Você sabia disso?
É cada vez mais comum ver veículos com tração 4×4 transitando apenas na cidade. O que muitos proprietários desconhecem é que, mesmo que o sistema não seja utilizado com frequência, deve ser ativado periodicamente, de modo que todas as peças do conjunto fiquem lubrificadas. Em caso de defeito, o preço do reparo parte de R$ 2 mil.
A precaução é simples de ser feita. O ideal é que o sistema seja ligado pelo menos uma vez por mês e, de preferência, em locais com piso de baixa aderência, como estradas de terra ou mesmo areia.
Nos veículos que não são submetidos a aventuras fora de estrada, não há necessidade de qualquer tipo de manutenção. Mas o ideal é que componentes como cruzetas, diferencial e eixo cardã, além de partes da suspensão sejam verificados, em média, a cada seis meses.
Segundo Rodrigo Junior, proprietário da oficina Atacama 4×4 (3965-4171), oficina que fica na zona norte da capital, essa checagem preventiva ajuda a evitar danos que, dependendo do modelo e da complexidade do problema, podem passar dos R$ 5 mil.
FALHAS COMUNS
A maior incidência de falhas no 4×4 é causada pela contaminação do óleo do diferencial. Isso costuma ocorrer após travessias de rios e áreas alagadas.
Nesse caso, a única solução é trocar o lubrificante. Se isso for necessário, o custo será de cerca de R$ 80 cada diferencial (dianteiro e traseiro) para a linha Toyota Hilux (incluindo o utilitário SW4) na Atacama 4×4. Um dos componentes que mais se deterioram são as cruzetas, que para o mesmo veículo saem em torno de R$ 400, incluindo a mão de obra.
Fonte: https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/tracao-4x4-deve-ser-usada-regularmente/?fbclid=IwAR3cVkTVILR2NrmqAwxJgxonyR6gkU664zZXHEJvIfboEaEE54uYEFCM00I
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Fico feliz por você querer deixar aqui o seu comentário. Porém é importante que você saiba que ele poderá ser moderado.
Obrigado. Josiel