Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Semana Nacional do Trânsito

Começou nesta terça-feira (18) e vai até o dia 25 a Semana Nacional do Trânsito e em Campos, RJ, a programação terá várias atrações para conscientizar a população. Entre as atividades estão passeio ciclístico, campanha de doação de sangue, simulação de acidentes e mais.


Nesta terça (18), o presidente da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Álvaro Oliveira, fez a abertura oficial dos trabalhos e falou sobre a necessidade de atingir aos motoristas mais jovens. Este ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Não exceda a velocidade, preserve a vida”. O primeiro palestrante foi o representante da Emut, Leonardo Batista Simões. Amanhã (19) os palestrantes serão representante da Guarda Civil Municipal, Genivaldo Lisboa, responsável pela campanha de Educação no Trânsito, o sub-tenente Campanhão, representante da Polícia Militar e o diretor do SEST/SENAT, Sérgio Moreira. As palestras ocorrem a partir das 9h, no auditório da prefeitura da cidade, na Rua Coronel Ponciano Azevedo Furtado, 47, antigo CESEC.


Na quinta-feira (20) uma campanha de doação de sangue está prevista com a participação de integrantes dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Para sexta-feira (21), às 9h, está prevista uma palestra para os motoristas da prefeitura e membros do Motoclube e Jeep Clubes de Campos. 

Também serão realizadas blitz com o objetivo de conscientizar a população sobre problemas de trânsito. As atividades vão acontecer na Praça São Salvador, no cruzamento da BR-101 com Av. Alberto Torres, no cruzamento da Av. Pelinca com Rua Voluntários da Pátria e Av. 28 de Março com Felipe Uébe.


Em Campos, a Guarda Civil Municipal, que aplica em média 2500 multas por mês, realiza ações de conscientização e prevenção de acidentes até o dia 25 de setembro. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas do trânsito. Só na cidade, segundo o 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), foram 1.042 vítimas do trânsito neste ano. Sendo que deste número, 21 foram fatais, quase o dobro de todo o ano de 2011.

Quando o assunto é dados sobre a quantidade de acidentes com vítimas, ainda de acordo com o 8º BPM, o número deste ano já é superior ao registrado em todo o ano passado. São 795 até o dia 11 de setembro de 2012 enquanto todo o ano de 2011 registrou 636. Para Walter Novaes, o principal fator causador dos acidentes é a imprudência.


— As infrações mais comuns são estacionamento irregular, uso do celular ao volante e a falta da utilização do cinto de segurança. O resultado disso é uma média de 2.500 multas aplicadas por mês na cidade. A gente orienta as pessoas para que elas tenham mais atenção, pois a maioria dos acidentes acontece por falta de prudência dos motoristas, explicou Novaes.

A Semana Nacional de Trânsito é realizada em todas as cidades brasileiras e vai dar continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010. A velocidade é tema inédito na semana nacional e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.


Confira as tristes estatísticas sobre o trânsito brasileiro: http://www.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/estatisticas-de-acidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel