Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Saiba vedar seu veículo para travessias de rios e alagados

O esporte Off Road é 100% natureza com diversas condições de trilhas sendo dunas em areias, erosões rochosas, atoleiros com muito barro, travessias de rios e alagados. Muitos praticantes do fora de estrada quando se depara com aquele alagado já pensa em entrar com o jipe e transpor o obstáculo com adrenalina a mil. Nesta dica vamos abordar os principais cuidados para atravessar seu veículo 4×4 com segurança.

Snorkel originais ou adaptados são excelentes para travessias de rios desde que seja bem instalado

O primeiro item é ter um snorkel bem instalado e realizar o teste para ver se não tem nenhuma conexão com entrada de ar, o teste é simples: basta tampar a entrada de ar e o veículo “morrer” (desligar sozinho). Checando isto já é um ótimo sinal que está bem vedado, mas não é por isto que você já está pronto para entrar na água.


Um dos itens que não se pode deixar de lado são os diferenciais dianteiro e traseiro, cada diferencial tem que ter um respiro individual. Na parte de cima do diferencial há um respiro original que vem com um “copinho”, o ideal é remover este respiro e substituir por um espigão ou niple de latão. Após a substituição do respiro encaixe uma mangueira de 4mm em pu e trave com uma abraçadeira, estique a mangueira por baixo do jipe acompanhando o chicote até chegar no cofre do motor, e então suba as duas mangueiras até a entrada de ar do snorkel.

Diferencial original tem que remover o respiro antigo e colocar o espigão para engatar a mangueira

O próximo item é remover também o respiro original do câmbio/caixa de 4×4 e substituir também pelo espigão/niple de latão, esticando a mangueira acompanhando até a entrada de ar do snorkel. Sempre bom lembrar que o mais importante é colocar uma coifa na alavanca do câmbio e também nas alavancas do 4×4 e reduzida, evitando assim a entrada de água por cima. A coifa é fácil de se encontrar em qualquer autopeças para adaptação sendo fixada com cola de silicone e na parte de alavanca um enforca gato/tairape/abraçadeira de nylon.


Para fechar ainda falta o respiro do tanque de combustível, que a maioria acaba esquecendo. Geralmente ele fica próximo do bocal do tanque ou às vezes pode estar também no próprio tanque, o respiro fica aberto. Pode ser usada a mesma mangueira travando com abraçadeira e esticando até até a entrada de ar do snorkel.


Em alguns casos em motores diesel quando se coloca uma mangueira direto na turbina sendo de 2,5 ou 3 polegadas será preciso instalar uma mangueira de 12mm na válvula respiro antichama até a entrada de ar do snorkel.

Sempre bom checar o semi-carter da embreagem se está completamente blindado para não dar problema de travar o câmbio.

Já nos veículos eletrônicos os módulos devem estar também bem protegidos e vedados para que na hora da submersão não entre água.

Snorkel caseiro com mangueira de piscina, filtro de ar esportivo 3 polegadas, e mangueiras com respiros,
diferencial dianteiro e traseiro, tanque de combustível, caixa de tração/cambio e respiro do anti-chama.


Em alguns motores a diesel, as bombas injetoras que possuem respiro se faz necessário colocar mangueira até a entrada de ar do snorkel.

Se faltou algum item ou dica, nos diga pelo portal: maisoffroad.com

A instalação pode ser realizada em qualquer oficina mecânica Off Road, indicamos as oficinas anunciantes no Jornal Mais Off Road através do site https://maisoffroad.com/

Confira, acelere o vídeo até 1h15 minutos e veja a travessia de rio com todas vedações feitas corretamente.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

IPVA 2021 do RJ começa a vencer esta quinta; veja como pagar

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 do Rio de Janeiro começa a vencer nesta quinta-feira (21).

É o caso de proprietários de veículos com final de placa 0. Na quinta deve ser paga ou a cota única, com 3% de desconto, ou a primeira das três parcelas. Já na sexta (22) é a vez do final de placa 1. O calendário é retomado na segunda (25) e vai até 9 de abril.

Confira todas as datas:


Como pagar:

As guias são emitidas pela internet. Tenha à mão o Renavam de seu veículo na hora de gerar esses dois boletos:

1- O do imposto devido, disponível nesta página do Bradesco;
2- O da taxa de licenciamento, também no site do Bradesco.

Não tem DPVAT

Este ano, não haverá cobrança da taxa do DPVAT, o seguro obrigatório para vítimas de trânsito. Segundo a Susep, o DPVAT tem recursos em caixa suficientes para a operação em 2021.

Formas de pagamento

O contribuinte pode optar entre pagar o IPVA em cota única, com desconto de 3%, ou em três parcelas. 
Já a taxa de licenciamento deve ser paga à vista.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

288ª Festa de Santo Amaro com adaptações devido à pandemia

A festa de Santo Amaro, padroeiro da baixada campista, marcada há quase três século pela fé, peregrinações, promessas e tradições religiosas e culturais ocorrerá no Município de Campos dos Goytacazes (RJ). Os festejos que costumam atrair devotos de todo o Brasil no dia 15 de janeiro terá a programação adaptada ao tempo de pandemia. 


Com o aumentaram dos casos do Covid 19 em toda a região a festa terá sua programação realizada com todos os protocolos sanitários para evitar a contaminação dos milhares de devotos que manterão a peregrinação ao Santuário de Santo Amaro localizado no distrito de Santo amaro.

A programação deste ano conta com 12 missas que vão acontecer a partir da 0h no salão comunitário do Santuário, mas com apenas 30% do público e agendamento prévio. Para evitar aglomeração a procissão e a tradicional Cavalhada foram canceladas.

Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Os romeiros, que costumam andar mais de 30 km a pé da área central da cidade até o distrito de Santo Amaro, vão contar com pontos de apoio instalados no Batalhão da Polícia Rodoviária Federal (BPRV), na localidade de Mineiros e em Baixa Grande.

A prefeitura de Campos também disponibilizou quatro ambulâncias que vão percorrer o trajeto atendendo aqueles que por ventura passarem mal. Quem precisar de socorro médico vai contar com atendimento na Unidade de Pronto Atendimento no Farol de São Thomé e Hospital São José.

Durante o percurso, vai haver distribuição de água que foi doada pela população. O município também disponibilizou 10 banheiros químicos para atender os devotos.

Foto: https://www.campos24horas.com.br/noticia/fe-e-emocao-de-romeiros-no-caminho-de-santo-amaro

 O uso de máscaras é obrigatório, seja para quem vai caminhar até o Santuário ou participar das missas.

Os devotos que se interessarem em participar das missas devem agendar com a secretaria do Santuário de Santo Amaro pelo telefone (22) 2738-2454.

Somos gratos a todas as bênção que santo Amaro já nos concedeu.

Mesmo diante das limitações impostas pelos protocolos sanitários a festa religiosa transcorrerá normalmente, e provavelmente as manifestações de fé serão ainda mais intensas e verdadeira. VIVA SANTO AMARO!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Contran autoriza digitalização de documentos de registro

Entrou em vigor no último dia 4 a resolução emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que autoriza a digitalização dos documentos de registro e de transferência de veículos – no caso, o Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT).


“O CRV e o CLA serão integrados ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e)”, informa por meio de nota o Ministério da Infraestrutura.

De acordo com a pasta, a medida vale para veículos registrados a partir de hoje. Documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda verde, continuarão valendo.

O CRLV-e estará disponível em formato digital, após a quitação de todos os débitos, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelo celular, no portal do Denatran ou por meio dos canais de atendimento dos Detrans.

“O proprietário também pode imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização”, complementa a nota ao ressaltar que o registro deve ser feito nos casos de compra de veículo zero km; de compra ou venda de veículo usado; de mudança de município de domicílio ou residência do proprietário; e de mudança de categoria ou alteração de característica do veículo.
Mudanças

Para quem já possui o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (DUT) em papel-moeda (para veículos registrados antes de 2021), as mudanças não trarão impactos práticos.

Nesse caso, quando o proprietário for vender o veículo, deverá seguir o mesmo procedimento atual, que é de preencher o verso do documento com os dados do comprador, reconhecer firma no cartório e, por fim, ir ao Detran para efetivar a transferência.

Segundo o Contran, os procedimentos mudarão apenas no caso de veículos registrados a partir do dia 4 de janeiro, com o Detran passando a expedir somente o CRLV-e em formato digital.

“A ATPV-e, que antes vinha em branco, no verso do documento, a partir de agora será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo. Na ocasião, o proprietário solicita junto ao Detran, presencialmente ou por meio de algum canal de atendimento digital, a expedição do documento de transferência, informando os dados do comprador. O Detran disponibiliza a ATPV-e preenchida e com o QR Code de segurança. A partir daí, o procedimento é o mesmo de antes: reconhecimento de firma no cartório e efetivação da transferência no Detran”, detalha o Contran ao antecipar que, em breve, a transferência poderá ser realizada totalmente em meio digital.

A expectativa do órgão é de que, até o fim do primeiro semestre, seja possível transferir a titularidade do veículo por meio da CDT ou pelos portais do Denatran e do Detran onde o veículo estiver registrado. Para isso, será necessário que o antigo e o novo proprietários tenham algum tipo de assinatura digital válida.