Para garantir uma viagem segura e sem imprevistos é fundamental o carreteiro se planejar antes de ir para a estrada. Traçar uma rota segura, de preferência com locais seguros para paradas, por rodovias com estrutura de atendimento para os usuários tais como telefone, resgate, postos de serviços e iluminação, entre outros.
O caminhão nunca pode ser esquecido, o que requer sempre uma checagem dos principais itens de funcionalidade. Confira algumas dicas:
CAMINHÃO
– Cheque o sistema de iluminação como faróis, lanternas, indicadores de direção;
– Checar se a carga a ser transportada está arrumada de maneira correta na altura adequada e amarrada com cordas, lonas, lacre etc.
– Cheque as faixas refletivas, que devem estar em condições de uso. Elas devem ser utilizadas para a delineação dos contornos dos veículos longos e/ou pesados, além do para-choque traseiro. A proporção das faixas é de um módulo refletivo para um espaço vazio.
– Confira a quantidade de combustível e planejar as paradas para reabastecimento, descanso e alimentação também deve ser programado com antecedência;
– Cheque os freios, mangueira, suspensão e bateria;
– Verifique se os pneus estão alinhados, calibrados e em condições de uso e checar as condições do pino da quinta roda;
– Verifique se o tacógrafo encontra-se em operação. No verso deve conter o nome do caminhoneiro, a placa e a data de colocação do disco;
– Confira o extintor de incêndio e o prazo de validade;
DOCUMENTAÇÃO
O condutor deve estar atento aos documentos de porte obrigatório para não ser surpreendido em uma fiscalização
- CNH e o CRLV que devem estar dentro do prazo de validade.
- Nota fiscal, caso o veículo esteja carregado.
- Conferir se os documentos pessoais, do bruto e da carga estão em ordem.
-
Checar se a carga a ser transportada está arrumada de maneira correta na altura adequada e amarrada com cordas, lonas, lacre etc.
VIAGEM
- Planejar os locais de parada para abastecer, comer e dormir, além de procurar saber o melhor caminho na cidade para chegar ao local da descarga.
- Analisar o tipo de carga e os cuidados necessários para o transporte.
- Verificar se a rota e a cidade de destino apresentam muitas ocorrências de roubo de carga, assim pode se programar para parar em locais conhecidos e de preferência viajar a maior parte do tempo durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel