Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2016

Temporada de neblina: dicas para direção segurança

Infelizmente, a falta de visibilidade por causa da nebrina é causa de diversos acidentes. Na BR-101, entre a capital e norte do estado, essa época do ano se torna muito perigosa, principalmente no início da madrugada. Então o melhor é tomar alguns cuidados preventivos. Veja a matéria:

Todo inverno é a mesma coisa: as temperaturas caem e começa a temporada de neblina. Então o risco de acidente aumenta devido à baixa visibilidade. Para se ter uma ideia, os acidentes ocorridos devido à neblina neste período, em toda a extensão da via Dutra, aumentaram 7% em 2015, em comparação com 2014. Para fazer uma boa viagem, o motorista precisa redobrar a atenção e tomar algumas medidas de segurança.

Neblina em trecho da BR-163-MS (foto Rachid Waqued)

No caso de neblina fraca, basta acender os faróis auxiliares e manter distância segura dos demais veículos. Também é preciso evitar ultrapassagens e freadas bruscas, além de reduzir a velocidade. Mas se é muito densa o ideal é parar em local seguro, como um posto de abastecimento. Se continuar a viagem, é preciso usar pontos de referência, como placas de sinalização, “olhos de gato” e as faixas.

Outras orientações

A neblina é mais comum durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Para enfrentá-la com segurança, o veículo precisa está em boas condições. Luzes de direção, faróis e lanternas devem estar funcionando corretamente. A dica é do gestor de Interação com o Cliente da Concessionária CCR MSVia, Keller Rodrigues.

O executivo também orienta a manter o reservatório de água cheio e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado. Isso é importante porque os vidros sujos tendem a embaçar mais facilmente. Limpe o pára-brisa com álcool e papel toalha ou guardanapo secos. Se possível, deixe as janelas abertas ou acione a ventilação interna ou o ar-condicionado. “Medidas preventivas como essas auxiliam o usuário a ter uma viagem mais segura e colaboram para minimizar os riscos”, diz Rodrigues.

Lembre-se: o motorista defensivo tem consciência dos riscos, antecipa a possibilidade de acidentes e age corretamente no momento em que uma situação de perigo acontece de fato.

Por Jaime Alves, com informações da CCR MSVia e CCR Via Dutra
Fonte: http://www.penaestrada.com.br/temporada-de-neblina-dicas-para-direcao-segura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel