Aventurar-se nas trilhas off-road vai muito além de acionar a tração 4×4, sair do asfalto e acelerar. É preciso guiar com cuidado e evitar acelerar forte nas estradas de terra – há risco de encontrar animais, crianças e veículos lentos ao longo do caminho.
O instrutor de pilotagem fora de estrada Felipe Burnier Clauset recomenda revisar o veículo e ter à mão itens como cinta, lanterna e pá. “Kit de primeiros socorros, lanches leves e água potável também são fundamentais em trilhas ”, afirma. “O mais importante é conhecer os limites do carro. Caso contrário, se atolar, por exemplo, o trilheiro pode não conseguir tirar o utilitário do lugar.”
O professor João Roberto de Camargo Gaiotto lembra que, ao andar na terra, manobras bruscas podem provocar a perda do controle da direção em curvas acentuadas. “Pequenas pedras, terra e areia reduzem a aderência dos pneus.”
Gaiotto explica que, se for extremamente necessário rodar em alta velocidade, como em uma emergência médica, o motorista deve-se utilizar a tração nas quatro rodas na função “high range” – sem passar a alavanca para a reduzida (“low range”). “Siga a mesma recomendação em estradas com muito barro ou areia.”
O piloto de rali Arilo Alencar Júnior sugere acionar a tração integral logo após sair do asfalto. “Na areia fofa o ideal é diminuir a pressão dos pneus para aumentar a área de atrito da banda de rolagem”, diz.
“Se atolou, tente voltar de ré sem acelerar muito. Não deu, procure sair em segunda marcha e mantenha o veículo sempre em movimento”, afirma.
Alencar diz que em caso de muita poeira é preciso manter distância segura do veículo à frente. “O pó pode esconder obstáculos ou mesmo curvas.”
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