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sexta-feira, 3 de julho de 2020

Dicas para dirigir seu 4x4 nas dunas

Um dos grandes desafios dos off-roaders é dirigir nesse terreno. Saiba como utilizar o 4x4 com segurança na areia e garanta a diversão


Dirigir com seu 4x4 nas dunas requer um mínimo de técnica e conhecimento do veículo, pois há uma série de detalhes que devem ser analisados com atenção.

“Na maioria das situações, quando colocamos em prática as técnicas de condução 4x4, agimos diretamente contra nossos instintos e, para isso, é necessário bastante frieza para tomar as decisões. Caso você não se sinta preparado ou se estiver inseguro, não vá adiante, a segurança vem em primeiro lugar”, afirma Isac Silva Pinto, coordenador de eventos off-road e instrutor de 4x4.

Para transpor dunas, use sempre a reduzida (caso seu 4x4 possua)
Vai encarar dunas e areias fofas?

Antes de colocar o seu 4x4 nas areias, é preciso tomar alguns cuidados. “A duna é um dos obstáculos mais radicais do off-road. Para enfrentá-las, o pneu, a motorização e o peso são fatores importantes”, detalha Isac. Confira as dicas.

Passear com o 4x4 em dunas é diversão garantida. Basta tomar os cuidados necessários (Foto: Tom Papp)
  • Diminua a calibragem do pneu com limite aproximado de 18 libras sem câmara e 10 libras com câmara;
  • A marcha engatada sempre deverá ser a 4x4 e reduzida (se houver);
  • Para subir na duna, pegue distância e ganhe velocidade;
  • Mantenha a aceleração alta e constante;
  • A troca de marcha deve ser rápida para não haver perda de impulso, principalmente na subida. Na descida, posicione o veículo em linha reta para baixo e engate a segunda reduzida, acelerando para manter o controle da direção;
  • Para câmbio automático, tire a marcha da posição D (drive) e passe para a posição 1 ou 2. Isso evita superaquecimento do câmbio e eventual troca da marcha durante a subida;
  • Freie lentamente para evitar que os pneus não afundem;
  • Não estacione num ponto com aclive.
  • Se parar antes de chegar ao topo, engate a ré e repita a manobra. Evite usar o mesmo traçado duas vezes;
  • No topo, pare e avalie a descida.
Atolei, e agora?

Atolar faz parte do divertimento e até os competidores mais experientes passam por isso. Basta manter a calma e seguir alguns passos simples:

Se precisar estacionar o 4x4 na duna, não faça isso em aclives
  • Tente sair em 2ª marcha. Em câmbios automáticos, mude da posição D (drive) para a 1 ou 2;
  • Cave com uma pá ou a mão a parte da frente de cada pneu;
  • Tente sair de ré, pode ser mais fácil;
  • Se der, molhe a areia para ficar mais firme;
  • Pedras e troncos ajudam a calçar os pneus;
  • Pranchas de desatolagem ou até mesmo os tapetes de borracha do carro servem de guia para sair da areia.
Após a diversão, não se esqueça de recalibrar os pneus e lavar com atenção toda a parte inferior do 4x4, incluindo chassi e carroceria.

Agora que você já sabe um pouco sobre as técnicas off-road em terrenos de dunas, experimente na prática. A Mitsubishi Motors indica uma plataforma de cursos para você aprimorar essas habilidades. Confira aqui a programação, faça sua inscrição e curta sua vida outdoor em meio à natureza.

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