Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Paixão por carros antigos

Como diz um famoso comercial, o brasileiro é apaixonado por carros. E existe uma paixão específica, que vem crescendo e se espalhando pelo país, na forma de amantes de Fuscas, Opalas, Chevettes, Mavericks e tantos outros clássicos que não são mais fabricados há anos, ou por modelos antigos de lendas ainda em linha, como Mustang, Cadillacs, Camaros…


O antigomobilismo é um hobby que vem conquistando muitos admiradores e colecionadores bastante comprometidos. O charme retrô dos modelos clássicos e o resgate da estética de épocas passadas ganham novos fãs a cada dia. Os eventos e exposições dedicados à paixão por carros antigos se multiplicam por todo o país, promovendo a troca de experiências entre os veteranos e ótimas oportunidades para os novos adeptos desenvolverem mais seu interesse.


A paixão pelos carros antigos está na veia dos brasileiros e se mantém ainda mais viva nos clubes especializados. Estima-se que existam clubes de carros antigos em todos os estados do Brasil, e, em pelo menos vinte e uma unidades da federação, há associações registradas. 


Analise se deve você usar a palavra antigo para caracterizar os objetos de adoração dos colecionadores, pois muitos não gostam dessa denominação, dizendo que eles são clássicos. Acredita-se que o número de aficionados por carros antigos (ou clássicos), gire em torno de 20 mil pessoas, os chamados antigomobilistas, que investem muito tempo e dinheiro na manutenção de suas jóias raras e não as vendem por dinheiro algum. 


A arte de cuidar talvez seja um dos principais requisitos para quem quer ter uma relíquia na garagem. Os amantes dos carros antigos sabem disso. O sentimento de admiração por uma peça antiga, que carrega uma história, a moda de uma época e a tecnologia usada em determinado período de fabricação são algumas razões que enobrecem a posse de uma antiguidade. 


Além de disseminar a paixão pelos carros antigos, várias associações desenvolvem e apoiam projetos sociais, educativos e culturais, trocam e vendem peças, assim como oferecem cursos profissionalizantes de mecânica especializada para as relíquias. Afinal, muitos dos futuros mecânicos, nascidos em tempos de injeção eletrônica, desconhecem o que possa ser um carburador…


Essa tendência não se restringe ao Brasil. Clubes de carros antigos existem no mundo inteiro, sobretudo nos Estados Unidos, onde ainda se produzem peças até para modelos dos anos 1950, tão grande que é a procura. 


No final de outubro, por exemplo, Campos sediará seu XV Encontro de Veículos Antigos, o qual costuma se palco de uma exposição com mais de 200 veículos clássicos de todos os tipos, que atrai a curiosidade de centenas de pessoas de diversas regiões. 


Fontes:
https://www.blogdaale.com.br/paixao-por-carros-antigos/
http://www.meuautotrac.com.br/blog/carros-antigos-uma-paixao-brasileira/
http://www.maniadesaude.com.br/materias/eles-tem-paixao-por-veiculos-antigos
Fotos de arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel