O dia ensolarado do último domingo foi um presente de Papai do Céu, para abrilhantar a 8ª Romaria de Caminhoneiros em Homenagem a São Cristóvão, a qual, pelo menos para mim, foi algo emocionante de se vê. Não consegui contar o número de caminhões, carros e motos que fizeram o trajeto da romaria, mas com certeza, eram mais de trezentos veículos. Provavelmente, o dobro do ano passado.
Céu azul, tudo perfeito. |
Após duas semanas de trabalho intenso, no último domingo, eu e minha família acordamos às 6h. Dudu esteve em minha casa para ajudar arrumar os brindes e imagens na Toyota, que eram muitos. A mesma ficou tão cheia, que meus filhos tiveram que ir para concentração de carona.
Antes de sairmos em romaria, já era possível perceber que o evento "bombaria". Muitos caminhoneiros de última hora queriam adquirir a camisa do evento, mas as mesmas se esgotaram desde sábado. Mas o ponto alto da concentração foi a presença de Padre Jorge que antes de seguir para Santo Amaro fez questão dar uma bênção inicial.
Em Donana, fiz uma parada para gravar vídeo do evento e só ali tive dimensão do número de romeiros. Fiquei por mais de meia hora parado. Foram cerca de 10km seguidos de romaria e ao longo da mesma a saudação da população a margem da rodovia, era constante.
Ao chegarmos a Santo Amaro, a igreja rapidamente ficou lotada e Padre Jorge celebrou uma das missas mais bonitas que já vi. E olha que eu não só frequento, como participo de missas semanalmente. As canções cantadas por Rosângela, também foram emocionantes. E sem sombra de dúvidas, poder servir como Ministro da Distribuição da Sagrada Eucaristia, na missa de em homenagem a São Cristóvão foi sublime...
E após a festa religiosa, por volta das 14h, tivemos a festa profana, onde diversas famílias se reuniram para comemorar, por antecipação a festa do dia do motorista. Diferentemente de algumas festas, a nossa sobrou carne e "faltou" comida, mas poucos perceberam isso. Com o estômago reforçado, a galera começou a divertisse com o forró sertanejo de Jorjão e Banda.
Durante a tarde festiva teve concurso de dança de forró, cabo de guerra e sorteio de diversos brindes, que graças aos nossos patrocinadores, estavam bem atrativos como: rastreadores via satélite, pneu, climatizador, rodas, cordas, galões de óleo, etc.
A alegria de levar prêmios para casa. |
No início da noite, para encerrar a, festa tivemos a apresentação de Ninil do Brasil cantando forró. E acima de tudo a sensação de dever cumprido. A certeza de ter reunido diversas famílias para agradecerem a Deus e a São Cristóvão por mais um ano de graças alcançadas. Levar centenas de romeiros a igreja de Santo Amaro era minha missão, e como recompensa tivemos uma bela festa sem nenhum incidente ou contratempo. Veja mais fotos na página de imagem 2012.
Obs.: Hoje é dia de São Cristóvão, dia do motorista. A partir das 17h haverá Missa no SEST/SENAT e em seguida carreta pelas rua centrais da cidade. Participem.
Ano que vem, se Deus permitir, tem mais.
* Foto de Maninho da Baixada
**Foto de Júlia Nogueira
**Foto de Júlia Nogueira