes.
As placas indicam que caminhões não podem pegar a Rua dos Goytacazes sentido AV.: 28 de Março, mas não indicam que é proibido pegar a mesma rua sentido Ponte da Lapa e, é válido frisar que nesse trecho da Rua dos Goytacazes não há nenhuma sinalização a este respeito.

Placas na Rua Arlindo Gregório Barbeitas. 
Em Guarus, a sinalização só surge na cabeceira da Ponte. Na AV.: José Carlos Pereira Pinto e na Rua Messias Urbano dos Santos, que dão acesso a ponte, também não há sinalização alguma.

E o pior é que, infelizmente, a Guarda Civil Municipal (GCM) que deveria orientar o transito, sobretudo os motoristas de outras regiões que cortam a cidade, não se faz presente e, quando faz, por muitas vezes, prefere insultar, agredir verbalmente ou multar os caminhoneiros desavisados.   

A alternativa apresentada pela EMUT (divulgada nos jornais locais) para os caminhões a partir de dois eixos é circular pela Ponte Alair Ferreira (Ponte Municipal), Rua Espírito Santo e acessar a Avenida Artur Bernardes, trajeto liberado para esse tipo de transporte. 

Ainda de acordo com a EMUT, desde o dia 9 de maio de 2011, foi assinada a portaria de número 175, em comum acordo com o Ministério Público Estadual que determina esta proibição. Porém, até hoje desconheço as respostas para os questionamentos que aqui fiz, mas continuo aguardando as mesmas dos órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel