Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A hora do reaperto


Tudo bem que, ao dirigir um veículo 4x4, temos a sensação de estarmos conduzindo um carro indestrutível. Porém, os cuidados com seu off-road são imprescindíveis para mantê-lo resistente por mais tempo. Um dos pontos principais é o "reaperto". Trilhas e estradas de terra fazem o carro contorcer-se e trepidar, condições ideais para que todas as peças se soltem. Após uma aventura off-road, é aconselhável lavar o carro (o que vai ajudar na hora de realizar o serviço e de verificar o estado de peças, chassis e lataria, e ainda vai deixar o carro mais bonito!) e realizar o reaperto. Confira como fazer:

Carroceria


Um dos ítens que mais sofrem com as trepidações e os "contorcionismos" do Jeep, a carroceria é presa ao chassis por nove pontos. Entre o chassis e a carroceria, existem calços de borracha. Nei Leles, proprietário da Oficina Minas Jeep, de Belo Horizonte-MG, recomenda a troca dos calços originais do Jeep pelos construídos com borracha de pneu. A maior rigidez deste tipo de calço possibilita apertos mais firmes. Além disso, ainda segundo Leles, o nível de desgaste e relaxamento dos calços originais é bem maior.

Suspensão


Este é outro ponto fundamental e de manutenção bem simples. Primeiro, deve-se apertar todos os grampos (parafusos em "U") que prendem os feixes de molas ao eixo. Em seguida, é a vez dos grampos dos próprios feixes, que também devem ser verificados. Os jumelos (peça que prende o feixe ao chassis) também devem ser apertados. Quanto aos amortecedores, basta conferir o estado das buchas e, a cada 10 mil quilômetros, retirá-los para verificar se existe vazamento de óleo e avaliar sua "atuação".

Direção


Este ítem é questão de segurança. Primeiro, observe o sistema de setor e barras enquanto outra pessoa movimenta o volante. Isto servirá para, am caso de folga, você identificar onde está o problema. Havendo folga nas barras, as soluções possíveis são apertar ou, se for o caso, trocar as ponteiras. Já o setor requer um trabalho especializado. É importante também verificar os três parafusos de fixação do setor ao chassis.

Rodas


Outro ponto onde é muito comum surgirem folgas, as rodas dianteiras devem ser verificadas. Para fazer a verificação, levante o carro e tente movimentá-la (como se fosse tirar a roda). Havendo folga, é necessário abrir a roda-livre, tirar a primeira porca e regular a segunda. Em seguida, a primeira porca deve ser recolocada e bem apertada.

Concluindo

Para finalizar o trabalho, verifique as fixações do cano de descarga, os grampos dos cardans e a travessa da caixa, onde recomenda-se, inclusive, a colocação de porcas "Parlock" ou auto-travantes.

Em relação ao motor, algumas peças, como o cabeçote, requerem ajustes. O ideal, neste caso, é levar o carro a uma oficina, já que estes ajustes exigem uma pressão exata.

Tomando estes cuidados periodicamente (para quem costuma fazer trilhas leves e médias, a cada 5 mil quilômetros), você terá o seu "indestrutível" por muito mais tempo. É simples e, muitas vezes, pode até ser bem divertido!

Fonte: http://www.planetaoffroad.com/p09a.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel