Como condutores de veículos de grande porte temos a obrigação de dar preferência aos veículos menores, no entanto os condutores destes últimos não tem noção que existem pontos cegos que impossibilitam a visualização de todo o entorno dos grandes veículos. É preciso que todos tenham discernimento e conhecimento das regras gerais de trânsito. Todos podemos cooperar!
Evitar acidentes no trânsito é parte do trabalho de quem dirige o dia todo, principalmente quando pensamos sobre o perigo dos pontos cegos do caminhão, principalmente dentro das cidades, que podem ocasionar acidentes fatais.
Acidentes acontecem por diferentes motivos, mas fato é que caminhões e ônibus são veículos de maior porte e que possuem pontos cegos que precisam de maior atenção e cuidado, principalmente quando consideramos o tráfego nas cidades.
O lado direito do caminhão por exemplo, possui pouca visibilidade e é uma das zonas mais perigosas, porque se uma moto por exemplo se encaixa nesse ponto cedo e o motorista do caminhão não percebe, ao realizar uma curva ele poderá atropelar o motoqueiro.
A quantidade e tamanho das áreas que são conhecidas como pontos cegos dependem diretamente das dimensões do caminhão em questão, mas elas requerem total atenção e cuidado por parte do caminhoneiro.
Respeito no Trânsito
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos de pequeno porte possuem preferência sobre os de grande dimensão, passando a ser responsabilidade do caminhoneiro ter o cuidado de deixar que os veículos pequenos passem para que ele de fato possa fazer suas manobras de forma segura.
Infelizmente, não é o que acontece nas estradas! A falta de respeito e empatia entre caminhoneiros e motoristas, muitas vezes é o principal motivo para gerar acidentes.
O desejo de finalizar o frete acelerando ao máximo a viagem, somado às más condições das pistas brasileiras e a imprudência dos condutores de veículos de pequeno porte, causam um cenário propício para grandes tragédias.
Por isso, o mais importante recado desse post é que todos precisam se respeitar no trânsito, de modo que todos os motoristas terão sua oportunidade de passagem no momento correto, forçar ultrapassagens e ignorar as leis de trânsito pode ocasionar um acidente fatal.
Redobre a Atenção
Muitas vezes ao chegar em trechos mais movimentados da cidade o caminhoneiro já está cansado da longa viagem que fez até ali.
O que contribui para o aumento exponencial do risco de um acidente, principalmente com motos e bicicletas que facilmente podem se encaixar no ponto cego do caminhão por falta de conhecimento da existência do mesmo.
Evite dirigir seu caminhão na cidade quando você está cansado demais! Isso é uma medida de segurança consigo e com os demais, uma vez que o cansaço pode te impedir de conseguir evitar um acidente grave.
Aos Outros Motoristas
- Como dica muito importante, termos alguns cuidados que todos os motoristas devem tomar ao dirigirem perto de caminhões, evitando acidentes graves, confira:
- Nunca ultrapasse pelo lado direito do caminhão;
- Sempre que estiver atrás mantenha uma distância segura do caminhão e fique mais a esquerda de modo que o motorista possa te ver;
- Evite trafegar ao lado direito do caminhão;
- Também existe ponto cego na parte dianteira do caminhão, por isso, é contra indicado que você desacelere após ultrapassar o caminhão;
- Ao perceber que o caminhoneiro está tentando mudar de pista, seja paciente e respeite a necessidade desse profissional.
- Vale lembrar que nas cidades, ônibus também possuem pontos cegos e justamente por isso, é muito comum observar acidentes graves entre ônibus e motos, porque elas se encaixam perfeitamente no ponto cego lateral do veículo ocasionando o acidente principalmente em curvas.
- Os pedestres também precisam ter cuidado ao se colocarem para atravessar próximo a um caminhão, mesmo que ele esteja parado.
- No trânsito todo cuidado e respeito é válido, servindo principalmente para que todos os envolvidos cheguem em segurança em suas casas ao final do dia.