Total de visualizações de página

sábado, 30 de junho de 2012

Parabéns Caminhoneiro - 2012

Todos sabem que não é fácil enfrentar estradas com buracos, pedágios que sobem, diesel que aumenta, despesas que crescem, fretes que mínguam e, sobretudo, a saudade da família. Por tudo isso, tenho por objetivo hoje homenagear os caminhoneiros.

A categoria festeja sua data em dois momentos: em 30 de junho, dia de São Theobaldo e dia do Caminhoneiro. E em 25 de julho, dia de São Cristóvão, padroeiro de todos os motoristas.


Sou suspeito para falar, mas o caminhoneiro é herói de tantas jornadas pelas estradas cheias de surpresas e perigos. É aquele que escreve sobre o asfalto a história de nosso progresso. Motorista das longas vigílias, que passa dias e dias distante da família, que enfrenta sol e chuva, estradas boas e, principalmente, ruins. Aquele que está sujeito a enfrentar tanto os defeitos mecânicos como à imprudência de alguns irresponsáveis que eventualmente dirigem pelos mesmos caminhos.

Segundo o IBGE, em 2010, trafegaram pelas estradas brasileiras cerca de dois milhões de caminhoneiros, transportando 60% da carga movimentada no país. Talvez por isso os companheiros de classe gostem de dizer: "O caminhoneiro toca o Brasil pra frente".


Que todos os caminhoneiros encontrem no seu trabalho, ao lado do sustento da família, do seu progresso, a sua realização profissional.

Parabéns a todos os amigos irmãos caminhoneiros!!! 

terça-feira, 26 de junho de 2012

Carta convite - 2ª Etapa Campeonato Carioca de Enduro de Regularidades

Segue a carta convite para a próxima etapa do Campeonato Estadual de Enduro de Regularidade, que está sendo organizada pelo Trail Club de Campos.

3º ENDURO DOS GOYTACAZES
Foto: minhamoto.info 
A Cidade de CAMPOS DOS GOYTACAZES tem a honra de convidá-los para o 3º ENDURO DOS GOYTACAZES que estará sendo realizado no dia 07/07/2012. Válido pela 2º Etapa do Campeonato Carioca de Enduro de Regularidade de 2012.

Lembrando que da mesma forma que nos anos anteriores, esta etapa estará sendo realizada no sábado, assim as inscrições com pagamentos devem ser feitas até 05/07/2012 (quinta-feira) conforme abaixo. 



1- INFORMAÇÕES TÉCNICAS



A prova terá aproximadamente 100 Km, com trilhas inéditas, nunca percorridas em edições anteriores.   


LARGADA: A Largada será da pousada Olho D’água na Localidade de Rio Preto distrito Murundu, à aproximadamente 35 km da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, com o 1º piloto largando ás 10h.

2-INSCRIÇÕES

O valor das inscrição é de R$80,00 para inscrições realizadas com depósito até o dia 05/07. A partir deste dia, e no dia do evento o valor passará a ser de R$100,00. Para se inscrever o piloto deverá enviar um email para bushido@bushidoseguros.com.br ou uma mensagem de texto para o telefone (22) 9901-7900 informando, NOME COMPLETO, CIDADE, CATEGORIA, TELEFONE E E-MAIL, Após o envio o piloto receberá um código de centavos e o número da conta corrente para realização do deposito bancário.

3-COMO CHEGAR:

Quem vêm de Campos deve seguir pela RJ-158 em direção a Cidade de São Fidélis zere o hodômetro do seu veículo na AMBEV, e dobre a esquerda no Km 17 aproximadamente. Já quem vêm de São Fidélis em direção a Campos, após o trevo da Fábrica de SUCOS BELA JOANA aproximadamente 4 a 5km dobrar a direita em direção a PEDREIRA ITERERÉ.

Haverá FAIXAS indicando todo trajeto até o LOCAL DO EVENTO.

4-ENTREGA DE MATERIAL:

Na sexta-feira dia 06/07/2012 das 17h às 21h o Material estará sendo entregue no POSTO CONTORNO (POSTO BR), BR-101 (Na chegada da cidade.). No sábado dia 07/07/2012 o material será entregue na POUSADA OLHO D’ÁGUA local de largada a partir das 7h.

5-ABASTECIMENTO:

Para as motocicletas com baixa autonomia, a organização recomenda que os pilotos levem combustíveis reserva DEVIDAMENTE IDENTIFICADO, pois no LOCAL DO NEUTRO PRINCIPAL não existe posto de gasolina. A organização disponibilizará um veículo para levar o combustível de cada piloto até o local do NEUTRO PRINCIPAL.

6- HOSPEDAGEM
Pousadas em Rio Preto (Local da Largada)
Pousada Olho D'água – Tel: (22) 2734-1725 (pousada do evento)
Pousada Recanto das Cachoeiras – Tel: (22) 2724-6980 ou 9821-1139 (a 1km do evento)
Pousada Bicho Souto - Tel: (22) 9981-4077 (a 5 km do evento)

   Hotéis e Pousadas em Campos
Hotel Pousada Cravo e Canela- Tel: (22)2731-4090
Hotel Gramado – Tel: (22 )2726-6300
Hotel Sonho Dourado – Tel: (22) 2723-4056

MAIORES INFORMAÇÕES DA PROVA
Otoniel Junior (22) 9901-7900
Arlindo Junior (22) 9812-4996
Bernardo Junior (22) 8117-9847
Hector Siqueira (22) 8116-4816

terça-feira, 19 de junho de 2012

Agrale mostra o Marruá elétrico na Rio+20

Desde semana passada, o Brasil está sediando a Rio+20, conferência da ONU que reúne líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento está sendo realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92, que foi a maior conferência mundial sobre meio ambiente. 

E em tempos de se discutir o futuro no planeta e os impactos ambientais produzidos por nós, seres humanos e de se buscar uma melhor proposta de desenvolvimento sustentável, surge entre outros um novo modelo de 4X4.


Jipe totalmente elétrico.


A fabricante brasileira Agrale, especialista em caminhões e utilitários, apresentou na última terça-feira (13) na Conferência Ambiental Rio+20, o projeto AM 50. Trata-se de uma versão ainda experimental do rústico jipe Marruá equipado com motorização 100% elétrica e o primeiro estudo do gênero na indústria nacional. O veículo, cuja criação ainda tem a participação da Usina Itaipu Binacional e a Stola do Brasil (fabricante de componentes veiculares), conta com motor elétrico alimentado por bateria recicláveis de chumbo-ácido e transmissão com tração 4x4.

O Marruá elétrico desenvolve o equivalente a 54 cavalos de potência e torque máximo de 13,3 kgfm. Já a capacidade de suas baterias recarregáveis confere ao jipe uma autonomia de até 100 km. De acordo com o diretor técnico da Agrale, as baterias do Marruá elétrico são recicláveis e três vezes mais leves que as de chumbo-ácido convencionais. “O modelo poderá ser utilizado em áreas de preservação, pois não polui e tem baixíssimo nível de ruído e não causa reflexos ou danos ao ecossistema. Ele é ideal para atividades de caráter ambiental”, explica Pedro Soares, diretor técnico da fabricante. 

O original Marruá, oferecido em diversas opções de carroceria para uso civil e militar, é equipado com motor 3.0 turbodiesel da MWM e câmbio manual de 5 marchas com tração nas quatro rodas e caixa de redução. Um de seus concorrentes é o Troller T4, também de fabricação nacional. 

A marca, no entanto, não confirmou se há planos de produzir o modelo em série.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

33ª Festa do Carreteiro

Ainda não será este ano, mas com certeza um dia participarei desta grande festa. Por enquanto, fico devendo maiores informações sobre a 8ª Romaria de Caminhoneiros em Homenagem a São Cristóvão que ocorrerá, se Deus  permitir, em 22 de julho de 2012 na baixada campista. 

A Feira do Carreteiro, o mais aguardado evento da estrada, completa 33 anos de realização neste mês de julho. Será um acontecimento especial para ser comemorado junto dos motoristas de caminhão, profissionais que sempre contribuíram para dar brilho ao maior e mais tradicional encontro de carreteiros do País, que acontece desde 1976.

