A cada dia que passa vem aumentando as restrições para circulação de caminhões a partir de dois eixos e/ou acima de 10 toneladas pelas ruas centrais da cidade de Campos dos Goytacazes. De acordo com a Empresa Municipal de Transportes (EMUT), estas proibições que começaram pela Ponte Saturnino Brito (Ponte da Lapa) e que na próxima semana será expandida para Ponte Leonel Brizola (Ponte Rosinha), visam reduzir os transtornos para moradores, ajudar a reduzir o trânsito intenso e, principalmente, garantir que as ruas deste trajeto sofram com o peso acima do esperado quando elas foram construídas, o que acaba com a pavimentação das ruas centrais.
Não discordando das pontuações anteriores quero questionar aqui os seguintes os pontos:
- Quando será definido um plano viário eficaz e compatível com a realidade municipal?
- Como os comerciantes e/ou empresas centrais farão reposição de seus estoques?
- Como será feita a coleta de lixo?
- Como será feita a coleta de lixo?
- Como as construções centrais receberão seus materiais?
- Quando a cidade terá um terminal de cargas funcional e efetivo?
- Quando a cidade terá um terminal de cargas funcional e efetivo?
Já pensando em prováveis respostas, questiono novamente:
- Se o horário para fazer as entregas centrais for o noturno, onde os motoristas e caminhoneiros deverão aguardar a hora de descarregar?
- Os mesmos receberão adicional por trabalho noturno?
- O valor da diária e dos fretes serão alterados em favor dos motoristas autônomos?
- Será que caminhoneiros de outras cidades aceitarão facilmente fazer fretes para Campos?
- Será que caminhoneiros de outras cidades aceitarão facilmente fazer fretes para Campos?
Bem, os questionamentos são muitos. No momento, o que sei é que a sinalização existente nas proximidades da Ponte Saturnino Brito, sentido Lapa-Guarus, região em que resido, é ínfimo. As placas estão colocadas indevidamente, estão muito próximas a ponte e não são esclarecedoras. No sentido Guarus-Lapa não é diferente.
Placas na Rua Saturnino Brito esquina com Rua dos Goytacazes. |
As placas indicam que caminhões não podem pegar a Rua dos Goytacazes sentido AV.: 28 de Março, mas não indicam que é proibido pegar a mesma rua sentido Ponte da Lapa e, é válido frisar que nesse trecho da Rua dos Goytacazes não há nenhuma sinalização a este respeito.
Placas na Rua Arlindo Gregório Barbeitas. |
E o pior é que, infelizmente, a Guarda Civil Municipal (GCM) que deveria orientar o transito, sobretudo os motoristas de outras regiões que cortam a cidade, não se faz presente e, quando faz, por muitas vezes, prefere insultar, agredir verbalmente ou multar os caminhoneiros desavisados.
A alternativa apresentada pela EMUT (divulgada nos jornais locais) para os caminhões a partir de dois eixos é circular pela Ponte Alair Ferreira (Ponte Municipal), Rua Espírito Santo e acessar a Avenida Artur Bernardes, trajeto liberado para esse tipo de transporte.
Ainda de acordo com a EMUT, desde o dia 9 de maio de 2011, foi assinada a portaria de número 175, em comum acordo com o Ministério Público Estadual que determina esta proibição. Porém, até hoje desconheço as respostas para os questionamentos que aqui fiz, mas continuo aguardando as mesmas dos órgãos competentes.
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