Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Muita atenção ao sair do asfalto

Aventurar-se nas trilhas off-road vai muito além de acionar a tração 4×4, sair do asfalto e acelerar. É preciso guiar com cuidado e evitar acelerar forte nas estradas de terra – há risco de encontrar animais, crianças e veículos lentos ao longo do caminho.


O instrutor de pilotagem fora de estrada Felipe Burnier Clauset recomenda revisar o veículo e ter à mão itens como cinta, lanterna e pá. “Kit de primeiros socorros, lanches leves e água potável também são fundamentais em trilhas ”, afirma. “O mais importante é conhecer os limites do carro. Caso contrário, se atolar, por exemplo, o trilheiro pode não conseguir tirar o utilitário do lugar.”

O professor João Roberto de Camargo Gaiotto lembra que, ao andar na terra, manobras bruscas podem provocar a perda do controle da direção em curvas acentuadas. “Pequenas pedras, terra e areia reduzem a aderência dos pneus.”

Gaiotto explica que, se for extremamente necessário rodar em alta velocidade, como em uma emergência médica, o motorista deve-se utilizar a tração nas quatro rodas na função “high range” – sem passar a alavanca para a reduzida (“low range”). “Siga a mesma recomendação em estradas com muito barro ou areia.”


O piloto de rali Arilo Alencar Júnior sugere acionar a tração integral logo após sair do asfalto. “Na areia fofa o ideal é diminuir a pressão dos pneus para aumentar a área de atrito da banda de rolagem”, diz.

“Se atolou, tente voltar de ré sem acelerar muito. Não deu, procure sair em segunda marcha e mantenha o veículo sempre em movimento”, afirma.

Alencar diz que em caso de muita poeira é preciso manter distância segura do veículo à frente. “O pó pode esconder obstáculos ou mesmo curvas.”

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Guia para aproveitar a folia de carnaval com segurança

Para muitos brasileiros o carnaval é a melhor época do ano e o momento ideal para reunir os amigos e curtir dias de muita diversão. Para não acabar com a festa antes da hora, é ideal tomar alguns cuidados! Listamos algumas dicas básicas para curtir o carnaval com segurança!



1 – Cuidado no trânsito

Tudo certo com o carro?

Resolveu pegar a estrada para curtir o carnaval em outra cidade? Essa prática tão corriqueira requer do motorista alguns cuidados, tanto na preparação da viagem quanto no momento em que estiver rodando por aí.

O primeiro passo antes de ir viajar é submeter seu veículo a uma revisão mecânica e checagem dos pneus, incluindo estepe. Bem como conferência de todos os itens de segurança, como cintos e triângulo de sinalização. Estar em um carro em boas condições é fundamental para uma viagem segura.

Embora não sejam obrigatórios, é interessante ter no veículo um extintor de incêndio e um kit de primeiros socorros, sobretudo se o trecho a ser percorrido for longo ou deserto. Ter esses itens à mão pode ser fundamental em caso de algum acidente.

Confira os documentos!

Fique atento na documentação do veículo e do motorista! Tenha com você a Carteira Nacional de Habilitação válida e o licenciamento do veículo. Esses documentos são importantíssimos e a falta deles poderá causar sérios transtornos.

Se beber, não dirija

Já na estrada, tenha os cuidados básicos! Nunca é demais ressaltar: se beber, não dirija. Passe o volante para alguém que não ingeriu bebidas alcoólicas, afinal, bebida e direção não combinam! Por isso, não submeta você, sua família ou amigos e outras pessoas a um risco desnecessário.

No período carnavalesco o álcool é o maior responsável pelos acidentes de trânsito, por isso, seja prudente e leve a sério essa recomendação. Isso vale também para o trânsito urbano! o.

2 – Ir de ônibus: uma alternativa


Em geral, as cidades que são tomadas pela folia durante o carnaval têm seu trânsito modificado para privilegiar a passagem de pedestres ou carros de som e trios elétricos. Circular de carro por essas cidades se torna um desafio, por causa da dificuldade em transitar e também a de encontrar vagas. Além da incerteza se seu veículo estará seguro sendo deixado naquele lugar.

Por isso, vale refletir: seu carro será mesmo necessário durante os dias de folia? Talvez a melhor opção para você e sua turma seja uma viagem de ônibus. Assim, vocês fazem a viagem de carnaval com segurança.

Apostar no deslocamento por ônibus acaba evitando possíveis transtornos tanto durante o trajeto quanto já no destino. Além disso, para quem gosta de antecipar a folia o ônibus garante a segurança da viagem.

3 – Cuidados com seus pertences

Muitas pessoas saem para o carnaval carregando a própria casa nas costas! Além de ser desnecessário, isso só aumenta a possibilidade de ter algum pertence furtado em meio ao festejo.

Tenha em mente que você está indo para um local com grande concentração de pessoas e o objetivo é unicamente a diversão. Sendo assim, leve somente o necessário para aquele momento. Se pretender fotografar a festa, prefira carregar apenas um equipamento, como um celular.

