O governo do estado do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (11),
através da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, lançou o
edital de chamamento público de procedimento de manifestações de interesse
relativo à concessão de rodovias estaduais, ou seja, vem aí a privatização das
rodovias estaduais (RJs).
Sabemos que toda privatização tem pontos positivos e negativos. Que há a melhoria na estrutura, pavimentação e assistência, não podemos negar. No entanto, há o custo, os pedágios. Além de todos os impostos que nos são cobrados direto e indiretamente, teremos que pagar pedágios nas estradas estaduais do Rio de Janeiro.
Em uma primeira fase, será autorizado a elaboração da modelagem da
concessão das vias. Os interessados terão 30 dias para apresentar propostas
para autorização da elaboração e, depois de autorizados, mais quatro meses para
conclusão dos estados.
Os lotes de concessão foram divididos em três grupos, com
aproximadamente 200kms, que englobam diferentes regiões do estado. No grupo 1, o lote Sul Fluminense abrange as
rodovias RJ-127 (entre a Dutra – BR-116 – e a Rodovia do Aço – BR-393), RJ-122
(entre Teresópolis e o entroncamento com a RJ-116), RJ-158 (entre a BR-393 e a
RJ-160), RJ-160 (entre RJ-158 e RJ-116) e RJ-186 (entre as divisas de MG e Es),
que beneficiam municípios como Cachoeira de Macau, Itaperuna, Bom Jesus de
Itabapoana, entre outros.
O lote Litoral Norte engloba a RJ-106 (entre a RJ-104 e a BR-101 Norte)
e a RJ-162 (entre a RJ-!06 e a BR-101 Norte), fazendo a conexão entre São Gonçalo,
Maricá e Macaé, passando pela Região dos Lagos, com destaque para o trecho
entre Rio das Ostras e Macaé, além dos acessos a Armação dos Búzios e cabo
Frio. Ainda deverá ser estudada uma solução global que incluam as rodovias
RJ-169 e a RJ-140.
O grupo dos abrange as Vias Metropolitanas: a RJ-103 Transbaixada, que
ainda será construída; a Via Light (RJ-081), com um novo trecho de 7km; e a
Linha Vermelha (RJ-071) com 6km a mais que o trajeto original. O grupo três
será formado peã rodovia, RJ-244, com aproximadamente 45km de extensão e que
vai ligar a BR-101 na altura de Campos até o município de São João da Barra,
onde está localizado o Porto do Açu.
Então, se preparem profissionais da estrada, vem aí mais pedágios, e consequentemente aumento dos custos e redução dos lucros.
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