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sexta-feira, 13 de abril de 2018

Privatização de rodovias estaduais no Rio de Janeiro


O governo do estado do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (11), através da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, lançou o edital de chamamento público de procedimento de manifestações de interesse relativo à concessão de rodovias estaduais, ou seja, vem aí a privatização das rodovias estaduais (RJs).

Sabemos que toda privatização tem pontos positivos e negativos. Que há a melhoria na estrutura, pavimentação e assistência, não podemos negar. No entanto, há o custo, os pedágios. Além de todos os impostos que nos são cobrados direto e indiretamente, teremos que pagar pedágios nas estradas estaduais do Rio de Janeiro.


Em uma primeira fase, será autorizado a elaboração da modelagem da concessão das vias. Os interessados terão 30 dias para apresentar propostas para autorização da elaboração e, depois de autorizados, mais quatro meses para conclusão dos estados.

Os lotes de concessão foram divididos em três grupos, com aproximadamente 200kms, que englobam diferentes regiões do estado.  No grupo 1, o lote Sul Fluminense abrange as rodovias RJ-127 (entre a Dutra – BR-116 – e a Rodovia do Aço – BR-393), RJ-122 (entre Teresópolis e o entroncamento com a RJ-116), RJ-158 (entre a BR-393 e a RJ-160), RJ-160 (entre RJ-158 e RJ-116) e RJ-186 (entre as divisas de MG e Es), que beneficiam municípios como Cachoeira de Macau, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, entre outros.

O lote Litoral Norte engloba a RJ-106 (entre a RJ-104 e a BR-101 Norte) e a RJ-162 (entre a RJ-!06 e a BR-101 Norte), fazendo a conexão entre São Gonçalo, Maricá e Macaé, passando pela Região dos Lagos, com destaque para o trecho entre Rio das Ostras e Macaé, além dos acessos a Armação dos Búzios e cabo Frio. Ainda deverá ser estudada uma solução global que incluam as rodovias RJ-169 e a RJ-140.

O grupo dos abrange as Vias Metropolitanas: a RJ-103 Transbaixada, que ainda será construída; a Via Light (RJ-081), com um novo trecho de 7km; e a Linha Vermelha (RJ-071) com 6km a mais que o trajeto original. O grupo três será formado peã rodovia, RJ-244, com aproximadamente 45km de extensão e que vai ligar a BR-101 na altura de Campos até o município de São João da Barra, onde está localizado o Porto do Açu.

Então, se preparem profissionais da estrada, vem aí mais pedágios, e consequentemente aumento dos custos e redução dos lucros. 

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