Julho é o mês de comemoração do Dia do Motorista e também do maior e 
mais esperado evento da estrada: a Feira do Carreteiro.

Você é nosso convidado de honra para esta edição especial da Feira, onde tudo é grátis para o motorista de caminhão e seus familiares. A Feira do Carreteiro será realizada entre os dias 11 e 14 de julho, no Pátio da Basílica de Aparecida, km 71 da Via Dutra, em Aparecida/SP.

A programação da Feira é desenvolvida pensando no motorista e seus familiares, com muita informação sobre produtos e serviços do setor do transporte rodoviário de cargas, palestras dirigidas a carreteiros, e também entretenimento. A Feira conta tradicionalmente com a participação de diversas empresas expositoras do segmento e todas as atividades se desenvolvem dentro de um ambiente alegre e descontraído.

A Romaria de N. S. Aparecida e São Cristóvão é formada por caminhões e 
parte do início da Via Dutra, em Guarulhos/SP, com destino a Basílica.

COMO SE CREDENCIAR:
Motorista com caminhão: na cabine do portão de entrada do pátio da Basílica, o motorista receberá senha e cupom de estacionamento. Depois deverá se dirigir à Central de Cadastramento da Feira, onde seus documentos serão conferidos e em seguida lhe entregue a credencial de motorista, além de um carimbo de identificação no pulso. Familiares e acompanhantes também serão identificados. Motorista sem caminhão deverá dirigir-se à Central de Pré-Credenciamento, munido de documentos.

ATIVIDADES:
Truck Test – Oportunidade para os carreteiros conhecerem e testarem os caminhões mais modernos das montadoras. O percurso do Truck Test tem quatro quilômetros de extensão, dentro dos limites da Basílica, em pista pavimentada e reúne todas as variáveis das rodovias, como trechos planos, subidas, descidas e curvas. 
Truck Service - Diagnóstico gratuito nos componentes dos caminhões dos visitantes. Esta atividade, desenvolvida em área própria, tem por objetivo alertar os motoristas sobre a importância da manutenção e incentivá-los a fazerem um check-up preventivo nos seus caminhões.

ROMARIA - Na manhã do dia 14, às 10h30, um comboio de caminhões sairá do Km 208 da Via Dutra (Guarulhos) e seguirá até o pátio da Basílica levando à frente as imagens de São Cristóvão e de Nossa Senhora Aparecida.

MISSA - A missa de São Cristóvão, com bênção de chaves, objetos e homenagem à Nossa Senhora Aparecida será celebrada pelos padres do Santuário de Aparecida, dia 14, às 15h.

ATENDIMENTO: 
Sala dos Motoristas - Na Feira do Carreteiro, o motorista e seus familiares têm, gratuitamente, café da manhã, vestiários masculino e feminino, chuveiros quentes, sanitários, lavatórios e área de descanso com TV, vídeo e cadeiras espreguiçadeiras. 

Salão da Criança - O Salão da Criança oferece atividades como pintura, jogos infantis, karaokê e filmes, além de pipoca, algodão doce, hot dog e refrigerante para os filhos dos motoristas. No mesmo espaço, as mães e esposas têm à disposição um salão de beleza, onde podem cortar os cabelos, fazer as unhas e maquiagem, tudo gratuito.

OUTRAS ATIVIDADES:
Eleição do Rei e da Rainha - Na tradicional eleição do Rei e da Rainha e Princesas da Feira, que acontece dia 12, serão sorteados dez carreteiros para eleger a Rainha e as princesas. O Rei, um dos motoristas do júri, receberá brindes das empresas participantes da Feira. A Rainha também será premiada.

Fogos - Um grande show pirotécnico está programado para marcar o encerramento da 33ª Feira do Carreteiro.



HORÁRIOS DA FEIRA

Data: 11, 12, 13 e 14 de julho de 2012
Horário: das 15h às 21h (11/07 à 13/07)
das 16h às 21h (14/07)

Truck-Test:
Data: 11, 12 e 13 de julho de 2012
Horário: das 9h às 18h

Truck-Service:
Data: 11, 12 e 13 de julho de 2012
Horário: das 9h às 18h 
Data: 14/07(somente venda de produtos e serviços)
Horário: das 9h às 18h

Sala dos Motoristas:
Data: 11, 12, 13 e 14 de julho de 2012
Horário: das 7h à meia-noite.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Saiba como lidar com os caminhões equipados com motores Euro

Estou meio carente de trilhas e eventos, mas não de prazerosos convites de amigos que recebem a mim e a minha família com muita presteza e carinho. Mais uma vez obrigado a todos e, quando quiserem e/ou puderem, podem convidar novamente que eu "tô dentro".

Mas não é porque não estou participando de trilhas nas últimas semanas que o blog ficará sem assunto. Trago hoje uma postagem sobre novos motores a diesel utilizados nos caminhões produzidos a partir deste ano. Confiram:

Há algum tempo só se fala em Euro 5 no setor de veículos comerciais. Proposto em 2008 na Europa, o padrão entrou em vigor no ano seguinte no Velho Continente. Agora, em 2012, chegou o momento do Brasil aderir à nova política de redução nas emissões. Desde o início do ano, as empresas aqui instaladas produzem apenas caminhões que atendem às normas do Proconve P7, e março é o último mês de vendas dos caminhões padrão Euro 3 no país.


Apesar do fato de estar sempre em pauta, ainda são muitas as dúvidas sobre o Euro 5, os diferentes sistemas adotados para a redução nas emissões (EGR e SCR), o funcionamento das fase do Proconve e o Arla 32. O portal Brasil Caminhoneiro conversou com alguns especialistas no assunto e preparou este resumo para tentar sanar as maiores dúvidas dos transportadores e caminhoneiros.

Fases do Proconve

Criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) surgiu para orientar as empresas do setor automobilístico e as fabricantes de combustíveis a focar esforços na criação de tecnologias que reduzissem as emissões poluentes.

A última fase adotada no Brasil, a P5 (que no caso de veículos movidos a diesel utilizava a tecnologia Euro 3 para reduzir as emissões), esteve em vigor de 2006 a 2008. Agora, para acompanhar o padrão de emissão na Europa, fabricantes e governo decidiram pular a norma Euro 4 e partir direto para a Euro 5.

Linha de comerciais Euro 5 da Iveco

Euro 5?

A Europa possui uma política própria de redução nas emissões, a European emission Standards. Como a maioria das companhias que fabricam veículos comerciais no Brasil é de origem europeia, o padrão deles é importado para o país e adotado nas linhas de montagem brasileiras.

O nível de emissão tolerado pelo Euro 5 (P7 no Brasil) pode ser alcançado com dois sistemas diferentes de pós-tratamento de gases: o EGR (Exhaust Gas Recirculation, ou Recirculação de Gases do Escapamento) e o SCR (Selective Catalyst Reduction, ou Catalizador de Redução Seletiva). Cada empresa teve liberdade para escolher qual tecnologia e em quais veículos da linha irá utilizar esta. “A MAN Latin America utilizará individualmente as duas tecnologias, EGR e SCR”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN.

Apesar das diferenças, ambos cumprem bem o propósito de não poluir tanto o ar que respiramos, tanto que eles serão usados em conjunto na próxima fase do Proconve, o P8 (Euro 6), que entra em vigor em 2016 (na Europa, ele já passa a valer em 2013).

Para que ambos os sistemas possam funcionar com perfeição, é preciso que o veículo seja abastecido com o diesel S-50 ou S-10, este último ainda não é comercializado no Brasil. “Quando o motorista usa um diesel que não seja o recomendado, além do não cumprimento às normas de emissões da legislação, ele pode danificar o sistema”, explica Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. A marca sueca optou pelo SCR nos veículos da nova linha.

Gilberto Leal, Gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil, lembra que, no Euro 5, a redução de emissões começa já no desempenho do motor. “Nós abaixamos o material particulado já dentro do motor aumentando a pressão de injeção e a pressão de combustão, fazendo uma queima melhor, uma melhor dispersão de diesel dentro da câmara de combustão”. A Mercedes também usará o sistema SCR.

Gilberto Leal explica o funcionamento do novo motor BlueTec 5

OBD, o dedo-duro de quem não anda na linha

Ambos os sistemas são monitorados pelo OBD (On-board Diagnosis), um sistema de autodiagnose que monitora constantemente o gás produzido da combustão do motor. Integrado ao computador de bordo, ele faz a verificação do gás e diz se a taxa de poluentes está dentro do permitido.

Se houver algo de errado, como a falta do Arla 32 em motores SCR, o OBD acusa e emite sinais para que o motorista regularize tudo. Com este sistema, transportadoras e órgãos fiscalizadores podem acompanhar se os motoristas estão rodando dentro dos padrões exigidos pelo P7.

De acordo com Alvaro Mariotto, responsável pelo Marketing do Produto da MAN Latin America, essas informações “ficam guardadas por cerca de 400 dias”. Desta maneira, qualquer uso prolongado do veículo sem o Arla 32 ou poluindo acima do permitido será armazenado e pode ser avaliado futuramente, eventualmente resultando até mesmo em multas no futuro.

E quais as diferenças entre o EGR e o SCR?

O EGR possui um sistema de recirculação do gás produzido no processo de combustão do motor. Graças ao OBD, é feita uma leitura da emissão. Se esta estiver dentro ou abaixo do padrão permitido, ela é liberada no ambiente. Se estiverem acima, os gases voltam ao motor para sofrerem nova queima. Mariotto destaca que mesmo com o funcionamento estendido para reduzir as emissões, este sistema não gera maior desgaste do motor.

Gráfico mostra como é o funcionamento do sistema EGR

Por sua vez, o SCR necessita do componente Arla 32 para reduzir os poluentes. A uréia, composto base do Arla, reage com os gases no catalisador, reduzindo a emissão que se transforma em gás nitrogênio e água.

Gráfico mostra como é a ligação do tanque de Arla com o catalisador

Arla 32

O Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) precisa de um tanque próprio, separado do tanque de diesel. Nos caminhões com o sistema SCR, que faz uso do componente, o OBD trabalha em conjunto com uma bomba para saber qual a quantidade da substância que precisa ser jogada junto com os gases do motor para o catalisador. “Essa tecnologia permite a redução de aproximadamente 80% de Material Particulado e 60% de Óxido de Nitrogênio (NOx)”, afirma Victor Carvalho.

O consumo de Arla a cada litro de diesel é de cerca de 5% (dependendo da marca e do modelo este número pode cair para 4% ou subir para 7%). Assim como o tanque de combustível, a sustância também possui indicador de nível no painel. Caso o Arla acabe, o OBD dá um sinal no painel de que é necessário reabastecer. O veículo roda por mais 48 horas com o tanque de Arla vazio. Assim que este tempo acabar ou o caminhão for desligado e ligado novamente, o motor perde potência. “Caso o veículo não seja reabastecido com o Arla 32, haverá a redução automática do torque em 25% (veículos de PBT menor ou igual a 16 toneladas) ou 40% (veículos de PBT maior que 16 toneladas)”, afirma Gilberto Leal, da Mercedes-Benz. Ou seja, o aviso é quase um ultimato para que seja feito o abastecimento do tanque de Arla.

A bomba de Arla regula a injeção do componente no catalisador

Um aviso aos caminhoneiros: o OBD também identifica substâncias estranhas no tanque de Arla. Se, por acaso, água for misturada ao componente, o mesmo ciclo de 48 horas se inicia, mas desta vez não basta completar o tanque. É preciso tirar o Arla contaminado e substituir por uma porção pura.

Fornecimento de diesel S-50 e Arla 32

A Petrobras garante a distribuição do diesel S-50 em todo o Brasil. De acordo com a empresa, no território nacional há pelo menos um posto a cada 100 km com o combustível na bomba. Já o Arla é garantido pelas diversas fabricantes da substância, que pode ser encontrada em posto, nas concessionárias das fabricantes de caminhões e transportadoras do país.

Fonte: Brasil Caminhoneiro