Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Turismo de isolamento: saiba o que é e veja para onde ir

Enquanto o livre trânsito de passageiros não é seguro nem possível, viajantes no mundo todo começaram a rever seus planos de viagem para adaptá-los de alguma maneira aos tempos atuais, nos quais o distanciamento social ainda é extremamente necessário. Por isso mesmo, um termo começou a ganhar força agora: turismo de isolamento.

Novas rotas afastadas e destinos não tão populares despertam o interesse de famílias e amigos que 
decidiram passar pela pandemia juntos, mas longe de casaImagem: Blake Wisz/Unsplash

Nos últimos três anos, levantamentos ligados ao turismo de luxo já vinham apostando no turismo de isolamento como uma tendência de viagens em ascensão pela ideia da exclusividade. Mas agora, com a necessidade de seguirmos isolados, especialistas do setor acreditam que a busca por destinos remotos deve ganhar ainda mais força, e em todos os nichos do turismo.

Dos campings e motorhomes às residências de luxo, turistas têm buscado opções de viagem nas quais o distanciamento social seja uma escolha e não um esforço. Mais que tirar férias, neste momento de pandemia o turismo de isolamento se converteu em uma oportunidade de "mudança de ares". Ou seja: indivíduos e famílias isolados juntos durante a quarentena que veem nessa escapada a possibilidade de seguirem isolados em novo cenário, recalibrando as energias e mantendo o principal foco na segurança e na saúde do grupo. Muitas pessoas estão optando por este modelo de "turismo de isolamento" por períodos maiores, com a ideia central de seguir em quarentena, isolados e em "home office", mas em um outro destino. 

Famílias têm optado por passar o tempo juntos em outros lugares mais afastados 
Imagem: Greg Rosenke/Unsplash

Buscando, é claro, opções que priorizem a privacidade e segurança máxima que o momento exige, mas que criem também oportunidades diárias de conexão com natureza, como revelam alguns dos últimos estudos da Euromonitor.

Acomodações isoladas de outros hóspedes

Diferentes destinos já reabertos para os brasileiros oferecem boas opções para quem busca lugares isolados para praticar o turismo de isolamento.

Além da hotelaria tradicional, os serviços de aluguel de casas já começam a recuperação de reservas no Brasil e no exterior, sobretudo de propriedades localizadas dentro de hotéis e resorts. 

A busca específica por este tipo de acomodação de aluguel para períodos maiores espera garantir padrões e protocolos específicos de higiene e segurança para enfrentar a pandemia (o que ainda não é certificado pelas plataformas mais populares).

Por isso mesmo, modelos de hospedagem com unidades bastante afastadas umas das outras, que garantam o distanciamento entre hóspedes, passam a ser mais procurados naturalmente. A ideia de "fugir" para áreas remotas de selva também nunca fez tanto sentido como agora.

Quer planejar uma viagem para descansar? Veja o que levar em conta

É fato que o turismo mudou nos últimos meses. As viagens diminuíram, os planos foram cancelados ou adiados e agora, aos poucos, a ideia de viajar está sendo retomada. Porém, de forma diferente. “Há uma crescente manifestação de desejos de contato com a natureza, com a praia, com espaços que sejam maiores e mais livres, mas que também garantam a segurança, ou seja, que mantenham o distanciamento social”, explica Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora de turismo da Universidade de São Paulo. 

Pexels
Destinos no interior e na serra são buscados quando a ideia é se isolar para descansar com segurança

É o que as pessoas estão chamando de turismo de isolamento. “É ficar completamente isolado e não ter contato com outras pessoas. Simplesmente sair de casa e mudar os ares. Ver um ponto turístico fica em segundo plano. As pessoas querem mudar de ambiente e se sentir descansando”, comenta Luísa Dalcin, diretora de comunicação do buscador de voos Viajala.com.br. 

É mais cuidar da mente e de si do que conhecer lugares novos. “É você poder descansar em uma cama gostosa e um travesseiro bom. Ter uma varanda e luz do Sol”, pontua. 

De acordo com o Airbnb, plataforma de hospedagem, os destinos mais procurados nesse momento são os “hiperlocais”: mais perto de casa e para viagens de carro. No Brasil, em maio, teve um aumento de 150% na busca por esses lugares, em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Como escolher um destino?

Já que o foco da viagem não é conhecer pontos turísticos e passear por aí, é importante entender qual o motivo da visita. Se a ideia é ficar próximo a natureza, vale buscar hospedagens que proporcionam isso na vista, por exemplo, já que não necessariamente você vai conseguir fazer trilhas e buscar cachoeiras. “Não é porque a cidade é pequena que os pontos turísticos estão abertos”, alerta. 

Ela orienta se certificar se o local está recebendo turistas, se é possível ir até lá e quais são as possibilidades para quem está visitando. Assim, é possível descansar com segurança sem perder a viagem.

Para onde ir

Seguindo a ideia de se isolar com segurança, recomenda-se alguns destinos próximos à natureza onde é possível alugar uma casa para o final de semana ou uma temporada ou, se preferir, ficar em hotéis mais distante, sem tanto contato com outros hóspedes:
Angra dos Reis (RJ)
Brumadinho (MG)
Búzios (RJ)
Campos do Jordão (SP) 
Cunha (SP) 
Domingos Martins (ES)
Juiz de Fora (MG) 
Monte Verde (MG)
Petrópolis (RJ)
Piracicaba (SP)
Teresópolis (RJ)
Uberlândia (MG)

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel