Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Caminhoneiro constrói capela para São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, na RJ-216

Hoje, dia 25 de julho, é festejado o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes; e com o intuito de homenagear o santo e agradecer pela segurança diária nas estradas, o caminhoneiro Josiel Santos Machado construiu, com ajuda de doações, uma capelinha na RJ-216, em frente ao Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv). No último domingo (23), dia de romaria, os caminhoneiros de Campos e da região participaram da inauguração do espaço, que agora abriga a imagem do santo, e seguiram em cerca de 250 caminhões pela rodovia estadual até o distrito de Santo Amaro, onde ocorre a missa anual.


(Foto: Reprodução Facebook)

Há apenas 20 dias Josiel conseguiu, junto ao Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), da Prefeitura de Campos e do BPRv, a liberação para construir a tão sonhada capela que ele chama carinhosamente de “gruta”. Em pouco mais de duas semanas o caminhoneiro angariou parte do material necessário para a construção, contratou um pedreiro e colocou a capela de pé antes do dia da romaria, que era o seu objetivo. “Muitos disseram que eu não conseguiria termina-la a tempo, mas graças a ajuda de amigos, ela está de pé. Na verdade, 90% está pronto, falta apenas colocar o blindex, que eu já consegui, e instalar a energia elétrica para manter a gruta iluminada. Mas, para isso, ainda preciso de ajuda porque sozinho não tenho condições de colocar iluminação ali”, lembrou o caminhoneiro.

(Foto: Reprodução Facebook)
Josiel tem 46 anos e há 29 trabalha como caminhoneiro. Devoto de São Cristóvão, ele conta que é a fé no santo e o amor à família que permitem que ele percorra as estradas e volte para casa em segurança. Há aproximadamente três anos Josiel vinha sonhando com a construção da capela. A imagem do santo, os caminhoneiros da região compraram há oito anos, e todo dia de romaria, que acontece sempre no final de semana antes do Dia de São Cristóvão, a imagem é colocada em cima de um caminhão até a chegada a Santo Amaro. Passada a carreata, a representação do santo era levada para a casa de Josiel ou de outro caminhoneiro que pedia a benção. Agora, a imagem tem um local fixo e acessível a todos.

“Construir essa capelinha é um sonho realizado! Sou grato a todos que se prontificaram a ajudar a construir, seja com dinheiro, com materiais ou incentivo. Foram três anos de luta e de suor, correndo atrás da documentação, e agora a capela é uma realidade! Só quem é devoto sabe o que isso significa e representa para mim e para os meus colegas de estrada”, concluiu.

https://www.youtube.com/watch?v=whRFpIx3vl4&feature=share&app=desktop

Fonte: https://www.jornalterceiravia.com.br/2017/07/25/caminhoneiro-constroi-capela-para-sao-cristovao-padroeiro-dos-motoristas-na-rj-216/?fbclid=IwAR0Oe7wg_dky5D8KHv0oeKdRlM-lOo-iNViZQSaBdJvL7gEjvguicN8cydM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel