Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Motocicletas estão se tornando armas letais

Estou aqui hoje para chamar atenção sobre os inúmeros acidentes envolvendo motocicletas, seus condutores, caronas e em alguns casos pedestres. Infelizmente este tema vem se tornando uma questão de saúde pública. Esses acidentes, normalmente, muitos traumáticos levam muitos a óbitos e mutilações que geram a incapacitação permanente das vítimas. Sem contar na recuperação lenta, que deixa os leitos hospitalares ocupados por meses e o sofrimento de diversas famílias.

Na maioria das vezes, os motociclistas envolvidos nos acidentes são jovens do sexo masculino  muitas vezes sem habilitação. Provavelmente, o baixo preço das motos e similares e o reduzido consumo de combustível, faz com que estas se tornem opção para muitos, impulsionando o crescimento da frota. Porém os seus motoristas muitas vezes não apresentam preparo técnico e psicológico para conduzi-los. A ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas e a total ausência do bom senso ao transitar, muitos sem os devidos equipamentos de segurança, ampliam o número de acidentes. 



Não só em nosso município, mas em todo país é necessário uma ação preventiva que envolva  autoridades de trânsito, imprensa, escolas, empresas revendedoras de motocicletas, auto escolas, motociclistas amadores e profissionais e a população. 

Por maior que sejam as vantagens em se ter ou andar de moto, é preciso compreender que neste tipo de veículo o corpo do ocupante funciona como para brisas, para choques etc. Até mesmo com o capacete, que é de uso obrigatório, pode ocorrer acidentes graves. É fundamental, então, que se pratique a direção defensiva.

Deixo aqui meu alerta e um abraço a todos os motociclistas e "motoqueiros". 

Um comentário:

  1. Finalmente as autoridades competentes resolveram se mobilizar em prol da problemática. vejam a matéria da Folha da Manhã publicada em 10/11/2012.
    http://fmanha.com.br/geral/mobilizacao-contra-acidentes
    Fábio Reis

    ResponderExcluir

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel