Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Oito dicas para se alimentar bem na estrada e ganhar qualidade de vida

Na verdade, quase todo mundo sabe e conhece essas dicas mas, infelizmente, são poucos que praticam essas regras básicas para se ter uma vida mais saudável e livre de doenças. Confira aí a matéria:



A obesidade é um problema de saúde muito comum entre os carreteiros. O fato de permanecerem sentados a maior parte do dia, fazer refeições quase sempre fora de casa e em restaurantes à beira das rodovias e terem pouco tempo para realizar uma atividade física, compõem uma rotina diária que facilita o aumento do número de profissionais acima do peso ideal, provocada basicamente pelo o acumulo de gordura no corpo. A obesidade é uma epidemia mundial e acarreta uma série de outras complicações como dores nas costas e nas articulações, pressão alta e diabetes. Com algumas mudanças simples nos hábitos alimentares é possível se alimentar melhor e como consequência ganhar qualidade de vida.

1- Evitar frituras e optar por grelhados ou assados.

Os óleos vegetais quando aquecidos se transformam em gordura ruim e o excesso de consumo dessas gorduras pode resultar em pressão alta.

2- Se optar por lanches prefira recheios como filé de frango, atum, com salada, queijo branco, e de preferência, sem maionese.

Alguns lanches são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol, que se consumidos em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, facilitando o surgimento de doenças do coração, entre outras.

3-Aumente consumo de frutas e legumes.

As frutas e legumes são excelentes fontes de uma grande variedade de nutrientes e vitaminas.

4-Opte por restaurantes por quilo ou Bufês, onde será possível controlar a quantidade e o tipo de comida.

Os restaurantes por quilo oferecem opções diversas de saladas, carnes magras e legumes. Mas é importante não cair nas tentações de guarnições gordurosas como batata-frita, pastel, torresmo, entre outros.

5-Prefira massas sem recheio, como espaguete e talharim com molhos a base de vegetais ou tomate.

As massas sem recheio têm menos caloria do que as recheadas. As massas integrais são boas opções, pois são ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o bom funcionamento intestinal.

6-Se fizer refeições na churrascaria evite o consumo de carnes gordas, como picanha, cupim e linguiça. Prefira carnes magras como lagarto, alcatra, maminha, frango e peru.

A ingestão exagerada de proteínas e gorduras de qualidade ruim pode resultar em problemas de hipertensão arterial, devido ao alto teor de sal e doenças cardiovasculares, em virtude da circulação ineficiente, ocasionada pelo depósito de gorduras nas artérias e aumento de ácido úrico.

7-Evite o consumo de embutidos como salame, salsicha, mortadela.

Os alimentos embutidos, tais como salame, mortadela, presunto etc, e os queijos amarelos (mussarela, prato e parmesão) são ricos em sal e gorduras portanto devem ser pouco consumidos ou até excluídos da dieta de pessoas com hipertensão arterial.

8-Em dias muito quentes aumente o consumo de água e evite refrigerantes.

Especialistas recomendam o consumo diário de no mínimo 2 litros de água. Pessoas desidratas apresentam menor volume sanguíneo do que o normal o que pode atrapalhar o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura dor de cabeça e fadiga. Em dias quentes, tenha sempre uma garrafa de água por perto.


Fonte: http://www.ocarreteiro.com.br/oito-dicas-para-se-alimentar-bem-na-estrada-e-ganhar-qualidade-de-vida/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel