Tração 4×4 é um item bastante importante para quem enfrenta situações difíceis no fora de estrada, assim como também garante melhor condução para carros de passeio, além de entregar mais diversão em passeios de fim de semana nas trilhas.
Nesta lista TOP 10 pesquisamos os carros 4×4 mais baratos vendidos no mercado nacional. O colaborador Lucro Brasil criou esta lista e nos ajudou com a informação.
Note que a diferença de preços entre os 10 carros mais baratos 4×4 do segmento de SUVs é bem grande.
Carros 4×4 mais baratos e SUVs 4×4 mais baratos
1) Suzuki Jimny 4WORK – R$ 75.990
O Suzuki Jimny é um pequeno carro 4×4 muito valente, robusto, econômico e barato, tendo mantido seu preço abaixo de R$ 70.000, tendo aumentado muito pouco nos últimos cinco anos. Feito em Catalão-GO junto com modelos da Mitsubishi, ele já foi fabricado em Itumbiara-GO.
Com chassi de longarinas e sistema de tração 4×4 com reduzida, o jipinho consegue entrar e sair em diversas situações bem ruins, sendo também um útil veículo para serviços em locais remotos, além é claro de ser um produto bem focado no lazer e aventura.
O Jimny tem diâmetro de giro de 4,9 m e seu motor 1.3 e 85 cv e 11,2 kgfm, até parece fraco, mas para uso no off road, ele desenvolve muito bem, aliado a uma caixa manual de cinco marchas.
2) Suzuki Jimny Sierra 4You MT Allgrip – R$ 105.990
O Suzuki Jimny Sierra é a nova versão do modelo acima, mas os dois convivem por uma questão mercadológica. No caso desse modelo, o visual foi renovado e mais equipamentos de série foram acrescentados.
O motor usado pelo Jimny Sierra é o 1.5 de 108 cv e 14,1 kgfm de torque, sendo consideravelmente mais forte que o 1.3 do anterior Jimny. Para o uso off-road, é mais que suficiente. Sua tração 4×4 é do tipo integral temporária e seu câmbio tem cinco marchas.
As outras versões do Jimny Sierra chegam a R$ 124.990.
3) Ford EcoSport Storm 2.0 AWD – R$ 107.790
O Ford EcoSport ganhou a versão Storm AWD em sua última atualização, sendo uma configuração mais moderna que a anterior 4×4.
O conjunto motriz passa do Duratec 2.0 de até 148 cv para o Duratec Direct – com injeção direta de combustível – com até 176 cv, bem como o câmbio manual de seis marchas sai de cena para dar lugar ao automático de seis velocidades com conversor de torque.
Chamado de Storm, o modelo tem pintura personalizada em dois tons e com faixas decorativas, rodas de liga leve escurecidas, proteções adicionais nos para-choques e saias de rodas, bem como grade exclusiva com o nome “Storm” bem grande. O interior tem detalhes em cor laranja, assim como no exterior do veículo.
4) Suzuki S-Cross 4-Style AllGrip – R$ 125.990
O primeiro modelo do S-Cross era mais leve visualmente e estava mais próximo de um Honda Fit do que de um crossover, mas era bem legal. Agora, o modelo da Suzuki ficou mais atarracado, porém, preserva o principal: tração 4×4 AllGrip.
Esse é um sistema polivalente, que permite bloquear o 4×4, bem como deixando variando de força entre eixos e as rodas, além de entregar uma opção de performance que garante até 100% de força nas rodas traseiras, algo que só recentemente Mercedes-Benz e BMW conseguiram fazer em seus carros…
Há também o modo de inverno, com redução de força quando em pisos escorregadios. Se no Vitara o motor é 1.6, a sensação aqui é o 1.4 TurboJet com 146 cv e 23,5 kgfm, além do câmbio automático de seis marchas.
5) Mitsubishi ASX HPE AWD – R$ 125.990
O Mitsubishi ASX é um carro 4×4 da marca japonesa com um porte próximo dos SUVs compactos, tendo agora um design mais robusto com a última atualização.
Além da opção de acesso com tração dianteira, o modelo tem também outras duas com tração nas quatro rodas, mas com um preço bem mais alto. Ele agrega um motor MIVEC 2.0 Flex de até 170 cv e 23 kgfm, que dispõe unicamente de câmbio CVT com sistema INVECS-III.
Bem completo, vem com rodas de liga leve 18 polegadas, sete airbags, bancos em couro, entrada e partida sem chave, entre outros.
6) Suzuki Vitara 4Sport – R$ 125.990
A nova geração do carro 4×4 Suzuki Vitara só peca por não ser feita no Brasil.
Importado da Hungria, o pequeno SUV 4×4 se enquadra muito bem no segmento e de quebra oferece a desejada tração nas quatro rodas.
Com visual moderno, o utilitário esportivo é moderno e conta com uma multimídia com tela de 10 polegadas, inédita no segmento. Com enorme gama de pintura em dois tons, o crossover possui sistema de tração AllGrip com os modos Auto, Sport, Snow e Lock, que bloqueia o sistema de tração em 4×4.
Controles de tração e estabilidade, assim como assistentes de subida e descida estão presentes. O motor é o 1.6 de 126 cv e 16,7 kgfm, tendo transmissão automática de seis marchas. O modelo vem ainda com rodas de liga leve aro 17 polegadas.
7) Jeep Renegade Longitude Diesel 2.0 4×4 – R$ 134.990
O Jeep Renegade era uma das poucas opções de SUV 4×4 com preços mais acessíveis no Brasil, já que aqui os carros 4×4 são tão caros.
Quando foi lançado em 2014, custava a partir de R$ 99.990 na versão diesel 2.0 4×4, mas agora é com este preço acima que a brincadeira começa.
Dotado de grande capacidade off-road, o utilitário esportivo dispõe do bom motor diesel 2.0 Multijet com 170 cv e 35,7 kgfm. Além disso, o propulsor usa um câmbio automático de nove marchas, que inclui paddle shifts.
Nessa versão 4×4, os para-choques apresentam bons ângulos de entrada e saída, enquanto a suspensão é elevada em relação ao modelo Flex. Ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica, sistema de som com Bluetooth e USB, navegador GPS, piloto automático, entre outros, fazem parte do pacote.
8) Subaru XV S-AWD – R$ 144.900
O Subaru XV é um crossover propriamente dito, derivado do Impreza – que não está disponível na rede e que custava R$ 104.900 – tendo o excelente motor boxer 2.0 de 150 cv e 20 kgfm, que vem com o câmbio CVT Lineartronic e o sistema de tração S-AWD, que é montado no mesmo nível de motor e câmbio, garantindo um centro de gravidade mais baixo e assim, mais estabilidade e controle.
É bem completo, tendo ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve aro 17, teto solar, volante com paddle shifts, entre outros.
9) Troller T4 – R$ 151.950
O Troller T4 é um legítimo 4×4 aventureiro, muito mais do que simplesmente um carro 4×4.
O produto da Ford, mas de origem cearense, é um jipe ideal para quem gosta de trilhas e caminhos desafiadores, sendo uma alternativa “full” ao Suzuki Jimny, embora este também não fique devendo muito por causa de seu tamanho.
Com mecânica do Ford Ranger, a marca americana sabiamente soube utilizar o que tinha para deixar esse SUV brasileiro um valente no off road extremo. São 200 cv e mais de 47 kgfm de torque, bem como um câmbio manual de seis marchas e um sistema 4×4 eficiente.
Leve, já que a carroceria é um misto de fibra de vidro e plásticos de alta resistência, o modelo encara qualquer desafio com conforto relativo, amenizado por um potente ar-condicionado e sistema de áudio completo.
Aqui vemos o preço bem mais em conta do Suzuki Jimny em relação aos outros modelos. Por ele ser um modelo mais antigo e também mais simples e pequeno, o preço é mais interessante. Mas não é por ele ser mais barato que é menos valente em terrenos difíceis, muito pelo contrário, ele se sai muito bem. Veja no link abaixo uma avaliação do modelo.
10) Jeep Compass Longitude Turbodiesel – R$ 161.990
O Jeep Compass é o último modelo a aparecer em nossa lista, mas certamente é um dos mais vistos nas ruas. Queridinho entre os SUVs no Brasil, o modelo tem versões mais baratas, mas sua tração 4×4 só aparece na versão Longitude com motor turbodiesel. Esse propulsor é o mesmo usado no Renegade, entregando 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 marchas.
O fato, porém, é que o Compass não tem tanta aptidão off-road, sendo um SUV usado muito mais em ambientes urbanos. É a mesma situação que ocorre com seu irmão Renegade, mas nesse caso existem versões que encaram com um pouco mais facilidade as estradas de terra ou os buracos de nossas estradas.
Picapes 4×4 mais baratas do Brasil
1) Ford Ranger XL CS 2.2 Diesel MT – R$ 128.590
Como a Ford Ranger não tem 4×4 com motor flex, então a opção é a cara XL 2.2 diesel, que entrega 160 cv, mas com transmissão manual de seis velocidades. Para os puristas do campo, isso é uma coisa boa. Bem equipada no pacote intermediário, ela tem sete airbags e o sistema de chamada de emergência pelo SYNC.
2) Volkswagen Amarok S – R$ 132.580
Ela é pouco vista nas ruas, mas existe. A Vokswagen Amarok S é a versão de entrada com motor diesel 2.0 TDI de 140 cv e câmbio manual de seis marchas, mas devidamente com tração nas quatro rodas. O pacote de conforto é simples, porém, ela vem com controles de tração e estabilidade, assistente de subida e descida, faróis de neblina e ar-condicionado automático.
3) Toyota Hilux 4×4 Cabine Simples – R$ 133.690
Talvez você não esperasse ver a Hilux nessa posição, já que a picape da Toyota é conhecida por seus altos preços. Mas a versão de entrada (com cabine simples) é vendida por R$ 130.990, o que a colocou na quarta posição. Essa opção é focada no trabalho e por isso seu conforto é limitado. O motor diesel 2.8 GD tem 177 cv e 42,8 kgfm, equipado unicamente com câmbio manual de seis marchas. Tem apenas ar-condicionado e direção hidráulica.
4) Fiat Toro Endurance 2.0 AT9 – R$ 134.990
A Fiat Toro Freedom 4×4 infelizmente aumentou e já não é a opção mais barata do mercado. Mesmo assim, tem o bom motor diesel 2.0 Multijet de 170 cv, mas com câmbio manual de seis marchas. O modelo tem um bom acabamento interno e já vem com alguns itens bons também, tais como ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, airbag duplo, ABS, sistema de áudio com Bluetooth e USB, entre outros.
5) Chevrolet S10 LT 2.5 Flex AT – R$ 135.590
Apesar do bom preço, a Chevrolet S10 Cabine Dupla tem motor flex 2.5 de até 206 cv nessa versão com tração 4×4. O motor em si é moderno, pois tem injeção direta de combustível e é totalmente feito em alumínio. A vantagem em termos de conforto é a presença do câmbio automático de seis marchas. Em conteúdo, vem bem recheada na versão LT.
6) Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor – R$ 139.990
A Mitsubishi L200 recebeu uma nova versão de entrada recentemente, denominada Triton Sport Outdoor. O modelo vem com motor 2.4 MIVEC turbodiesel, com 190 cv e 43,9 kgfm, associado a um câmbio manual de seis marchas (com até 18 combinações através do sistema de tração Easy Select II).
7) Nissan Frontier S MT – R$ 143.850
A Nissan Frontier ficou bem mais cara quando renovou seu visual, como podemos ver no valor cobrado pela versão de entrada S com câmbio manual. Importada do México e com novo motor diesel 2.3 biturbo de 190 cv, além de câmbio automático de sete marchas, ela vem bem completa e conta até com multimídia, além da direção elétrica leve e do sistema de limpeza do catalisador, que reduz bastante o custo de manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel