Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Classificação final do Carioca Off-Road 2014

Carioca Off-Road reedita Trilha da Meia Noite na etapa final da temporada 2014

Equipes de várias cidades fluminenses e também dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, lotaram o grid do Carioca Off-Road neste último final de semana, em Volta Redonda, RJ


Aconteceu neste último sábado, 25, a festa de encerramento do Carioca Off-Road 2014. A 5ª etapa foi realizada juntamente com a tradicional Trilha da Meia noite, em parceria com o Jeep Club de Volta Redonda. Participaram do certame, 94 carros e 73 motos, que percorreram cerca de 100 quilômetros por trilhas e estradas de terra do município, adentrando também as regiões de Amparo e São José do Turvo, em uma disputa eletrizante que teve largada às 18h e aconteceu na escuridão.

Além dos fluminenses, também prestigiaram o evento duplas mineiras, paulistas e capixabas. Todas enfrentaram um percurso que cortou vales, riachos, serras e áreas de plantações de eucalipto. Destaque para os fornos de carvão desativados da Fazenda Barbará.

Já na categoria Extreme, a largada ocorreu às 13h. Nesta competição, os participantes encararam subidas e descidas íngremes, fortes erosões, travessias de rios. Sobrou emoção e adrenalina!

A concentração – largada e chegada – foi na Ilha de São João, onde a população pode interagir e prestigiar a exposição de carros antigos, encontro de moto clube, apresentação de manobras de skate, motos e bikes, e apresentação da Banda 14 Bis.


Os campeões do Carioca Off-Road 2014


Pilotos e navegadores pontuam separadamente... E, depois de cinco etapas disputas, na classificação acumulada do Carioca Off-Road o piloto campeão da Graduados foi Pedro Paulo Oliveira. "O campeonato deste ano apresentou uma grande diversidade em termos de terreno e tipos de provas. Todas as etapas foram excelentes”, elogiou. Entre os navegadores, o melhor foi Lobsang Max.

Entre os off-roaders da Turismo, a dupla campeã foi Igor Romero e Vinícius Rohem. "É o terceiro ano que competimos e evoluímos significativamente, tanto que agora, estamos no topo do pódio. E quero agradecer a toda a família do Carioca Off-Road pelo sucesso do evento”, disse Romero.

Na Turismo Light, a vitória ficou com Inácio Rossetto e Leonardo Rossetto. E para fechar a Universitários, Eric Guedes e Alexandre Faria superaram todos os adversários. "Esse ano foi espetacular! Eu ainda não acredito que atingimos essa performance. A competitividade foi intensa, com as pontuações bem próximas”, relatou Inácio.

O organização do Carioca Off-Road encerra com chave de ouro de mais uma temporada do rali de regularidade, que a cada ano conquista mais adepto e revela novos nomes. "Preparamos um campeonato a altura de seus participantes. Nosso objetivo sempre foi superar as expectativas e, mesmo com todas as dificuldades encontradas, acredito que tenhamos atingido nosso intuito. Agora, já começamos a planejar 2015, pois o Carioca Off-Road não pode parar, e teremos muitas novidades para apresentar. Agradecemos a todas as duplas pela participação, bem como, aos patrocinadores e parceiros que tornaram mais essa disputa possível”, encerrou o diretor geral do evento, Cristiano Serpa.

