Total de visualizações de página

domingo, 29 de julho de 2018

Furtaram a imagem de São Cristóvão

Acabei de passar por um grande susto agora há pouco, ao ser informado por um amigo que a imagem de São Cristóvão que fica no monumento construído para ele, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual na RJ-216, foi furtada, mas graças ao nosso bom Deus a mesma foi recuperado pelo Sargento Rodrigues que estava de plantão no Posto 12 do BPRv.


Felizmente tudo terminou bem, após momentos de grande aflição que vivenciamos hoje.

Aproveito a ocasião para informar a todos os devotos de São Cristóvão que, por motivos de segurança, temporariamente a imagem de nosso padroeiro estará guardada em segurança, e assim que o monumento construído para guardar sua imagem apresentar as medidas de segurança necessárias, a mesma retornará ao seu devido local.


Agradeço, mais uma vez, ao Sargento Rodrigues, que recuperou a imagem e apreendeu o infrator, ao meu amigo Thiago que percebeu o furto e nos informou do acontecido e a todos que comigo se uniram em oração. 


Obs.: Precisamos rezar mais por nossa Igreja e por todos aqueles que agem contra ela.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Dias dos Caminhoneiros... Sim, são três!

Vivendo e aprendendo...

Hoje é celebrado o Dia do Motorista de São Cristóvão e dos caminhoneiros. Mas não foi dia dos caminhoneiros mês passado? E em setembro, não é nosso dia também? São muitas as dúvidas sobre a data em que os estradeiros comemoram a sua profissão. Por isso vamos tentar esclarecer esta pequena confusão.


Dia 25 de julho é o Dia de São Cristóvão. Diz a história que Cristóvão era um homem forte e robusto, que estava em busca de servir ao mais poderoso de todos os homens. Quando descobriu que este homem era Jesus, converteu-se e passou a morar na margem de um rio, onde ajudava pessoas a atravessá-lo de uma margem a outra. Um dia ele transportou um menino em seus ombros, que ficava mais pesado a cada passo. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: “Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves”. Por isso São Cristóvão é tido como o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. Esta data existe desde o século XV, sendo a mais antiga e mais lembrada pelos estradeiros.

Já o dia 30 de junho foi instituído como o Dia do Caminhoneiro em 1986, no Estado de São Paulo, pelo governador Franco Montoro. É uma data de celebração regional.

E, pra complicar um pouco mais, em 2009 o presidente em exercício José Alencar institui o dia 16 de setembro como Dia Nacional do Caminhoneiro.

Para nós, todo dia é dia de homenagear os guerreiros que encaram o trecho e colaboram para o progresso do país. Parabéns para todos!

FONTE: https://www.volvotrucks.com.br/pt-br/news/blog/curiosidades/dias-do-caminhoneiro-sim-sao-tres.html

terça-feira, 24 de julho de 2018

14ª Romaria de Caminhoneiros em Homenagem a São Cristóvão

Graças a Deus, até o presente momento, só recebi elogios em relação a 14ª Romaria de Caminhoneiros em Homenagem a São Cristóvão, ocorrida no último domingo. Com certeza falhas ocorreram, pois perfeito é apenas o nosso Pai, mas generalizando acredito pelo que vi e ouvi a harmonia, o respeito, a fé e os sentimentos fraternais prevaleceram.   


Bem, após muita correria, noites mal dormidas e trabalho sem fim, domingo cheguei ao local da concentração do evento por volta da 6h10, e encontrei cinco ou seis caminhões já iniciado a fila, foi a primeira vez que isso ocorreu. Eu e minha família sempre fomos os primeiros a chegarmos na concentração, dessa vez me passaram a perna. 😊



O dia estava lindo e repleto de bênçãos, com sol aberto e temperatura agradável. O pessoal que prepara o café da manhã chegou logo em seguida, e até o momento em que fizemos a oração inicial, mal pudemos parar... 



Iniciamos a Romaria por volta das 9h, e o cortejo seguiu tranquilo e lindo até o distrito de Santo Amaro, onde a comunidade local, muitos vendedores ambulantes, alguns patrocinadores e caminhoneiros já nos aguardavam. A santa missa teve início logo em seguida, e o celebrante, padre Alcemar Pereira, fez uma significativa homília destacando a conversão de São Cristóvão ao cristianismo após levar o Menino Jesus e o mundo em seus ombros. E destacou também a importância do caminhoneiro para o nosso país e sua difícil vida nas pelas estradas longe de suas famílias. Antes de encerrar este momento religioso padre Alcemar abençoou todos os presentes.




Após a missa foi servido a todos aqueles que desejaram um arroz carreteiro no capricho, preparado no local por meu amigo Zé Bofinho, que comandou uma equipe de primeira.



Quando todos estavam abastecidos, demos início aos sorteios dos brindes intercalados por show de forro. E assim seguimos até o anoitecer com muita alegria, graças a cada um de vocês que participam e ajudam a fazer essa festa familiar de fé e devoção. Confira mais fotos.



Quem conhece e acompanha os organizadores desta Romaria sabe o quanto é trabalhoso e cansativo cuidar e preparar cada detalhe para a realização deste evento, que vem ganhando mais participantes a cada ano. São detalhes e questões que começam a ser traçados e executados cerca de seis meses antes da realização da festa. Particularmente posso afirmar que é muito trabalhoso, mas é algo extremante gratificante para mim... Algo que me ocupa, preenche um vazio e me faz canalizar a dor de tantas e tantas perdas que já tive nos meses de julho. E hoje posso afirmar que quem me guarda nas estradas e me sustenta a cada mês de julho é São Cristóvão.



Enfim, sei que sou "suspeito" para falar, e por isso peço que caso algo não tenho ocorrido de acordo com a finalidade do evento, ou que não tenha agradado a alguém, que procure a mim ou a um dos organizadores do evento, para que possamos juntos tentar solucionar tais problemas e realizar novas e melhores romarias. Valeu!!!

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Gratidão

Gratidão é um sentimento que transborda em mim hoje, apesar de todo o cansaço ... Sou infinitamente grato a Deus por me permitir realizar a 14ª Romaria de Caminhoneiros em Homenagem a São Cristóvão. Sou grato a Carlinhos, Fábio, Dudu, Wedson e Wellington por embarcarem comigo nesta empreitada, e a todos que direta e ou indiretamente, participaram e contribuíram para mais uma brilhante edição deste evento familiar de fé, devoção, lazer e confraternização.


Nossos Patrocinadores:
Aprocar – Direção Sidiney
Argigoma – Largo do Garcia
ASCAN – Direção Waldemar Soares
Auto Peças Toledo
Barbosauto Baterias
Barra Transportes – Grussaí
Bazar e Mercearia Venâncio
BR Recauchutadora
BTS Centro de Serviços para Caminhões
Cerâmica Irmãos Souza Sobrinho
Cerâmica Pai e Filho
Cerâmica Paraíso – Direção de Frederico
Cerâmica Poço Gordo – Direção Zeik
Cerâmica Nossa Senhora da Vitória LTDA
Cerâmica RW – Direção de Willian
Cerâmica Santa Luz
Cerâmica Santo Antônio
Cetrangel – Material de Construção
Coobranote (Cooperativa de Transporte)
Construsan
Dec Sound – Direção de Dayvison
Daleplast Embalagens – Parq. Rio Branco
Donana Auto Peças - Ltda
Dudu Peças e Acessórios
Estrela H Motos
Ferreira Lubrificantes
Flymar Confecções – Direção Valdemiro
Garagem 28 Som e Acessórios
Goytagás - Goytacazes
Império das Peças
JFT Seguros – Direção Fernando Telles
JR Transportes - Direção João Ratão
Kadiesel – Comércio de Peças LTDA
Loc vai.com – Direção Vanderlei Rangel
Marcos o melhor do Brasil
Maurício Caminhoneiro
Mecauto Freios – Direção de Ralph
Mercegoyta Auto Peças – Direção de Fabrício
Oficina de Radiadores Fábio e Luciano
Oficina do Babau
Oficina do Doca e Edinho
Oficina do Luciano
Oficina do Salame
Oficina do Vadinho – Goytacazes
Oficina Luiz Mário – Goytacazes
Oficina Santo Antônio – Direção do Gilsinho
Pai e Filho Peças e Acessórios em Silva Jardim - Direção Romero
Plano de Assistência Familiar BOA VIAGEM
Pneumania – Truck Service
Posto de Molas Batelão
Posto de Molas São Bento - Direção Rogério
Potyguara Auto Peças LTDA – Donana
PRB Cerâmica – São Sebastião – Direção Ozielzinho
Tec Blocos e Pisos - Largo do Garcia
Tecnofreio – Direção Rodrigo Pereira
Tri-Lar Móveis e Eletro
X-Print – Direção de Netinho
Zé Bike & Fitness

Nossos Colaboradores:
BPRv-RJ (Batalhão de Polícia Rodoviária do estado do Rio de Janeiro)
Cláudia Velasco
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
Drone Fonseca
Fábio Venâncio
Guarda Civil Municipal
Jeep Clube Campos dos Goytacazes
Jeep Clube de São João da Barra
josielcaminhoneirojeepeiro.blogspot.com.br
Paulo Marques
Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
Rádio Continental
Rosângela Azevedo
Santuário de Santo Amaro
Ualid Machado
Vereador Genásio
Vereador Igor Pereira
Zé Bofinho e Elza Palmeira
Zé do Povo

Espero não ter me esquecido de ninguém, e desde já peço desculpas caso isso tenha acontecido.
Saibam que este evento é um sucesso graças a participação de cada um de vocês.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Arraiá do Jeep Clube 2018

Os dias andam muito corridos por conta do trabalho e dos preparativos para a 14ª Romaria de Caminhoneiros que ocorrerá no próximo dia 22, mas mesmo assim, no sábado, consegui chegar de viagem em tempo de pá uma passadinha no arraiá do JCC.

E como não podia deixar de ser, a noite foi boa por demais, muitas gargalhadas junto de pessoas que valorizam os amigos e a alegria.



Não sei dizer se a parte mais divertida da noite foi o nosso leiloeiro Rubinho ou a quadrilha, mas de qualquer forma foi muito bom.



Quero parabenizar aqui a equipe que se dedicou e dispôs a preparar tudo para o sucesso do evento, desde da decoração caprichadíssima até os quitutes, caldos e guloseimas que estavam maravilhosos, e ajudaram a garantir o sucesso de mais um evento. Veja mais fotos aqui.



Que possamos estar juntos em muitos outros arraiás família JCC!

domingo, 15 de julho de 2018

CONCURSO - LEIAM AS REGRAS E PARTICIPEM.

Boa tarde amigos caminhoneiros e devotos de São Cristóvão!

Faltando apenas uma semana para 14° edição de nossa Romaria, a correria tem sido grande, mas Deus está provindo...

Acredito que todos saibam que está festa de fé, devoção e familiar é um evento gratuito e liberado a todas as faixas etárias, no entanto ao adquirir sua camisa do evento você receberá um tíquete para participar do sorteio de brindes, participará do café da manhã e poderá saborear uma porção de arroz carreteiro, além de estar contribuindo para os custos e viabilização de mais uma Romaria de Caminhoneiros em Homenagem a São Cristóvão.

E para começar nossas brincadeiras estamos lançando hoje uma concurso onde o vencedor levará como brinde uma camisa do evento no tamanho que solicitar.


O concurso está aberto a todos desde que sigam as seguintes regras:

- Curtir o evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/456823614731539/);
- Confirmar sua participação no mesmo;
- Postar nos comentários da seguinte postagem (https://www.facebook.com/events/456823614731539/permalink/485421305205103/) uma foto do seu caminhão ou de terceiros, e pedir ou marcar seus amigos para que CURTAM A FOTO (Vale marcar os nomes de seus amigos e compartilhar em seus perfis.)

Vencerá o concurso aquele que tiver cumprido todas as regras acima e tiver A FOTO MAIS CURTIDA até às 18h de sexta-feira (20/07/2018).

Está valendo!
Boa sorte a todos.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Confira 15 mudanças na legislação anunciadas em 2018; quais estão valendo?

2018 começou com uma série de mudanças na legislação de trânsito. E ao longo dos meses, novas normas apareceram, passaram a valer, foram suspensas ou adiadas. Você se lembra delas? 


Separamos 15 mudanças anunciadas este ano e explicamos o que aconteceu com cada uma delas ao longo desse semestre. Continue a ler e confira quais já estão valendo e quais foram suspensas de vez:

* Regras suspensas:
 - Inspeção veicular
Imagem: Metropolitan

A Resolução nº 716/2017, que obrigava Inspeção Veicular em todo o Brasil, foi suspensa por tempo indeterminado. Ela passaria a valer em 1º de julho deste ano e determinava que as inspeções teriam validade de dois anos.

De acordo com o diretor do Denatran, Maurício Alves, a definição dos requisitos para elaboração do cronograma é um dos motivos que dificulta a implementação da resolução.

- Curso teórico para renovação da CNH
Imagem: Ricardo Leoni

A obrigatoriedade de um curso teórico de 10 horas e prova para motoristas de todas as categorias que quisessem renovar a habilitação veio com a Resolução 726. O curso de aperfeiçoamento poderia ser realizado quando a CNH vencer, de forma presencial ou a distância. A regra dividiu opiniões e foi revogada alguns dias depois.

- Proibição de cancelas automáticas em pedágios de São Paulo
Imagem: Fábio Rogério

Uma liminar determinou que as cancelas de pedágio nas faixas de cobrança automática voltassem, suspendendo a lei que proibia o uso dos dispositivos em praças de pedágio no estado de São Paulo.

A lei foi suspensa apenas 2 dias após o início de sua vigência no estado de São Paulo.

* Regras adiadas:
- Multa para pedestres e ciclistas
 Imagem: CHK

Em outubro do ano passado, a resolução do Contran que regulamenta a autuação e multa para pedestres e ciclistas foi publicada no Diário Oficial. A decisão previa que em 6 meses, contados a partir da publicação, pedestres e ciclistas passassem a ser multados.

Porém, o Contran prorrogou o prazo para março de 2019. O órgão fez muito isso durante o primeiro semestre de 2018, como veremos mais a frente. Para alguns, a medida ficará apenas no papel. Profissionais, entidades e órgãos que defendem a mobilidade ativa e sustentável criticaram a resolução, apontando a falta de infraestrutura e proteção para os pedestres, considerados os mais frágeis do trânsito.

- Carretas basculantes
Empresas e motoristas autônomos terão mais 1 ano para se adequar às regras.

Essas normas, que são descritas na Resolução 563 do Contran, entraram em vigor em janeiro de 2017 e definem como obrigatório o uso de ao menos 2 dispositivos de segurança na carreta, com foco na tomada-de-força.

Porém, em maio de 2018, o órgão suspendeu a resolução por 1 ano, para que empresas e caminhoneiros autônomos tenham mais tempo para se adequarem às regras. O que muda para os motoristas que trabalham com carreta basculante? Clique aqui e entenda.

- Placas Mercosul
Imagem: TV Globo

Depois de suspender o projeto, o Contran publicou em maio ajustes para a adoção das placas de veículos com o padrão Mercosul no Brasil. As alterações atrasaram o início da implementação mais uma vez, de 1º de setembro para 1º de dezembro de 2018. Antes da decisão, o projeto que regula as novas placas ficou suspenso por 60 dias.

De acordo com o Denatran, os atuais proprietários de veículos não serão obrigados a instalar as novas placas Mercosul. A resolução anterior dava prazo de 5 anos – até 2023 – para toda a frota nacional rodar com as novas placas.

* Regras que já estão valendo:
- Lei seca com punições mais severas

O Projeto de Lei 5568/2013, mais conhecido como “Não foi acidente”, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro, após 5 anos de espera. A proposta prevê o aumento da pena para motoristas embriagados responsáveis, principalmente, por causar mortes ao volante. O projeto foi colocado na lista de prioridades para votação e entrou em vigência em abril.

O texto da proposta sugere que o condutor sob efeito de álcool, acusado de homicídio, permaneça preso de 5 a 8 anos. Com a mudança, a condenação não poderá mais ser substituída por serviços a comunidade.

- CNH Digital

A partir de julho deste ano, a emissão de CNH Digital por todas as unidades da Federação passou a ser obrigatória. Inicialmente, o prazo era 1º de fevereiro, mas o Contran adiou a data para dar mais tempo aos Detrans. Com a versão virtual, o motorista pode acessar o documento pelo celular e evitar multas, principalmente quando esquecer a carteira em casa.

O uso da versão digital é opcional e a impressa continua sendo emitida. Para solicitar a carteira digital, é necessário ter o modelo atual do documento em papel, emitido a partir de maio de 2017, com QR Code na parte interna.

Quem não tem o modelo novo precisa atualizar a CNH tradicional primeiro antes de pedir a virtual. A maioria dos estados já oferece a CNH Digital antes da obrigatoriedade, com exceção de Bahia e Pará.

- Parcelamento de multas atrasadas

O Programa de Parcelamento de Multas de Trânsito (PPM) foi regulamentado por decreto em janeiro e é o primeiro do gênero no País que desvincula a multa da placa do veículo e a transfere para o CPF ou CNPJ do proprietário, permitindo que os veículos sejam licenciados a partir do pagamento da primeira parcela.

Podem ser negociadas dívidas decorrentes de penalidades cometidas até 31 de outubro de 2016. O período para o ingresso será de 90 dias, e quem adere à medida tem o licenciamento liberado e pode fazer a transferência do veículo para terceiros após o pagamento da primeira parcela.


- Exame toxicológico

Segundo o Ministério das Cidades, as alterações na norma vieram com o objetivo de aprimorar os procedimentos, definir todas as etapas e garantir maior segurança dos resultados do exame. Entre as mudanças, estão o aumento do prazo de validade do exame, que passou de 60 dias para 90 dias, além de garantia de sigilo para todos os procedimentos do exame.


- Caminhões do tipo cegonha e tanque

O Contran divulgou em junho duas resoluções referentes a implementos de caminhões do tipo cegonha e tanque – que transportam veículos e cargas perigosas, respectivamente. Uma delas, a Resolução nº 735, aumenta o limite do comprimento dos caminhões cegonha, de 22,40 metros para 23 metros. Já a Resolução nº 734 amplia o prazo de vida útil dos modelos tanque.

No caso dos caminhões tanques, a resolução beneficia os veículos licenciados de 1º de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2007, cujos tanques fabricados no período apresentem excesso de até 5% nos limites de peso bruto total ou peso bruto total combinado. Entenda melhor clicando aqui.

- Reciclagem preventiva com 14 pontos
Imagem: G1

O Detran SP divulgou em maio a criação de um curso de reciclagem preventiva para motoristas profissionais que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E e que tenham atingido entre 14 e 19 pontos na CNH. Já falamos sobre o assunto lá no site do Trucão e, até pouco tempo atrás, o curso de reciclagem preventiva não estava em vigor, por falta de regulamentação do Contran.

A lei foi sancionada em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff, mas ainda não estava sendo colocada em prática pois ainda devia ser analisada pelo órgão. Segundo o Denatran, o texto foi submetido à Consulta Pública em setembro de 2018. Em fevereiro, a Resolução 723 foi publicada pelo Contran, regulamentando o curso, que é opcional.


- Amarração de cargas

A Resolução 552 do Contran muda as regras para amarração de cargas, proibindo o uso de cordas, que agora só podem servir para amarrar a lona, e obrigando estradeiros a usarem cintas para amarrar a carga. Mas não é só isso. A resolução também muda o uso de carrocerias de madeira, entre outros aspectos.

Em 2017, a norma passou a valer para veículos que fossem fabricados a partir daquele ano. Em janeiro de 2018, a resolução passou a abranger os demais veículos em circulação. Motoristas flagrados desrespeitando essa norma são orientados de como deve ser feito o transporte adequado e recebem uma multa de R$ 195.


- Cinto de segurança de três pontos

Até 2017, a lei só exigia esse tipo de cinto nos bancos da frente e nos da ponta no banco de trás. Ainda há carros que são lançados com cinto abdominal na posição central do assento traseiro. A partir deste ano, o cinto de segurança central traseiro deverá ter 3 pontos, além de possuir apoio de cabeça para este assento.

A partir de 2018, modelos inéditos terão de oferecer apenas cintos de 3 pontos. Mas somente em 2020 essas regras valerão para todos os veículos zero km, incluindo os caminhões.

- Bônus: tabela mínima de frete

Uma das reivindicações durante a greve dos caminhoneiros, a tabela mínima de frete vem sendo discutida em audiências públicas desde a publicação da Medida Provisória 832 em 30 de maio, que valida os preços mínimos durante 60 dias. Ou seja, por enquanto, ela está valendo sim e motoristas autônimos podem exigir um frete mínimo para carregar, baseando-se nos cálculos da tabela.

A tabela foi aprovada, com alterações, por uma comissão mista e segue para a Câmara e, depois, para o Senado. Pela nova proposta, a tabela não será um valor mínimo do frete (que, em tese, incorporaria um valor referente ao lucro do caminhoneiro), mas um custo mínimo, que englobaria os gastos como combustível e desgaste do veículo. Saiba mais sobre a proposta clicando aqui.

Entretanto, o novo texto inclui questões que vão contra leis já existentes. O repórter Jaime Alves conversou com Norival Almeida, presidente do Sindicam SP, sobre o que essas mudanças significam. Clique aqui e ouça o podcast.

Um exemplo é a questão do pedágio, que no novo texto da MP está incluído como despesa do motorista de caminhão, assim como os gastos com o diesel e manutenção do veículo.

Porém, de acordo com a Lei nº 10.2009/2001, conhecida como Lei do Pedágio, os custos não pedágio não são responsabilidade do motorista e sim do embarcador. Questionamos o Senado para entender melhor este ponto e, até a publicação desta matéria, não recebemos um posicionamento.


Fonte: http://www.penaestrada.com.br/confira-15-mudancas-na-legislacao-anunciadas-em-2018/

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Chikungunya: sintomas, transmissão e prevenção

O número de casos de Chikungunya em Campos dos Goytacazes vem crescendo alarmantemente, segundo dados divulgados na última semana (http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/rjintertv-2edicao/videos/t/edicoes/v/quase-2-mil-casos-de-chikungunya-ja-foram-confirmados-em-junho-em-campos-no-rj/6842200/), o número de casos registrados está próximo de dois mil, apenas neste ano. o que já caracteriza uma epidemia. Neste momento é necessário de todos nós cidadães comuns façamos a nossa parte para combater todos os focos de mosquitos que são os transmissores dessa e de outras temíveis doenças. Saiba mais sobre a a doença na matéria a seguir:

O que é a febre chikungunya?

A febre chikungunya é uma doença infecciosa provocada pelo vírus CHIKV e transmitida por picada de mosquito, como o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Ela foi identificada pela primeira vez em 1952 na Tanzânia, país da África Oriental. Apesar disso, o vírus é relativamente novo em solo brasileiro. Começou a se espalhar pelo norte e pelo nordeste do Brasil somente em 2014 e ganhou o noticiário ao lado do zika vírus.

Hoje, todos os estados brasileiros sofrem com surtos concentrados de febre chikungunya. Acredita-se que o vírus tenha chegado na América do Sul pelo Caribe, onde foram registradas epidemias em 2013.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, “a alta densidade do vetor, a presença de indivíduos susceptíveis e a intensa circulação de pessoas em áreas endêmicas contribuem para a possibilidade de epidemias em todas as regiões do Brasil”.

Sintomas da febre chikungunya

O especialista nos ajudou a listar os principais sintomas da febre chikungunya. São eles:

  • Dores nas articulações;
  • Dores musculares (mialgia);
  • Inchaço (edemas) nas articulações;
  • Inchaço de nódulos do pescoço;
  • Febre alta, acima dos 39°;
  • Manchas vermelhas pelo corpo;
  • Alteração no número dos glóbulos brancos (leucócitos);
  • Dores nos olhos;
  • Possível conjuntivite. 
De acordo com o infectologista Jessé Alves, integrante do corpo clínico do laboratório Lâmina, no Rio de Janeiro, a infecção pelo vírus CHIKV costuma provocar sintomas muito parecidos com os da dengue e do zika, por exemplo. “Em geral, os pacientes se queixam de febre, mal-estar e dor de cabeça”, explica ele.

No entanto, apesar da semelhança com outras viroses, a febre chikungunya vem acompanhada de um sintoma bastante característico: inflamação nas articulações.


Evolução dos sintomas

Em pouco tempo, este problema se torna ainda mais pronunciado, com as dores ficando mais fortes. Pode aparecer vermelhidão na região afetada e as articulações dos joelhos, cotovelos e ombros podem ficar maiores também.

“Uma característica marcante da chikungunya é a tendência de ocorrer ‘cronificação’ dos sintomas, ou seja, a persistência destas dores por semanas e até meses”, completa o especialista.

Ele explica também que este é outro fator que diferencia a febre de outras doenças provocadas por vírus e transmitidas por insetos. Em outros casos, os sintomas não permanecem por tanto tempo.

Mas da mesma forma que a maioria das infecções por vírus, a febre chikungunya atinge um ápice, e esse é um momento crucial para o paciente.

A fase aguda da doença é muito intensa e as dores articulares podem até ser incapacitantes. Após algumas semanas, há melhora dos sintomas, que podem se resolver totalmente ou evoluírem para a forma crônica da doença, tornando a artrite um problema recorrente.

Pode ser fatal?

Como explica o infectologista, o desenvolvimento da doença é diferente de pessoa para pessoa. Além dos grupos de risco habituais – pacientes que já lidam com problemas que afetem o sistema imunológico, idosos e crianças mais novas – indivíduos com alguma lesão articular prévia, como artrose, estão mais propensos a desenvolver a manifestação crônica da febre chikungunya.

É importante salientar que, mesmo afetando o número de glóbulos brancos, a doença não evolui para uma forma hemorrágica, como ocorre com a dengue.

“Existem relatos de óbitos associados à doença, mas em geral isso acontece com pessoas que tinham outras doenças ou que já estavam em idade avançada”, diz o especialista.

Transmissão

O jeito de se evitar a febre chikungunya basicamente segue o mesmo protocolo de prevenção contra a dengue, que muitos de nós já conhece.

O cuidado primordial é minimizar a reprodução do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, principais transmissores do vírus CHIKV.

Entre as ações que devemos tomar estão:
  • Eliminar focos de proliferação do mosquito, como água parada em vasos, calhas, pneus etc;
  • Fazer uso de repelentes específicos e eficientes contra o mosquito causador;
  • Criar barreiras físicas para o mosquito, como colocar telas nas janelas e portas;
  • Utilizar roupas compridas (claras, pois as escuras atraem o mosquito).

Por fim, Jessé Alves alerta que, assim como outras infecções transmitidas por insetos, a febre chikungunya também pode ser transmitida por meio de transfusão de sangue, mesmo quando o doador ainda não está manifestando sintomas.

Diagnóstico e tratamento

Por ter sintomas mais característicos, o diagnóstico da febre chikungunya pode ser feito primeiramente com uma avaliação clínica mais detalhada. Obviamente, a presença do vírus só será confirmada por exames laboratoriais, geralmente com a análise de amostras do sangue.

Já o tratamento é sintomático, ou seja, focando na melhora dos sintomas. Nas formas agudas, deve ser feito basicamente um controle da dor e de outros incômodos que o paciente se queixar.

Jessé explica que, caso o paciente desenvolva um problema crônico, o acompanhamento precisará ser feito por um reumatologista para lidar com as dores nas articulações.