Invista em roupas leves e calçados confortáveis! Carregue um documento de identificação e uma quantidade de dinheiro que você considere necessária para aquele dia. Dê preferência a notas menores que facilitam o troco e, em caso de perda, reduzem o prejuízo. Levar um cartão de banco também pode ser útil para alguma emergência.

Onde levar?

Para transportar estes itens, evite bolsas ou carteiras de volume grande, pois são alvos fáceis. Evite também colocar o dinheiro no bolso de trás de calças e bermudas. Pode ser uma opção interessante apostar em uma doleira, em que pode ser guardado, inclusive, o seu celular.

Outra dica para curtir o carnaval com segurança é: ande sempre em grupo. Evite perambular sozinho pelas ruas durante o carnaval, principalmente à noite. Combine um ponto de encontro com seus amigos, para que, caso alguém se perca, todo o grupo saiba onde se reencontrar. Observe se existe policiamento na região e saiba como localizá-lo em caso de algum incidente.

Lembre-se sempre de que a recomendação válida para todo o ano é válida também para o carnaval: em caso de assalto, não reaja.

4 – Cuidados com sua saúde


Cuidado com os excessos!

O carnaval é um convite irresistível para cometer excessos! Mas vale a pena tomar alguns cuidados e não causar prejuízos para você nem para os demais.

A bebida alcoólica é um componente quase inseparável da folia do carnaval. Mas é importante conhecer seus limites: se perceber que já bebeu demais, o ideal é interromper o consumo.

Tenha boas noites de sono e mantenha uma alimentação saudável durante os dias de festa. Embora isso possa parecer impossível para alguns, com um pouco de organização é possível fazer boas refeições e ter horas de sono suficientes para recuperar o organismo.

Se hidrate!

Sempre consuma bastante água! Além de hidratar, o líquido ajuda a minimizar os efeitos do álcool durante e depois de seu consumo. Essa é uma ótima dica para evitar aquela ressaca no dia seguinte!

É importante ressaltar que, além do cuidado com o tanto que se bebe, devemos ter cuidado, também, com o que bebemos. Evite bebidas com as quais você não esteja acostumado, não beba nada oferecido por desconhecidos e jamais descuide de seu copo. Pessoas mal intencionadas podem aproveitar esse momento para colocar alguma substância em sua bebida e, posteriormente, transformá-lo em mais uma vítima de golpes.

Prevenção nunca é demais!

Com relação a prática de sexo durante o carnaval, a recomendação que fica é a mesma de todas as horas: use sempre camisinha! Os preservativos são distribuídos gratuitamente em qualquer posto de saúde e, muitas vezes, em meio à própria folia, por equipes das secretarias de saúde locais. Não deixe que a euforia e a empolgação acabem em imprudência.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

XXI Carnajeep

E no sábado aconteceu mais um Carnajeep, a tradicional abertura do carnaval dos jeepeiro e amigos, comandada pelos anfitriões de mão cheia: o amado casal Elza e Zé Bofinho!


Festa repleta de alegria, boa energia, gente bonita e de bem com a vida, a qual vem se tornando melhor a cada ano, superando nossas expectativas.


O cozido e a feijoada preparados por Zé, mais a mesa de frutas foram atração a parte, mas o grande barato do evento é poder ver, rever e fazer novos amigos. Além disso tudo, a festa foi animada por Mateuzinho e cia., que mais uma vez garantiram a alegria com um variado repertório.


Por motivos particulares não pude participar da carreata do evento, mas na volta ao Farol de São Tomé, deu tempo de fazer um passeio noturno. Veja todos registros que fiz aqui.



E para fechar o dia de forma brilhante fui curti o super show da banda Jota Quest com a família, celebrando mais um ano de vida da minha caçula (Joana). Tudo perfeito graças ao Pai!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Mais um Carnajeep se aproximando!

Vai rolar no próximo sábado o XXI Carnajeep.


Tradicional grito de carnaval, promovido pelos amigos Elza e Zé Bofinho, que reúne em Grussaí os amantes do off road, para viverem momentos de pura alegria e euforia em uma festa familiar, repleta de amigos.

Se ainda não adquiriu seu abadar, CORRA LOGO! Restam pouquíssimos!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Cinco dicas de como dirigir em enchentes e alagamentos

Se você vive em grandes centros urbanos, em especial aqueles que estão sendo assolados por fortes chuvas, precisa conhecer algumas dicas de como dirigir em enchentes e alagamentos. 

Fortes chuvas têm atingido inúmeras cidades brasileiras e com elas as enchentes e alagamentos se tornaram constantes. Exigindo dos motoristas cuidados redobrados, especialmente quando se trata de regiões muito alagadas. Saber como passar em alagamento, ou como não deixar o carro morrer pode ser o conhecimento necessário para que você possa evitar prejuízos maiores.

Nestas situações, alguns lembretes básicos podem fazer a diferença, como acender o farol durante as chuvas e ligar o limpador de para-brisa e o desembaçador. Mas, será que você sabe exatamente o que fazer em caso de alagamento para evitar problemas no carro e o caos no trânsito? Confira, abaixo, cinco boas orientações sobre como dirigir em ruas alagadas e enchentes:

Foto: http://www.expressocampista.com/Publicacao.aspx?id=94525

Veja algumas dicas de como dirigir em enchentes e alagamentos

1- Evite entrar com velocidade em meio a água

A primeira dica de como dirigir em enchentes e alagamento é não entrar com velocidade em na área alagada. Se você fizer isso, a água poderá ir diretamente para o motor do seu carro.

O mais indicado é que você pare o carro, engate a primeira marcha e siga devagar, mantendo a marcha e uma aceleração constante, até passar pelo alagamento. Fazendo isso, o carro promoverá uma onda a frente do veículo, fazendo com que a área de contato com a água entre a região onde está o motor seja menor, deixando o alagamento mais raso perto do motor.

2- Mantenha uma distância segura

Manter uma distância segura do veículo a frente é fundamental em qualquer situação e obrigado por lei. No entanto, quando falamos de uma situação de alagamentos ou enchentes é preciso que essa distância seja ainda maior. 

Por isso, o mais indicado é que se mantenha a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel a sua frente. Assim se algum imprevisto acontecer, você poderá frear a tempo. Essa medida é necessária porque com o carro dentro da água, os freios ficam molhados e perdem bastante a aderência, tornando a freada mais lenta.

3- Não deixe o carro morrer

Faça o possível para não deixar o carro morrer, isto pode danificar de vez o motor, causando calço hidráulico (quando entra líquido na câmara de combustão, quebrando componentes internos do carro). Mas, caso o veículo morra, não tente ligar novamente o motor molhado, isso apenas fará com que os estragos sejam ainda maiores.

Nesta situação o mais recomendado é que você mantenha seu carro desligado e o leve até uma oficina quando você estiver em segurança.

4- Evite alagamentos com o nível de água maior do que o centro das suas rodas

Não tente enfrentar o alagamento se o nível da água estiver acima do centro da roda de seu carro. Se o nível da enchente não ultrapassar o meio da roda, pode ir em frente, caso contrário, não insista, estacione o carro e espere o nível da água baixar.

Se você se arriscar a entrar em uma área alagada com a água acima do meio da roda do carro, pode entrar água no seu motor e fundi-lo. Portanto, o mais certo é observar os demais motoristas e certificar-se de que é possível seguir adiante.

5- Não freie o carro após sair da água e mantenha o sistema de ventilação limpo

Lembre-se que depois de passar por uma área alagada, é preciso frear com cuidado e bem lentamente, pois, os freios ficam muito molhados e perdem a aderência necessária para parar o veículo com eficiência. Freando levemente você tirará um pouco dessa umidade, evitando ficar na mão se precisar frear mais à frente. 

Além disso, vale a pena lembrar que se você estiver enfrentando consecutivas chuvas e alagamentos, é preciso limpar o sistema de ventilação, para evitar a contaminação por fungos, bactérias e outros micro-organismos. Lembre-se que é sempre preciso contar com um bom seguro auto para proteger seu carro de roubos, furtos e outros sinistros como enchentes e alagamentos.

Na maior parte das vezes, vale mais a pena pagar uma franquia do que arcar sozinho com um reparo necessário por conta de um problema causado por uma enchente.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Grau de dificuldade das "trilhas"

Pessoal, depois de consultar o tema na internet, segue mais uma tentativa de classificar o grau de dificuldade das trilhas considerando o nível de preparação exigido dos veículos (4x4 ou não) para supera-las. Sei que o assunto é polêmico. Agradeço comentários. 


1- Passeio Off Road - Acessível para qualquer veículo original sem preparação, não exige uso de tração 4x4. Seu uso apenas irá facilitar o deslocamento, garantindo tranquilidade para os menos experientes.

2- Trilha leve - Necessário o uso de tração 4x4, porém perfeitamente acessível a veículos originais com pneus AT.

3- Trilha média - Obrigatório pneu Mud e uso contínuo da tração 4x4. Os obstáculos exigem ângulos de ataque/saída e cursos de suspensão que exigem alguma preparação na maioria dos veículos originais. Uso de guincho vai ajudar a não arranhar a pintura da viatura nos enroscos, mas não é obrigatório.

4- Trilha pesada - Pneus bem agressivos e de diâmetro maior que o original. Suspensão e ângulos de ataque/saída bastante trabalhados. Obrigatório uso de guincho para sair de alguns enroscos. Arranhões e amassados na lataria serão considerados cicatrizes de guerra.

5- Trilha super pesada - universo que pertence aos pneus acima de 35" instalados em eixos Dana 44 reforçados, Dana 70 ou portais e suspensões de curso acima de 15". Alguns obstáculos, nem se atreva a encara-los sem uso de guincho. Além disso vem os veículos preparados para circuitos especializados.

Obs.: Desconheço o autor e não consegui identificar o mesmo. Caso tenha os créditos, favor se manifestar.