Classificação – 5ª etapa Carioca Off-Road

Categoria Graduados

1º Pedro Agrelle / Matheus Mazzei, 30 pontos

2º Pedro Paulo Oliveira / Braulio Ferreira, 27 pontos

3º Jean Kamil / Leonardo Martins, 25 pontos

4º Anderson Soares / Filipe Fonseca, 25 pontos

5º Li Almada / Rodrigo Peternelli, 24 pontos

Categoria Turismo

1º Bruno Pereira / Ricardo Barbosa, 28 pontos

2º Márcio Pereira / Camilo Martins, 26 pontos

3º Igor Romero / Vinícius Rohem, 21 pontos

4º Carlos Eduardo Carvalho / Leandro Sereno, 21 pontos

5º Roberto Maciel / Juliana Oliveira, 20 pontos

Categoria Turismo Light

1º Inácio Rossetto / Leonardo Rossetto, 29 pontos

2º Otabio Nakamura / Vinícius Machado, 28 pontos

3º Giancarlo Peruffo / Murilo Andrade, 26 pontos

4º Neosandro Domingues / Déa Domingues, 20 pontos

5º Marcio Carneiro / Rodrigo, 19 pontos

Categoria Universitário

1º Eric Guedes / Alexandre Faria, 30 pontos

2º Rodrigo Souza / Gabriel Petruccelli, 27 pontos

3º Claudio Rafael Lemos / Any Lemos, 27 pontos

4º Ana Lucia Leitão / Paulo Sergio Fernandes, 25 pontos

5º Gustavo Coelho / Gabriela Mandaro, 22 pontos





Classificação – Campeonato Carioca Off-Road


Pilotos – Graduados 

1º Pedro Paulo de Oliveira, 101 pontos 

2º Pedro Braz, 95 pontos

3º Anderson Soares, 94 pontos

Navegadores – Graduados

1º Lobsang Max, 95 pontos

2º Filipe Fonseca, 94 pontos

3º Matheus Mazzei, 82 pontos

Piloto – Turismo

1º Igor Romero, 106 pontos

2º Carlos Eduardo Carvalho, 96 pontos

3º Marcos Leal, 88 pontos

Navegadores – Turismo


1º Vinicius Rohem, 106 pontos

2º Leandro Sereno, 96 pontos

3º Rosi Vasconcelos, 88 pontos

Pilotos – Turismo Light

1º Inácio Rossetto, 102 pontos

2º Márcio Pereira, 100 pontos

3º Otabio Nakamura, 90 pontos

Navegadores – Turismo Light

1º Leonardo Rossetto, 102 pontos

2º Francisco Machado, 100 pontos

3º Vinicius Machado, 90 pontos

Pilotos – Universitários

1º Eric Guedes, 112 pontos

2º Rodrigo Souza, 98 pontos

3º Marcel Cysneiros, 79 pontos

Navegadores – Universitários

1º Alexandre Faria, 112 pontos

2º Gabriel Petruccelli, 98 pontos

3º Vinicius Reis, 79 pontos


Fonte: http://www.cariocaoffroad.com.br/ver_noticias.php?id=198

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dicas de como acampar na chuva

Temporada de chuva chegando para nossa felicidade e salvação, e com ela muitos eventos onde provavelmente termos que acampar. Aí me aparece está matéria com dicas que podem ser fundamentais principalmente para os marinheiros, ou melhor, campistas de primeira viagem em dias de chuva. Confira aí:

Todo aventureiro está sujeito a tempestades, mesmo que não esteja na previsão do tempo.
Foto: Pierre-Jean Durieu - Fotolia.com
Acampar é literalmente viver com a natureza e conviver com as coisas boas, como as belas paisagens, ar puro, verde das arvores, entre tantas coisas inspiradoras, saiba se proteger no caso de chuvas inesperadas! Afinal estamos na natureza e ela nos oferece imprevistos inevitáveis. Por isso precisamos nos preparar para esses eventos e curtir da melhor forma possível.
ALGUNS PASSOS IMPORTANTES:

1. Pense a respeito do local das suas férias, jornada ou expedição. Esteja preparado, pesquise sobre a região onde você pretende acampar, a época do ano e principalmente veja a previsão do tempo antes de ir viajar. Esses detalhes são importantes para você considerar todas possibilidades e se equipar bem para enfrentar tempos chuvosos e outros imprevistos da região.

2. Compre a barraca certa. As barracas são fabricadas em modelos diversos que servem para as mais variadas situações, indo desde campings em praias e campos até acampamentos base em alta montanha (acima dos 6-7 mil metros de altitude). Saber escolher uma barraca levando em conta as suas necessidades é essencial. (Veja o artigo sobre os tipos de barracas).

3. Arme a barraca apropriadamente. Coloque uma lona sobre a barraca antes de armá-la, veja se a lona cobre toda a extensão da barraca com folga. Coloque uma lona também em baixo da barraca, isso ameniza a umidade do chão no piso da barraca. Evite armar a barraca sobre irregularidades como: inclinações, montes e terra fofa. Tente armar a barraca no local mais alto do acampamento e plano. Amarre bem as cordas e as deixe bem esticadas, mas sem forçar a costura. Não arme sua barraca próximo a rios, lagos ou do mar.

4. Use uma lona como cobertura adicional ou um capacho. Se possível, amarre a lona nas árvores, cabos ou qualquer coisa alta até mesmo seu carro), para criar um telhado sobre a barraca. Isso vai ajudar a impedir a chuva de cair diretamente em cima da barraca. Esta é a solução mais fácil para acampar com um carro. A lona auxilia também a colocar os itens como: botas molhadas, sapatos, casacos para secar antes de levá-los para dentro da barraca. Leve casacos resistentes a água e fáceis de secar para facilitar as coisas - invista em uma boa proteção para manter-se seco e aquecido. 

5. Verifique se a ventilação está adequada. A umidade da sua respiração na barraca pode condensar e causar uma chuva particular dentro da barraca. Ventilação adequada é a melhor resposta para impedir a condensação. Lembre-se, quanto mais ventilação, menos condensação. 

6. Mantenha toalhas e panos de secagem rápida (toalhas super absorventes) prontos para secar o interior da barraca. Se o temido fluxo de água adentrar sua barraca apesar de tudo, seque com estas toalhas, torça e pendure para secar. O mais rápido você secar a água, menos ela vai invadir a barraca. Vale a pena sair de seu confortável saco de dormir e verificar porque a água está entrando - talvez a cobertura precise de ajustes ou mais ventilação é necessária. 

7. Leve as coisas certas: Mantenha uma muda de roupa seca em uma sacola a prova d'água. Caso tudo dê errado e a água invada a barraca, você vai precisar de roupas secas. Tenha sapatos fáceis de calçar ou chinelos do lado de fora da barraca. Capas de chuva devem ficar dentro da barraca a noite. Pode estar um céu estrelado e uma noite agradável, mas se a tempestade chegar na calada da noite é bom tê-la por perto. Para aqueles que estão acampando no carro, leve guarda-chuvas extras. Opção para regiões frias ou com tendencia a mudanças bruscas no tempo: Tenha aquecedores de mãos e luvas apropriadas. Luvas leves e a prova d'água podem impedir que suas mãos congelem quando estiver armando ou desarmando sua barraca na chuva. 

8. Tenha coisas interessantes para fazer quando estiver preso na barraca o dia todo. Leve livros, jogos, material de desenho, seu diário - qualquer coisa que caiba na sua mochila e que seja do seu interesse. Um jogo útil para levar é um baralho (várias brincadeiras são possíveis) e ocupam pouco espaço. 

9. Desmonte a barraca com cuidado. Limpe bem sua barraca e nunca guarde-a molhada ou úmida. Em caso de imprevistos, guarde-a com cuidado e arme-a novamente na primeira oportunidade em local seco e deixe-a secar ao sol. Não use agentes químicos, sabão neutro, pano com água é o suficiente. 

DICAS

• Se estiver com o carro, estacione de modo a usá-lo para fornecer um abrigo, pode ser uma opção extra, e aconchegante para usar enquanto chove. 
• Uma barraca do tipo quatro estações é feita para o inverno frio, e não vai necessariamente oferecer proteção melhor contra a chuva. Ela é feita para resistir a neve e ventos fortes. Usar este tipo de barraca no verão significa carregar mais peso. Vai ter menos ventilação que uma barraca 3 estações. 
• Use equipamentos resistentes a água e se possível a prova água. Compre equipamentos a prova d'água de qualidade. Seda seca mais rápido que algodão, e portanto, pense em usar lençóis de seda. Se você estiver acampando com carro, tenha certeza que seus travesseiros e roupa de cama seja do tipo que seque rápido. 
• Se ainda estiver chovendo quando for a hora de ir embora, você vai ter que desmontar a barraca debaixo de chuva. Seu equipamento não vai ter a chance de secar, e vai ter que ser guardado molhado. Quando chegar em um destino seco não esqueça de limpar e secar seu equipamento imediatamente, não guarde nunca ele sujo ou molhado, preserve a durabilidade dos seus equipamentos. 

Fonte:http://nautika.com.br/lazer/nautika/Dicas_Detalhes.aspx?item=35

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

1º Golden Stone Adventure 4x4

O 1º Golden Stone Adventure 4X4 foi show! A pequena e pacata cidade situada na zona da mata mineira, acolheu dezenas de jeepeiros que foram abrilhantar o evento organizado por Xyko - O Combatente.

Prontos para a trilha.
No intuito de participar de mais um evento parte do grupo Caça-Lamas e amigos seguiram na manhã do último sábado para Pedra Dourada. Lá chegando, logo seguimos para concentração do evento, que teve início com uma trilha leve com muita, muita poeira mesmo, que percorreu a região serrana do município. Após uma pausa para um merecido almoço, a tarde houve a segunda parte da trilha que terminou por volta das 21h, só que me atrasei e não deu para ir nessa segunda etapa.

Caça-Lamas marcando presença.
Mas se não deu para fazer a trilha, nada nos impediu de fazer aquele churrasco na praça. Crianças brincando, carne queimando e a galera colocando o papo em dia e fazendo e/ou estreitando novas amizades até o sono nos render.

O percurso foi repleto de poeira e alguns trechos de mata.
Domingo pela manhã reunimos nossa galera e fomos conhecer a bela cachoeira da Jacutinga, que mesmo em um período de estiagem nos proporcionou momentos agradáveis de lazer... 

Eu e meu vice.
Energias restauradas, hora de partimos para o evento indoor, com a inauguração da Pista de Auto Cross GOLDEN STONE, onde houve a disputa nas categorias jeeps e gaiolas. Os resultados foram os seguintes: 

JEEPS:
Ganhadores na categoria Jeep.
 1º Lugar: Clóvis Zoboli do Jeep Clube de Castelo-ES
 2º Lugar:  Mirinho de Os Caça Lama Jeep Clube de Campos dos Goytacazes-RJ
 3º Lugar:  Márcio de Os Caça Lama Jeep Clube de Campos dos Goytacazes-RJ

GAIOLAS:
Ganhadores na categoria Gaiola.
 1º Lugar: Felipe (Pé de Couve) OFF ROAD 4x2 Tatu de Chuteira de Guaçuí-MG
 2º Lugar: Xyko O Combatente Adventure (Na gaiola de Pé de Couve.) de Carangola-MG
 3º Lugar: Lucas OFF ROAD 4x2 Tatu de Chuteira de Guaçuí-MG

Fim de corrida, hora de arrumar a mátula e retornamos para mais uma semana de labuta, após um final de semana show de bola. Clique aqui e veja mais fotos.

Mais um por do sol para fechar o final de semana.
Parabéns Xyko O Combatente e parabéns prefeita Eunice pelo evento! 
E não se esqueçam de nos convidar para o próximo.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Segurança Offroad

Acabei de achar! Excelentes dicas para novatos e veteranos no mundo e/ou vida Offroad, então: 

Leia atentamente antes de engatar o 4x4...

Offroad é diversão, adrenalina, aventura... enfim, a realização de um sonho para todos nós, fãs do automobilismo fora de estrada!!

No entanto, não podemos esquecer dos PERIGOS que a atividade envolve. Riscos previsíveis e imprevisíveis... por isso, a partir da iniciativa de diversos amigos jipeiros, resolvi escrever esse tópico aqui.

Ele tem como objetivo compilar o maior número de informações possíveis sobre SEGURANÇA em ambiente fora de estrada. Técnicas adequadas, medidas de prevenção, gerenciamento de risco em eventos, enfim, TUDO que esteja relacionado diretamente com a PRÁTICA SEGURA de nosso esporte.

Aos iniciantes, leiam atentamente as recomendações abaixo. O desconhecimento passa uma sensação de segurança incrível!!!

Aprenda a identificar os riscos, afinal você estará envolvido. Cobre ATITUDE SEGURA dos jipeiros mais antigos caso perceba manobras inseguras... pratique offroad com SEGURANÇA e aproveite com RESPONSABILIDADE!!!

Bom, vamos começar...

DICAS GERAIS...

1- USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA!!!!
Alguns pontos especiais: Verifique o estado do seu cinto. Qualquer indício de mau conservação, troque-o.
Cuidado com os pontos e parafusos de fixação. Não adianta cinto de 05 pontas se a fixação não estiver adequada.
Cinto de segurança tem prazo de validade.
Cinto de segurança deve ser trocado após uma colisão mais séria.
Evite cintos de marcas desconhecidas e não aprovado nos testes adequados.

2- NÃO faça uso de bebidas alcoólicas durante trilhas, passeios, raids ou outros eventos fora de estrada. A bebida diminui a atenção e a velocidade de resposta (reflexo) do ser humano. Deixe para comemorar depois da trilha... em casa, com segurança!!!

3- Faça um curso de Primeiros Socorros.

4- Tenha um kit de Primeiros Socorros na viatura. 
Invariavelmente, nas trilhas e passeios estamos afastados de hospitais e outros pontos de atendimento médico. Por isso é de extrema importância que todos tenham conhecimentos de primeiros socorros, para contornar a situação até chegar no atendimento definitivo. Não se esqueça, não basta somente uma pessoa saber... se ela for a vítima...

5- Antes de sair sempre deixe avisado: dia e horário previsto de retorno, local da atividade, pessoas envolvidas. Se possível, um telefone de contato de familiares das outras pessoas envolvidas, horário limite para espera em caso de não retorno (e início do plano de resgate).

6- Nunca faça trilha sozinho.
Saiba o que é motor, caixa de marcha,transferência, diferencial... além de tornar o passeio mais seguro, evita a compra de verdadeiras bombas... também permite "vistoriar" com mais critérios os serviços executados pelo seu mecânico. Na dúvida, pesquise no fórum, se não encontrar resposta, pergunte!!!Os motivos são muitos. Se alguém se habilitar, pode começar a listar...

7- Procure trilhas e atividades compatíveis com o seu nível de preparação. Respeite o limite de sua viatura. Tenha consciência de suas limitações técnicas, e não tenha vergonha de evoluir no esporte. Todos foram iniciantes um dia...

8- Filie-se a um Jeep Clube.
Jipeiros experientes podem lhe ajudar muito!!! Observe, aprenda e FILTRE. Motoristas mais"velhacos" também têm vícios... cuidado para não aprender atitudes erradas. Além disso, o ambiente e as novas amizades dos clubes, são acessórios de fábrica em qualquer 4x4 que comprar!!!

9- Aprenda conceitos de mecânica básica. Aprenda e entenda o funcionamento de um 4x4. 

DICAS SOBRE O CARRO:

1- Mecânica 100% em ordem!!!
Verifique TUDO!!! Motor, câmbio, embreagem, freios, suspensão, elétrica... antes e depois da trilha é fundamental uma inspeção minuciosa para garantir a diversão segura.

2- Preste atenção especial a adaptações.
Busque mecânicos qualificados e oficinas confiáveis para adaptações mecânicas em seu 4x4. Seja criterioso.

3- Tenha sempre o estepe calibrado e com tamanho adequado.
Muitas vezes, escondidos na viatura, esquecemos de calibrá-lo... na hora de usar, está baixo. Procure ter o pneu sobressalente no mesmo tamanho e desenho dos outros quatro. Em alguns casos especiais, isso pode ser desconsiderado.

4- Tenha sempre um macaco e chave de rodas.
De nada adianta o estepe se não estiver acompanhado dos seus companheiros...

5- Carregue uma caixa de ferramentas básica.
Nunca sabemos quando vamos precisar dela... seja para regular o carburador, ou trocar o rolamento. Ferramentas adequadas evitam o estrago desnecessário de parafusos, porcas e principalmente acidentes com as mãos dos mecânicos.

6- Verifique seu extintor de incêndio
Atente para o prazo de validade, o leitor de pressão (deve estar no VERDE) e para a data de revisão do mesmo. Compre extintores em locais com procedência, onde estejam estocados adequadamente.

7- É recomendável a instalação de uma chave geral.
Em caso de curto circuito, ela pode ser a diferença entre fósforo e fogueira...

8- Prenda todos os objetos no interior da viatura.
Em caso de colisão, eles podem se tornar armas voadoras letais!!!

9- Atenção especial à instalação de acessórios.
Quebra matos, guincho, pontos de ancoragem, bagageiros... são bonitos e embelezam a viatura. Mas além da beleza e funcionalidade, é preciso analisar criteriosamente se não comprometem a segurança dos passageiros e pedestres.

DICAS PARA O JIPEIRO...

1- Pratique atividade física regularmente.

2- Tenha uma alimentação saudável.

3- Use equipamento de proteção individual. Especialmente ao manusear guinchos e efetuar reparos na viatura.
Não esqueça dos óculos, caso opte por andar com a capota/parabrisas abertos. Objetos voadores causam estragos consideráveis aos olhos.

4- Procure um calçado com solado aderente e se possível com boa proteção ao tornozelo. Escorregões são incontáveis nas trilhas... Uma entorse de tornozelo pode impedi-lo de retornar guiando a viatura de forma segura. Ajuda também a prevenir picadas de cobras...

5- Mantenha sua carteira de vacinação em dia. Principalmente a antitetânica!!! Reforço a cada 10 anos...

6- Fique atento: Olhos abertos, mente atenta. Prevenção ainda é a medida mais eficaz!!!

CUIDADOS COM O GUINCHO...

1- Instalação adequada: Utilize uma base de fixação e parafusos corretamente dimensionados e corretamente ancorados ao chassis. Ressalta-se a qualidade da instalação elétrica dos guinchos elétricos.

2- Cabo de aço / Cabo sintético:
Dimensionamento correto para a capacidade do guincho e peso da viatura.
Depois da trilha revise minuciosamente o cabo. Desenrole completamente, e enrole de maneira que fique igualmente distribuído por todo o carretel.
Evite tração em sentido oblíquo ao guincho, pois o cabo pode "enroscar" se enrolado somente de um lado do carretel. Se isso acontecer, desenrole o cabo, enrole corretamente e continue a operação.

3- Cuidado especial com pontos de ancoragem:
Naturais (árvores) ou artificiais (postes, âncoras, etc) devem suportar a força do guincho e o peso da viatura.
Não passe o cabo diretamente no tronco da árvore. Você pode matá-la. O correto é sempre proteger com uma cinta, para não danificar a camada externa onde corre a seiva.
Os pontos de ancoragem das viaturas devem ser corretamente dimensionados e fixados.

4- Sempre use LUVAS ao manusear o guincho!!!

5- Providencie um peso para colocar sob o cabo: Em caso de rompimento do mesmo, o efeito chicote será minimizado e direcionado para o solo.

6- Defina a área de segurança: Somente o operador do guincho e os motoristas dos jipes envolvidos devem permanecer próximos da operação.
A área de segurança pode ser delimitada da seguinte forma: Imagine duas circunferências, uma tem como centro o guincho da primeira viatura e a outra o ponto de ancoragem da segunda. O raio delas corresponde a distância de cabo esticado. Nessa área imaginável (duas circunferências juntas), ninguém deve ficar!!
Procure por objetos que prendem a viatura por baixo Pedras, troncos, etc. Se possível, prepare o terreno a frente das rodas, para evita trancos

7- Não use o guincho como cinta de reboque : Caso seu 4x4 quebre, não use o guincho para rebocá-lo. Ele não foi projetado para isso.

8- Não use o guincho para elevar / mover PESSOAS: Como todo equipamento, ele está sujeito a quebras. Às vezes imprevisíveis...

9- Guincho não é o único recurso disponível: Prepare o terreno a frente das rodas. Cheque se não há troncos, pedras ou outros obstáculos que prendem o 4x4 por baixo. O uso do guincho deve ser criterioso. Muitas vezes é usado para ganhar tempo... Pois é mais fácil arrastar no guincho que cavar um pouco mais...

10- Proteção do parabrisas: Levantar o capô do carro fixo, que usa seu guincho para rebocar o outro atolado, pode impedir danos ao operador, caso o gancho seja arremessado (em caso de ruptura ou se soltar do ponto de ancoragem).

DICAS PARA ANDAR EM COMBOIO...

1- Mantenha distância SEGURA do carro da frente: Lembre-se que lama, chuva e outros fatores deixam a pista escorregadia, portanto a distância deve ser aumentada!!!
Uma dica prática: determine um ponto na beira da estrada (placa por exemplo). Quando o carro da frente passar por ele, inicie a contagem: Um mil e um, um mil e dois. Você não deve passar no mesmo ponto antes de acabar de contar...

2- Cuide do carro de trás: De olho no retrovisor!!! Você é o responsável pelo carro de trás. Controle o espaço, evitando que o comboio se separe e que seu companheiro perca o caminho. Ao reduzir a velocidade, não se preocupe, pois o da sua frente também o fará, e assim sucessivamente...

3- Comunicação é fundamental! Pelo menos o "puxador", o "fecha-fila" e o "carro mecânico" devem possuir rádios de comunicação.

4- O comboio anda no ritmo do carro mais lento. A sugestão é deixá-lo logo atrás do carro "puxador".

5- Respeite as regras de trânsito: Andar em grupo não significa privilégios especiais. Confira o tempo para próxima trilha.
Cuidado ao escolher lugar para estacionar, principalmente para não transtornar a organização do posto de gasolina.
Paradas ao acostamento devem ser limitadas ao carro com pane, que será socorrido pelo carro mecânico. Ou seja, somente DUAS viaturas param. Os outros devem seguir até um ponto de parada seguro, para esperar pelo companheiro!!!

6- Divida as responsabilidades: Um comboio com grande número de carros é perigoso, e pode gerar multa!!! Se possível, divida-o em mini-comboios, determinando novos responsáveis por cada grupo.

7- Estude o trajeto com antecedência:  Em especial para o puxador...
Escolha o caminho com menos faróis, avenidas mais espaçosas... Saiba e estude a rota antecipadamente, evite mudanças bruscas de direção. Sempre sinalize com antecedência, pois o comboio tem um tempo de reação "lento".
Ao mudar de pista, o último do comboio "fecha-fila" (que está com o outro rádio) faz sua manobra antes dos demais, protegendo assim a pista para aqueles que estão à sua frente.

8- Cuidado especial com ultrapassagens!!! Mantenha distância do companheiro da frete, para que carros mais rápidos possam ultrapassar o comboio (em pista simples) com segurança.
Respeite sua ordem no grupo e evite ultrapassagens desnecessárias.

9- Comboio sempre unido: Companheirismo e solidariedade são fundamentais. Não deixa companheiros para trás.

GRUPO QUE SAI JUNTO VOLTA JUNTO!

Um grande abraço
Donatti - Jeep Clube de Ribeirão Preto

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dicas de Estrada

Pode até parecer bobagem, mas fazer um planejamento antes de cada viagem pode significar tranquilidade e segurança para o carreteiro. Como ninguém roda sem destino, vale a pena seguir o seguinte roteiro:


CHECAGEM DO CAMINHÃO:
Sistemas de freio, elétrico e de ar, pressão de óleo, dos pneus, abastecer e verificar se os documentos pessoais, do bruto e da carga estão em ordem.

CARGA:
- Verificar arrumação, altura, cordas, lona, lacre etc.


VIAGEM
- Destino.
- Melhor caminho.
- Tipo de carga e cuidados a serem tomados.
- Planejar paradas para abastecer, comer e dormir. 
- Saber se a cidade para onde vai tem muito roubo de cargas.
- Procurar saber o melhor caminho na cidade para chegar ao local da descarga.

ESTADO DO CORPO
- Dormir pelo menos seis horas antes de viajar
- Não ingerir bebidas alcoólicas
- Estar bem alimentado
- Estar sem problema de saúde
- Ter em mãos telefones da empresa embarcadora da carga, do destinatário e da família.

DURANTE A VIAGEM
- Evitar paradas desnecessárias.
- Não dar carona a estranhos.
- Parar somente nos pontos programados.
- Manter sempre atenção na rodovia.
- Dirigir com segurança e responsabilidade.
- Quando estiver viajando em comboio evitar brincadeiras. 
- Obedecer as leis de trânsito e sinalização.

DURANTE AS PARADAS
- Nunca deixar o caminhão aberto ou com a chave no contato.
- Nunca deixar documentos, objetos ou valores expostos.
- Nunca falar com estranhos sobre a carga, paradas e destino.

EM CASO DE ASSALTO
- Nunca discutir com os ladrões.
- Não encarar os ladrões.
- Ficar atento e observar o tratamento entre os ladrões. 
- Se for amarrado, não se desesperar.
- Quando estiver livre telefonar imediatamente para a polícia e transportadora.