Desde semana passada, o Brasil está sediando a Rio+20, conferência da ONU que reúne líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento está sendo realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92, que foi a maior conferência mundial sobre meio ambiente.
E em tempos de se discutir o futuro no planeta e os impactos ambientais produzidos por nós, seres humanos e de se buscar uma melhor proposta de desenvolvimento sustentável, surge entre outros um novo modelo de 4X4.
Jipe totalmente elétrico. |
A fabricante brasileira Agrale, especialista em caminhões e utilitários, apresentou na última terça-feira (13) na Conferência Ambiental Rio+20, o projeto AM 50. Trata-se de uma versão ainda experimental do rústico jipe Marruá equipado com motorização 100% elétrica e o primeiro estudo do gênero na indústria nacional. O veículo, cuja criação ainda tem a participação da Usina Itaipu Binacional e a Stola do Brasil (fabricante de componentes veiculares), conta com motor elétrico alimentado por bateria recicláveis de chumbo-ácido e transmissão com tração 4x4.
O Marruá elétrico desenvolve o equivalente a 54 cavalos de potência e torque máximo de 13,3 kgfm. Já a capacidade de suas baterias recarregáveis confere ao jipe uma autonomia de até 100 km. De acordo com o diretor técnico da Agrale, as baterias do Marruá elétrico são recicláveis e três vezes mais leves que as de chumbo-ácido convencionais. “O modelo poderá ser utilizado em áreas de preservação, pois não polui e tem baixíssimo nível de ruído e não causa reflexos ou danos ao ecossistema. Ele é ideal para atividades de caráter ambiental”, explica Pedro Soares, diretor técnico da fabricante.
O original Marruá, oferecido em diversas opções de carroceria para uso civil e militar, é equipado com motor 3.0 turbodiesel da MWM e câmbio manual de 5 marchas com tração nas quatro rodas e caixa de redução. Um de seus concorrentes é o Troller T4, também de fabricação nacional.
A marca, no entanto, não confirmou se há planos de produzir o modelo em série.
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